Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Quando a queda de cabelo indica problemas de saúde ?

Todo mundo experimenta queda de cabelo – na verdade, todos nós perdemos cerca de 100 a 150 cabelos por dia. No entanto, a queda excessiva de cabelo prolongada ou a queda de cabelo em grandes pedaços pode indicar um problema sério.

Uma série de doenças pode resultar em eliminação excessiva dos fios. É por isso que é tão importante consultar um dermatologista, de preferência um especialista em queda de cabelo.

Por meio de uma história detalhada, um exame físico e possivelmente uma análise de sangue ou uma biópsia do couro cabeludo, um diagnóstico preciso pode ser alcançado e um plano de tratamento determinado. 

Aqui estão alguns problemas de saúde que podem estar na raiz da queda da cabelo:

Hormonal

Para alguns, a queda de cabelo pode ser um sintoma dominante de um problema hormonal.

Os distúrbios de desequilíbrio hormonal interrompem o ciclo de crescimento do cabelo, o que pode levar a longos períodos de queda prolongada e crescimento excessivo do cabelo em áreas indesejadas.

Isso inclui a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma doença dos ovários que envolve hormônios sexuais desequilibrados, particularmente testosterona; que pode resultar no crescimento de pelos faciais, bem como no enfraquecimento do couro cabeludo. 

Distúrbios da tireoide ou hormônios tireoidianos desequilibrados – tanto hipo- (muito pouco) ou hiper- (muito) – podem resultar em queda excessiva e mudanças na textura do cabelo.

Pessoas com câncer de mama em terapia endócrina também podem apresentar queda de cabelo relacionada aos níveis de estrogênio suprimidos.

Nutricional

Para crescer, os folículos capilares requerem nutrientes adequados , como ferro, vitaminas do complexo B, enxofre, proteínas e muito mais. Portanto, alguns distúrbios nutricionais – incluindo anemia, anorexia nervosa e deficiências de vitamina D – são comumente ligados à queda de cabelo. 

Autoimune

Esse tipo de doença ocorre quando o sistema imunológico ataca suas próprias células. Quando seus folículos capilares são atacados, isso resulta em manchas carecas irregulares – alopecia areata – ou perda total de cabelo do couro cabeludo.  

Infecção ou inflamação

Quando o folículo piloso é infectado por um crescimento de bactéria (por exemplo, foliculite) ou fungo (como tinea capitis ou micose do couro cabeludo), a inflamação pode causar queda de cabelo. 

Na verdade, qualquer inflamação intensa da pele pode resultar em ‘pele doente’, o que não ajudará no crescimento de cabelo saudável. 

As causas da queda de cabelo induzida por inflamação incluem:

  • Dermatite atópica (eczema);
  • Dermatite seborreica (erupções cutâneas escamosas);
  • Psoríase (manchas escamosas);
  • Dermatite de contato (um alérgeno comum é a parafenilenodiamina, ou PPD, uma substância química em tintura de cabelo preto). 

Interrupção do ciclo capilar

Trauma, estresse e muito mais podem levar a uma interrupção do ciclo capilar, conhecida como eflúvio telógeno.

Nesses casos, o cabelo entra em estado de repouso, normalmente devido a algum desequilíbrio que pode ou não se sobrepor às categorias anteriores: 

  • Alterações hormonais devido a ter um bebê, alteração do controle de natalidade ou terapia de reposição hormonal ou desenvolvimento de um distúrbio da tireoide;
  • Deficiências ou mudanças na nutrição ou medicamentos;
  • Tratamentos intensos de modelagem de cabelo ou trauma no couro cabeludo.

Autoinfligido

Existem também alguns distúrbios autoinfligidos que contam a perda de cabelo como um sintoma.

A tricotilomania se refere a puxar os cabelos, seja por hábito ou como resultado de um transtorno relacionado à ansiedade.

Isso pode afetar quaisquer fios de cabelo, sobrancelhas, cílios, couro cabeludo ou pelos do corpo, mas é mais comum no couro cabeludo.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    2 Comentários

    1. Avatar gOIANDIRA rIBEIRO bAPTISTA disse:

      MEU CABELO ERA GROSSO, FORTE EN UM POUCO ENROLADO E AGORA ESTA SUPER FINO E CAINDO

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *