Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Cabelo ralo e fino: o que fazer?

cabelo ralo e fino: o que fazer

Notou o cabelo mais ralo e fino ? Esse problema de perda de volume pode ser devido a várias causas. E, quando o cabelo não está fino devido a um componente hereditário, a primeira coisa a fazer é olhar para o seu dia a dia e mais especificamente, o seu estilo de vida.  

Sua dieta é balanceada o suficiente para fornecer fibra capilar com o que ela precisa para crescer bem? O enfraquecimento do cabelo pode ser devido a uma deficiência de vitaminas e minerais. 

Também pode ser devido a outros fatores, como o uso muito frequente de um secador de cabelo ou uma chapinha, má microcirculação do sangue ao nível do couro cabeludo, envelhecimento do cabelo.

Além disso, deve-se levar em consideração que o início súbito de cabelo fino sem volume pode ser um dos sintomas da queda de cabelo . 

Quando é hereditário

Quando os fios são finos e ralos por fatores hereditários, também conhecido como afinamento androgênico, está relacionado aos andrógenos (hormônios masculinos) e é geneticamente predeterminado.

 Com o afinamento androgênico, a fase de crescimento (anágena) do ciclo do cabelo torna-se cada vez mais curta, e o cabelo também cresce progressivamente mais fino (mais fino em diâmetro).

O afinamento androgênico do cabelo é geralmente mais comum e também mais perceptível em homens do que em mulheres, devido aos níveis mais elevados de hormônios masculinos circulantes, o padrão de perda também pode ser diferente. 

No entanto, o afinamento genético do cabelo não está apenas relacionado a quão altos são seus níveis de hormônio masculino, mas também a quão sensíveis seus folículos são a eles. Por exemplo, mesmo quantidades subnormais de andrógenos em mulheres podem causar afinamento se elas forem muito sensíveis a eles.

O afinamento genético do cabelo em mulheres geralmente ocorre antes ou depois da menopausa, mas também pode estar presente em mulheres mais jovens com alta sensibilidade do folículo.

Cabelo ralo e fino: 9 dicas!

Além da comida que você consome, as decisões de estilo de vida que você toma também desempenham um papel direto na aparência e na espessura do seu cabelo. 

Confira algumas dicas para garantir que seus cabelos finos sejam os mais grossos e volumosos possíveis.

Enxágue o cabelo com água fria

A água friar estimula a circulaçao sanguínea do couro cabelo, o que, por sua vez, promove o crescimento saudável do cabelo. .

Diminua o estresse 

O estresse é um dos maiores e mais surpreendentes culpados por trás do enfraquecimento, que causa cabelo ralo e fino e da queda. 

Se você achar que fica sobrecarregado facilmente e se sente estressado com frequência, este pode ser um fator importante que contribui para a aparência do seu cabelo. 

Tire um tempo de sua rotina diária para incorporar uma rotina de autocuidado que você sabe que funciona para acalmá-lo e deixar sua mente tranquila, seja em um determinado tipo de treino, lendo um livro ou assistindo uma série noNetflix. 

Não exagere no calor 

 Se você já tem o cabelo relativamente fino, a última coisa que deseja fazer é danificá-lo, não é mesmo? Uma das maneiras mais rápidas de danificar os fios é usar produtos de modelagem em excesso, como chapinhas, escovas ou babyliss. 

Certifique-se de limitar o uso de produtos de calor e, ao usá-los, use um produto protetor de calor para evitar danos e pontas duplas.

Use condicionador apenas nas pontas do cabelo

Frequentemente, a adição de um produto hidratante pesado próximo à raiz torna o cabelo mais pesado e faz com que pareça mais ralo e fino. Para evitar isso, basta adicionar o condicionador apenas nas pontas. 

O excesso de condicionamento de suas raízes também pode levar a cabelos oleosos mais rapidamente.

Seque o cabelo de cabeça para baixo 

Aplicar uma escova adequada ao seu cabelo é uma das formas mais simples de fazer com que o seu cabelo pareça mais espesso! Use uma escova redonda ao secar para dar mais volume e seque as raízes com o cabelo de cabeça para baixo para aumentar ainda mais o topo da cabeça. 

Viva de forma saudável 

Seu cabelo é um reflexo da sua saúde, então se você está deixando de fazer exercícios ou está tendo uma dieta ruim, seu cabelo pode estar tentando lhe dizer algo. Mantenha-se hidratado, durma o suficiente e alimente-se bem!

Massageie o couro cabeludo 

Um ótimo truque para promover o crescimento do cabelo é reservar um tempo para fazer uma massagem relaxante no couro cabeludo por alguns minutos todos os dias. Isso é algo que você pode fazer facilmente e promove o crescimento e a espessura, aumentando o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e estimulando os folículos capilares.

Considere a LEDterapia 

Esse tratamento envolve a aplicação de luzes, que aumentam o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e dos folículos. 

Essa radiação emitida melhora o metabolismo celular, o que acelera o crescimento e  promove aumento da espessura do fios.

 Saiba mais sobre LEDterapia e seus benefícios para os cabelos!

Consulte um médico 

Se você notou que seu rabo de cavalo está ficando mais fino ou está começando a ver mais couro cabeludo, não ignore os sinais.

Visite um dermatologista para determinar a causa. É melhor descartar quaisquer causas subjacentes, como desnutrição, desequilíbrios hormonais ou doenças autoimunes. O aconselhamento médico sobre as condições de saúde só pode ser determinado por um médico.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    8 Comentários

    1. Avatar Raquel David Barbaresco disse:

      Boa noite,meu cabelo é fino está ralo na parte,de cima e aparecendo o couro cabeludo. Quando eu amarro sinto ele ralo

      • Thaís Ferreira Thaís Ferreira disse:

        Olá, Raquel!
        Você pode usar o Capellux, dispositivo de LEDterapia para queda de cabelo e crescimento dos fios.
        Já foi comprovado que ele aumenta a espessura dos fios!
        Clique no link e saiba mais!

    2. Avatar meire disse:

      Olá !
      Gostaria de saber se ode causa dor de cabeça o Capellux ,pois uns aparelhos de massagem no pescoço causaram em mim .
      Obrigada !

      • Thaís Ferreira Thaís Ferreira disse:

        Olá, Meire!
        Por aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabelo, em algumas pessoas pode causar dor de cabeça.
        Como a senhora já apresenta histórico de dor de cabeça, precisaria passar por um período de adaptação com o dispositivo. 🙂

    3. Avatar Claudeides disse:

      Olá meu cabelo está caindo muito e eu sinto ele muito fraco .

      • Thaís Ferreira Thaís Ferreira disse:

        Olá, Claudeides!
        Você pode tratar essa queda de cabelo com o Capellux. Dispositivo de LEDterapia que combate a queda de cabelo e promove crescimento dos fios. Clique no link e saiba mais! 😉

    4. Avatar Marcia Silva Martins disse:

      Desde janeiro desse ano, meu cabelo começou a cair muito. Antes, tinha usado por indicação médica, um shampoo anti-caspa, q deixou meu casco da cabeça cheio de bolinhas. Queria pintar as raízes, pq estavam brancas. Achei na Internet um remédio à base de corticóide q ã princípio estava resolvendo. Achei q estava dando certo e continuei. Deu efeito rebote. As bolinhas já estavam no pescoço e colo. Isso foi em dezembro. Em janeiro, as bolinhas desapareceram, mas o cabelo ficou mais fino do que nunca, opaco e até hoje caindo. Estou quase careca. E estou apavorada. Já fui em vários Dermatologistas, mas nada está adiantando. Preciso de ajuda urgente!!

      • Thaís Ferreira Thaís Ferreira disse:

        Olá, Márcia!
        Entendemos a sua angústia, ainda mais sabendo que já passou com diversos profissionais.
        Sugerimos que converse com o especialista e veja a possibilidade do uso de nossos dispositivos de LEDterapia.
        Você já conhece o Capellux? Leia este artigo e conheça!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *