Anemia causa queda de cabelo?

Anemia causa queda de cabelo

De fatores genéticos a excesso de estresse e hormônios, a queda de cabelo pode ter muitas raízes. Mas se a queda for acompanhada por sintomas como fadiga, falta de ar e palpitações cardíacas, talvez a culpa da sua queda de cabelo possa ser da anemia por deficiência de ferro. 

A anemia por deficiência de ferro é mais comum do que você imagina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela atinge cerca de 30% da população mundial.

Continue lendo e entenda um pouco mais sobre a queda de cabelo causada por deficiência de ferro e o que você pode fazer para prevenir isso.

O que é anemia por deficiência de ferro?

A anemia por deficiência de ferro é uma condição médica muito comum, na qual o sangue não possui glóbulos vermelhos saudáveis, ou hemoglobina. Os glóbulos vermelhos fornecem oxigênio ao corpo e ajudam a controlar os níveis de energia. 

Sem glóbulos vermelhos suficientes, você pode ficar pálido, pode se sentir cansado e fraco, com tonturas, ter falta de ar e até mesmo ter unhas quebradiças e queda de cabelo. 

O ferro é um mineral que realmente ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos. É por isso que quando seu corpo não tem ferro suficiente no sangue, isso pode levar à anemia.

Não comer alimentos ricos em ferro em quantidade suficiente ou não absorvê-lo adequadamente são as causas mais comuns. 

Alguns fatores também podem aumentar a suscetibilidade da anemia por deficiência de ferro, incluem:

  • Gravidez: Mulheres grávidas têm maior necessidade de ferro. Eles devem verificar com seu médico se a suplementação de ferro é indicada, a fim de sustentar seu próprio volume de sangue aumentado, bem como o crescimento do feto.
  • Perda de sangue: A perda de sangue, seja aguda ou crônica, resultará em perda de ferro. As mulheres correm um risco consideravelmente maior de anemia por deficiência de ferro devido ao sangue que perdem durante a menstruação.
  • A falta de ferro em sua dieta: Se o seu corpo não obtém ferro adequado dos alimentos que você consome, com o tempo ele ficará deficiente em ferro.
  • Uma capacidade reduzida de absorver ferro: O ferro é absorvido principalmente pela corrente sanguínea através do intestino delgado. Distúrbios intestinais, como doença celíaca ou remoção cirúrgica parcial do intestino, podem prejudicar significativamente a capacidade do corpo de extrair ferro dos alimentos digeridos.

Como a anemia causa queda de cabelo?

Sem ferro adequado, seu corpo não pode produzir glóbulos vermelhos. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os folículos capilares para ajudar a promover o crescimento normal e saudável do cabelo. 

Níveis inadequados de ferro podem causar um tipo de queda temporária de cabelo, chamada eflúvio telógeno. Durante o eflúvio telógeno, mais folículos capilares do que o normal passam da fase de crescimento para a fase de queda. Como resultado, o cabelo parece mais fino.

Embora a anemia e a queda de cabelo possam afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e do sexo, as mulheres em idade reprodutiva, assim como os adolescentes, são mais propensos a ter. 

Se você tiver queda de cabelo por anemia, poderá notar mais cabelo no ralo do chuveiro do que o que consideramos normal. A queda de cabelo relacionada à anemia também pode ser semelhante à queda de cabelo masculino, com uma linha fina recuando ou uma parte dilatada.

Medidas preventivas para lidar com a queda de cabelo relacionada à anemia

Com a deficiência de ferro e os sintomas associados sendo cuidados, a queda de cabelo desencadeada pela anemia pode ser controlada e revertida. Além dos medicamentos e do tratamento, é preciso cuidar da saúde geral e levar um estilo de vida saudável.

Nunca faça automedicação

Isso só vai piorar a situação. Duas pessoas podem ter o mesmo problema médico, mas desencadeado por fatores diferentes. Sempre consulte um médico antes de tentar qualquer medicamento.

Mantenha uma rotina de cuidados com os cabelos saudáveis

  1. Experimente e usar shampoos anti quedas com ativos naturais.
  2. Massageie o couro cabeludo;
  3. Seja gentil ao pentear o cabelo;
  4. Evite o uso excessivo de produtos e produtos químicos para modelar o cabelo.

Siga uma dieta saudável  

Pessoas que sofrem de anemia e deficiência de ferro devem enriquecer sua dieta com alimentos ricos em ferro, como carne magra , fígado, espinafre , beterraba , nozes e frutas secas, ameixas, salsa, brócolis, para nomear alguns. 

Investir em alimentos ricos em vitamina C e amêndoas é importante, pois são conhecidos por promover o crescimento do cabelo.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *