Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e a queda de cabelo

SOP causa queda de cabelo?

A queda de cabelo relacionada à síndrome dos ovários policísticos (SOP) pode ser um dos sintomas mais preocupantes da condição, tanto em nível físico quanto emocional. Se você está começando a notar mais fios soltos no banho ou uma linha fina recuando, entender por que ocorre a queda de cabelo e o que você pode fazer a respeito pode ajudá-lo a controlar esses sintomas.

O que é a Síndrome do Ovário Policístico?

Síndrome do Ovário Policístico (SOP), é uma doença endócrina que pode afetar o funcionamento dos ovários das mulheres. Ela acontece quando há produção maior de hormônios masculinos no corpo feminino do que o que consideramos normal. 

Geralmente, produz sintomas como ganho de peso, fadiga e aumento dos pelos faciais, mas também pode causar queda excessiva de cabelo.


Ovário Policístico

Sinais da queda de cabelo causada por SOP

A perda de cabelo pode ser muito perceptível ou começar a parecer irregular. Isso acontece predominantemente ao redor das têmporas, linha do cabelo e coroa da cabeça.

Por que estou perdendo os meus cabelos?

A queda de cabelo causada pela SOP é mais comumente associada a uma predisposição genética (alopecia androgenética) e sensibilidade do folículo. 

Devido aos desequilíbrios hormonais causados ​​pela SOP, muitas mulheres lidam com níveis elevados de andrógenos ou testosterona e dihidrotestosterona (DHT). Altos níveis desses hormônios em mulheres com SOP causam perda de cabelo, especificamente DHT. 

Se os folículos capilares forem sensíveis aos andrógenos, isso pode diminuir o crescimento dos pelos no couro cabeludo e aumentar o crescimento dos pelos corporais e faciais (chamados de hirsutismo), especialmente quando os níveis de andrógenos são excessivos. 

A queda de cabelo por SOP é reversível?

Sim, a queda de cabelo relacionada à SOP pode ser eliminada se a causa subjacente (geralmente um desequilíbrio hormonal) for corrigida. 

Quando tiver certeza de que a SOP é o problema – um simples exame de sangue pode confirmar se você tem excesso de hormônios androgênicos – você pode começar a buscar opções de tratamento para a condição.

Lembre-se de que pode levar algum tempo para que seu cabelo fique saudável e comece a crescer novamente e, se você quebrou e sofreu muitos danos, pode ser necessário fazer um corte curto para dar uma aparência mais saudável ao seu cabelo.

Como tratar a queda de cabelo relacionada à SOP?

A regulação hormonal é uma parte importante do tratamento da queda de cabelo devido à SOP. Porém, pode ser combinada com outros tratamentos, o que geralmente funciona melhor para a maioria das mulheres. 

Pílulas anticoncepcionais

Elas ajudam a aumentar dois hormônios que ocorrem naturalmente nas mulheres: estrogênio e progesterona. Além de reduzir a queda de cabelo, podem ajudar a regular os períodos menstruais, reduzir o nível de andrógenos produzidos pelos ovários e diminuir a acne (outro sintoma comum da SOP).

Minoxidil

É um tratamento tópico que pode ser aplicado diariamente no couro cabeludo.  Ele ajuda a promover o crescimento do cabelo e pode até dar-lhe uma aparência mais espessa.Porém, pode correr efeitos colaterais como dermatite alérgica ou de contato, mas são incomuns.

LEDterapia

Outra opção para queda de cabelo causada por SOP é o uso da LEDterapia. O tratamento consiste na aplicação de luzes, que ativam os folículos capilares dormentes e os encoraja a entrar no estágio de crescimento, melhorando a saúde do seu couro cabeludo. 

Relacionado: Você conhece o boné de LED para queda de cabelo Capellux?

Dicas de autoajuda

1. Faça uma dieta adequada

 Consuma uma dieta rica em vegetais de folhas verdes. Evite comer alimentos processados ​​e refinados, pois eles pioram o cisto do ovário e a queda de cabelo. 

2. Pratique atividades físicas

Realizar exercícios físicos ajuda a reduzir a testosterona , diminuindo assim os sintomas da SOP, incluindo a queda de cabelo.

3. Gerencie o estresse 

É ESSENCIAL para mulheres com Síndrome do Ovário Policístico manter seus níveis de estresse o mais baixo possível. Os níveis crônicos de cortisol, o hormônio do estresse, podem realmente ter um efeito sobre os sintomas da SOP. 

Faça o que for necessário para minimizar o estresse e reserve um tempo para respirar e relaxar . Muitas mulheres percebem melhorias imediatas em sua SOP ao darem esse passo, com o fim da queda de cabelo. 

4. Tenha uma rotina de cuidados com os fios

A sua rotina diária de cabelo faz uma grande diferença na qualidade e quantidade do seu cabelo. Puxar constantemente o cabelo para trás ou para cima e estilos de cabelo que agravam o couro cabeludo devem ser evitados. 

Muitos produtos para o cabelo, especialmente aqueles que contêm sulfato e álcool, retiram os óleos necessários para mantê-los saudáveis ​​e crescendo adequadamente. 

Ao lavar, certifique-se de concluir a limpeza do couro cabeludo com um shampoo com ingredientes naturais, específico para queda de cabelo e crescimento dos fios. 

Procure um especialista

Embora a queda de cabelo não seja um problema médico sério, pode ter um efeito muito real na auto-estima e na confiança. Sempre que um sintoma ou problema estiver afetando suas atividades diárias ou afastando você de hobbies ou relacionamentos de que você gosta, é uma boa ideia conversar com seu médico.

Se você achar que está perdendo mais cabelo do que antes e está preocupado com a possibilidade de a SOP, fazer testes para ver quais são seus níveis hormonais é um bom primeiro passo. Depois de saber se a culpa é de um desequilíbrio hormonal, você e seu médico podem discutir opções para controlar sua SOP e possíveis tratamentos para queda de cabelo. 


Dra. Lu Passoni
CRM SP: 135022

Formada pela Faculdade de Medicina de Catanduva em 2008;
Especialização em Clínica Médica pela Famerp em São José do Rio Preto 2009-2010;
Especialização em Dermatologia 2010-2013;
Fellow em Doenças Capilares com Dra. Antonela tosti em Miami;
Fellow em Dermatologia e doenças capilares no Hospital Saint Paul em Paris;
Speaker Fotona Laser e Lmg laser.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *