Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

O cabelo volta a crescer após a desnutrição?

Descnutrição e queda de cabelo

A perda de cabelo é uma condição ligada a várias causas, sendo as mais comuns, o estresse e a genética. Outra causa bastante comum, é a desnutrição, quando o corpo humano não está recebendo as vitaminas, minerais e nutrientes de que precisa para funcionar adequadamente. 

Então, o cabelo pode voltar a crescer após um período de desnutrição? A resposta é sim. A queda de cabelo relacionada à dieta pode ser recuperada, desde que a pessoa retome uma dieta adequada, mantenha-se livre de estresse e mantenha um ambiente saudável no couro cabeludo. No entanto, pode levar algum tempo, dependendo da sua idade, composição genética e outros fatores. 

Por que a desnutrição pode causar queda de cabelo?

A perda de cabelo é normalmente herdada como uma condição chamada alopecia androgenética. Em casos menos comuns, fatores não genéticos também podem causar queda de cabelo. Condições médicas subjacentes, como diabetes, lúpus, anemia ou doenças da tireoide, podem tornar o cabelo mais fino. Mulheres  também podem culpar os baixos níveis de estrogênio, razão pela qual ocorre queda temporária de cabelo após o parto ou durante a menopausa

Outra causa comum de queda de cabelo é um fator dietético: dietas radicais, falta de proteínas, alimentação não saudável, perda repentina de peso ou distúrbios alimentares. Em casos como esse, a queda de cabelo ocorre por insuficiência nutricional; seu corpo está sinalizando um problema. 

Em média, uma pessoa saudável pode perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas uma pessoa desnutrida pode observar seu cabelo ficando mais ralo e o processo de queda de cabelo se acelerando. Além da queda, o cabelo também fica fraco e quebradiço enquanto a pele seca. De acordo com a biologia, esses são os sintomas da deficiência protéica. 

Como as reservas de proteínas do corpo são esgotadas devido à alimentação inadequada, o corpo tem que cuidar primeiro dos órgãos essenciais e dos tecidos musculares. E como o cabelo é feito de proteínas, seus folículos sofrerão porque o corpo está realocando seu suprimento de proteína restante para sustentar os órgãos vitais. Além da queda de cabelo, você também pode observar sintomas como:

  • Resfriados frequentes;
  • Imunidade fraca;
  • Fadiga;
  • Desidratação;
  • Tontura;
  • Má recuperação de anemia ou treinos;
  • Perda de peso significativa.

Comer adequadamente é essencial para se manter saudável porque seu corpo depende de uma fonte constante de calorias para atender às suas necessidades básicas. Dietas estritas para perda de peso podem causar perda severa de cabelo em três meses após perder 7 quilos ou mais do seu peso. 

Em geral, dietas não saudáveis ​​também não fornecem os nutrientes certos para o corpo e contribuem para a saúde ruim do cabelo, enquanto a ingestão excessiva de estimulantes como cigarros, cafeína e álcool sugam nutrientes vitais do corpo. 

O processo de crescimento do cabelo está intimamente ligado aos níveis de hormônio e nutrientes específicos, tanto que a desnutrição e a perda de peso perturbam o equilíbrio de vários sistemas do corpo e evitam que o cabelo cresça normalmente:

  • Proteína insuficiente pode danificar o cabelo saudável e impedir que o corpo construa novos folículos. Como blocos de construção do corpo, as proteínas e os aminoácidos são essenciais para manter a saúde do cabelo. 
  • Níveis baixos de ferro e zinco, como no caso de pessoas com anemia, podem “desligar” folículos pilosos saudáveis. Ferro e zinco sustentam as células vermelhas do sangue, transportando oxigênio pela corrente sanguínea. Níveis baixos de ambos os minerais podem desacelerar o crescimento do cabelo e aumentar a queda porque o sangue é responsável por nutrir os folículos capilares. 
  • As vitaminas C, D e E ajudam a manter a saúde do cabelo e do couro cabeludo. As vitaminas C e E são antioxidantes que previnem os danos dos radicais livres nos folículos capilares, enquanto a deficiência de vitamina D está intimamente ligada à queda de cabelo e ao desenvolvimento de alopecia. 
  • Omega-3 e Omega-6, dois ácidos graxos essenciais e anticoagulantes, podem prevenir a quebra do cabelo e fazer o cabelo parecer brilhante. Eles também são necessários para reparar células e construir novas membranas. 
  • A biotina , uma vitamina do complexo B, também pode estar ligada à produção de queratina e pode fazer o cabelo crescer mais forte.

Conheça os melhores alimentos para queda de cabelo

Felizmente, os efeitos da desnutrição no cabelo são reversíveis, desde que você recupere a estabilidade nutricional por 6 meses ou mais. Assim que as deficiências forem corrigidas, seu cabelo crescerá novamente – embora possa levar algum tempo.

Vitaminas em altas doses, suplementos e modificações dietéticas podem equilibrar os níveis de nutrientes. Se a desnutrição for causada por um transtorno alimentar, a terapia e a modificação do comportamento também devem ser implementadas para garantir a saúde e o bem-estar do paciente a longo prazo. 

Como fazer os fios crescerem após a desnutrição?

Como a alopecia e o enfraquecimento do cabelo têm um  efeito negativo sobre a auto-estima , a ciência continua a buscar soluções para a queda de cabelo e problemas semelhantes. Se você experimentou queda de cabelo devido à desnutrição, você pode marcar uma consulta com seu médico ou dermatologista para discutir possíveis opções de tratamento. 

Se a principal causa da queda de cabelo for a desnutrição, uma dieta saudável para o cabelo é sua melhor aposta. Estudos descobriram que as deficiências em nutrientes como ferro, zinco e biotina devido a distúrbios alimentares, fome ou desnutrição estão  intimamente relacionadas à perda de cabelo ou cabelos finos e quebradiços . Como o cabelo é feito de proteína de queratina, uma dieta com níveis suficientes de proteína também é essencial para manter o cabelo saudável e forte. 

A fim de fortalecer os novos folículos capilares e evitar mais queda de cabelo, um nutricionista pode trabalhar com você para desenvolver um plano de dieta saudável para o cabelo que inclua certos alimentos para estimular o crescimento do cabelo. Dicas para manter seu cabelo saudável 

Embora não tenhamos controle sobre nossos genes e apenas um controle limitado sobre as condições médicas que desenvolvemos ao longo do tempo, temos controle sobre nosso estilo de vida. Além de uma dieta saudável, fazer mudanças no estilo de vida e incorporar bons hábitos em sua rotina diária pode ajudar o cabelo a crescer bem. Aqui estão algumas dicas para regenerar cabelos mais fortes e brilhantes: 

1. Tome suplementos vitamínicos 

Suplementos projetados para aumentar o crescimento do cabelo podem ajudá-lo, mas até mesmo os multivitamínicos comuns podem fazer maravilhas pelo seu cabelo, especialmente se seu corpo não tiver ferro ou zinco. Normalmente é recomendado tomar pelo nos 40 mg de vitamina C por dia e mais se você estiver estressado, fumando ou passando por um treinamento intenso. Obviamente, é melhor consultar um médico antes de tomar suplementos, pois uma alta dose diária pode causar efeitos colaterais negativos. 

2. Gerenciar seu estresse

Em um fenômeno denominado  eflúvio telógeno , o estresse psicossocial ou choque pode causar queda severa de cabelo, pois o cabelo entra em sua fase de repouso e cai de uma vez. O eflúvio telógeno é tipicamente experimentado por mulheres após o parto ou submetidas a um grande procedimento cirúrgico. Para prevenir essa condição, pratique técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios regulares ou mediação. 

3. Trate seu cabelo com cuidado 

À medida que seu cabelo volta a crescer, é importante não esticar demais. Isso significa nenhum penteado áspero, secagem vigorosa com toalha e nenhuma escovação quando o cabelo estiver molhado ou fraco. É bom evitar pular estilos que puxam como updos ou rabos de cavalo apertados. 

4. Massageie o couro cabeludo regularmente

Massagear o couro cabeludo pode estimular os folículos e melhorar a espessura do cabelo enquanto alivia o estresse e a tensão. Óleos essenciais como alecrim, tomilho, lavanda e hortelã-pimenta  aumentam o crescimento do cabelo em pessoas com alopecia, enquanto o óleo de coco pode ajudar a promover a saúde e o brilho do cabelo. Algumas pessoas também optam por usar gel de aloe vera puro para tratar cabelos finos e hidratar o couro cabeludo. 

Leia também: Quais são os melhores tratamentos para queda de cabelo?

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