Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Lúpus e queda de cabelo: entenda as causas

A queda de cabelo é um problema comum. No entanto, perder cabelo em manchas pode ser angustiante, especialmente se for causado por lúpus. Esta doença autoimune causa inflamação em todo o corpo e também pode afetar a pele, causando queda e perda de cabelo. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a condição, como ela causa a queda dos fios e como  lidar com isso. 

O que é lúpus ? 

O lúpus é uma doença autoimune. As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios órgãos, tecidos, etc. Com o lúpus, seu sistema imunológico ataca várias partes do corpo e pode causar inflamação nos rins, articulações, pele, cabelo, coração, pulmões e muito mais.

Como o lúpus afeta o cabelo?

Por ser uma doença que ataca o sistema imunológico, muitas vezes atinge e mata os folículos capilares, pequenas bolsas na pele a partir das quais crescem os fios de cabelo. 

Mas, os folículos capilares destruídos por essa inflamação têm chance de se regenerar – se forem tratados precocemente.

A queda de cabelo relacionada ao lúpus, pode ser dividida em dois tipos: com cicatrizes e sem cicatrizes. 

Perda de cabelo por lúpus sistêmico – sem cicatrizes

Se a queda de cabelo for causada por lúpus sistemático, é conhecida como eflúvio telógeno. Que ocorre basicamente devido a uma doença grave que aumenta a inflamação no couro cabeludo e no rosto.

No lúpus sistemático, a queda de cabelo pode ser mais pronunciada na área frontal do couro cabeludo. No entanto, isso pode acontecer em diferentes áreas.

Isso é evitável, tratável e seu cabelo tende a crescer novamente, mas nunca mais crescerá da mesma forma, a menos que você faça o que os guerreiros lúpicos consideram muito útil. Entrarei nesses detalhes em breve.

Queda de cabelo lúpus discóide – com cicatrizes

O lúpus cutâneo ou discóide é o local onde lesões espessas e escamosas se formam em nossa pele, inclusive no couro cabeludo.

O lúpus discóide realmente mata os folículos capilares. Ou seja, os folículos não podem mais produzir cabelo e neste caso, geralmente é uma queda de cabelo permanente.

Com o tratamento adequado, podemos diminuir a gravidade dos danos e promover a cicatrização. Portanto, não desanime! Pode não ficar tão espesso como antes, mas os cuidados adequados definitivamente ajudarão a diminuir a gravidade e promover a cura antes que seja tarde demais.

O que causa a perda de cabelo do lúpus?

1. Surtos de lúpus 

Quando passamos por um surto ativo, nossa inflamação é muito mais prevalente em nosso corpo. Nossos anticorpos são criados pelo corpo e atacam os folículos capilares, fazendo com que a haste do cabelo seja rejeitada pelo corpo. Então, ele cai ou se torna muito frágil.

2. Estresse causa perda de cabelo por lúpus 

Quando ocorre uma situação estressante, o cortisol deve aproveitar nossas reservas de glicose no sangue para fornecer energia para a fuga ou a luta. Quando os corpos não completam este processo, o sistema pensa que está em choque . O choque nervoso pode causar eflúvio telógeno ou queda temporária de cabelo de uma forma não padronizada

3. A exposição ao sol

Como um surto é desencadeado pelo sol ou luz ultravioleta, pode causar erupções ou lesões, porque as células da nossa pele são incapazes de se livrar das células mortas causadas pela queimadura solar. Eles também são mais sensíveis aos raios ultravioleta que causam disfunções nas células do couro cabeludo.

Quando o lúpus discóide causa perda de cabelo, a inflamação e a formação de cicatrizes danificam os folículos capilares, que podem evoluir para calvície irreversível.

4. Medicamentos causam queda de cabelo por lúpus

Muitos medicamentos como AINEs, antidepressivos e medicamentos anti-coagulação do sangue podem causar queda de cabelo.

Mesmo que eles afetem o crescimento do cabelo, o tratamento ainda é eficaz para impedir isso e fazer com que seu cabelo cresça mais rápido, neutralizando-o.

5. Deficiências de nutrientes causam perda de cabelo por lúpus

Ferro, biotina e selênio são deficiências comuns que afetam a nós e ao nosso cabelo. 

Portanto, procure um médico especialista para realizar todos os exames e verificar se você não está com essas deficiências. 

Tratamento para perda de cabelo por lúpus

Se você tem queda de cabelo por lúpus não específica, seu cabelo voltará a crescer assim que a causa subjacente estiver sob controle. No caso de algumas formas não cicatrizantes, como eflúvio telógeno, o cabelo pode voltar a crescer assim que a causa exata for eliminada.

A queda de cabelo causada pelo lúpus induzida por medicamentos pode ser minimizada, e o cabelo pode crescer novamente quando os efeitos da medicação e o lúpus estiverem sob controle.

Já as lesões por lúpus discóide,  podem causar danos graves e permanentes ao couro cabeludo e aos folículos capilares, e a queda de cabelo é irreversível. O transplante de cabelo e o método de enxerto de punção podem reparar os danos causados ​​pelo lúpus discóide. No entanto, os resultados podem variar.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *