5 maneiras de recuperar a saúde do couro cabeludo

couro cabeludo

O couro cabeludo está suscetível a diversos problemas como alopécia androgenética (queda de cabelo), eflúvio telógeno, dermatite seborreica, entre outras condições.Para recuperar a saúde do couro cabeludo, inicialmente é importante identificar qual o problema tem, e adotar bons hábitos e tratamentos capilares específicos.

Qual a importância de manter o couro cabeludo saudável?

Muitas pessoas dedicam toda a atenção ao cabelo, mas se esquecem de que a saúde capilar depende diretamente dos cuidados com o couro cabeludo.

Dessa forma, antes de saber como recuperar a saúde do seu couro cabeludo, é preciso saber porque ele é tão importante na sua rotina de cuidados e higienização.

Não é a haste capilar que detém a vida do cabelo, ainda que cuidados possam influenciar no brilho e maciez dela. A saúde do cabelo e crescimento deve-se ao folículo piloso.
Os folículos estão logo abaixo do couro cabeludo, de forma que problemas neles podem desencadear queda de cabelo, aumento da oleosidade, caspa, dermatite, entre outros. 

Se o couro cabeludo não está saudável, não adianta direcionar esforços à haste capilar, sendo que o cabelo só voltará a ter saúde quando a raiz do cabelo receber a devida atenção.Os folículos capilares são a parte viva do cabelo, portanto, precisam de nutrientes que sejam metabolizados e tornam o cabelo mais forte, bonito e saudável.

Como recuperar a saúde do couro cabeludo?

A partir dessa introdução fica mais fácil identificar quais cuidados devem ser adotados para recuperar a saúde do couro cabeludo. Conheça 5 deles a seguir:

1. Alimentação

Por mais que produtos tópicos possam ajudar na estética dos fios, a saúde capilar está ligada diretamente com alimentação, pois dela são fornecidos os nutrientes que serão metabolizados para ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios.

Dessa forma, se quer mais saúde capilar, a recomendação é investir em uma alimentação adequada, com alimentos que sejam ricos em nutrientes e vitaminas como:

● Proteínas;
● Ferro;
● Vitamina C;
● Ômega 3;
● Vitamina A;
● Zinco e selênio;
● Vitamina E;
● Biotina.

O ideal é sempre dar preferência para alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, folhas verde-escuro, carnes magras e peixes.

2. Cuidados de higiene

A higienização capilar é essencial na saúde do couro cabeludo. Aplique o shampoo no couro cabeludo, enquanto o condicionador deve ser usado apenas no comprimento do cabelo.

Cabelos oleosos também demandam uma rotina mais frequente de limpeza, pois o excesso de oleosidade no couro cabeludo dificulta a transpiração nessa região e causa o entupimento dos poros, o que pode levar à caspa, dermatite e queda de cabelo.

Você também deve lavar os fios quando praticar exercícios físicos, devido ao suor, quando expor-se à água salgada, areia, água de piscina, fumaça ou poluição.

Conheça o shampoo que remove impurezas e reduz a queda de cabelo em até 60%.

3. Qualidade de vida

A qualidade de vida tem tudo a ver com saúde, incluindo a capilar. A manutenção de bons hábitos tem relação direta com cabelos mais saudáveis e fortalecidos. Veja abaixo algumas dicas:

● Realize atividades físicas com frequência para auxiliar no metabolismo e renovação
celular;
● Evite situações estressantes que podem desencadear queda de cabelo;
● Durma a quantidade adequada de horas, pois o sono tem grande influência nos
processos metabólicos;
● Evite hábitos ruins, como consumo de bebida alcoólica e tabaco;
● Busque manter-se dentro do peso adequado.

Esses hábitos têm relação tanto com a manutenção de uma qualidade de vida elevada como também mais saúde.

4. Remédios

O uso de remédios de via tópica ou oral para recuperar a saúde do couro cabeludo deve ser prescrito por um especialista em cabelos, após avaliar quais são as causas do problema.Por exemplo, se a sua queda de cabelo é causada por eflúvio telógeno ou alopecia androgenética.

Só assim, após identificar a condição que resulta na queda, o profissional irá indicará o produto mais adequado.  

O uso de shampoo com ativos como ácido salicílico, piritionato de zinco ou cetoconazol, por exemplo, pode ser indicado em caso de queda anormal, mas o cabelo apresenta uma queda normal diária que varia entre 100 e 150 fios.

5. LEDterapia

Atualmente, o tratamento de cabelos com LED ou Laser vem se tornando quase obrigatório. Ele é indicado por dermatologistas do mundo inteiro, recomendado por cabeleireiros famosos e usado por milhares de pessoas, incluindo vários artistas. Definitivamente é uma poderosa arma contra a queda de cabelo e para melhora da qualidade dos fios.

Os dispositivos de LED podem ter formato de  bonés, capacetes ou tiaras com uma luz apropriada, que são aplicados na cabeça durante alguns minutos por dia.

A radiação emitida por esses equipamentos é absorvida pela raiz do fio. Funciona como um adubo potente estimulando o folículo piloso a trabalhar mais.

Com tantas recomendações profissionais, você precisa ler mais sobre a LEDterapia.

A LEDterapia é uma ótima recomendação para melhorar a saúde do couro cabeludo e a qualidade dos fios. Cessa a queda em poucos dias, acelera o crescimento capilar,  além de deixar os fios mais fortes e brilhantes. O tratamento pode ser realizado em casa, com segurança e eficiência, por meio do Boné Capellux – equipamento que viabiliza a recuperação da saúde do couro cabeludo com rapidez e praticidade, no ambiente residencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *