Sobre o autor
Durante a gravidez, o cabelo normalmente fica mais espesso, mais volumoso, com brilho e bom crescimento. Porém, para algumas mulheres, ocorre o efeito oposto: os fios caem, ficam mais secos e mais ralos nas pontas. Este é um post para você entender o por que isso acontece, o que você pode fazer para tentar controlar ou minimizar a queda de cabelo relacionada a gestação/ pós parto e melhorar a recuperação dos fios.
O que você vai encontrar neste artigo:
TogglePrimeiro, é necessário entender que existem 3 fases do cabelo: fase anágena (crescimento do cabelo); fase catágena (transição) e fase telógena (repouso / queda). Durante a gravidez, seu cabelo pode permanecer no ciclo de crescimento por mais tempo do que o habitual, devido a um aumento dos hormônios femininos estrogênio e progesterona produzidos pela placenta, fazendo com que ele pareça mais volumoso.
Por isso, é comum muitas mulheres grávidas notarem que o cabelo ficou mais brilhante, cheio e saudável.
Infelizmente, algumas mulheres experimentam o oposto durante (alguns casos) e em torno de 3 meses após o parto – a queda abrupta do estrogênio e progesterona fazem com que o cabelo se mova prematuramente do crescimento para a fase de repouso e de transição para queda (eflúvio telógeno).
Durante esse período, pode-se notar aumento expressivo da queda de cabelo, que preocupa muito as mulheres levando inclusive a quadros de ansiedade.
Não é normal, mas pode ocorrer. Na gravidez há uma demanda nutricional intensa, além do estresse psicológico para algumas mulheres. Doenças, infecções, deficiências nutricionais e anemias, por exemplo, podem levar ao aumento da queda capilar.
O mais comum é a queda após o parto, que erroneamente muitas mulheres relacionam à amamentação. A perda da placenta no parto leva à queda abrupta dos hormônios femininos que estavam elevados.
Esse é o fator mais comum que pode fazer o cabelo a entrar na fase telógena (fase de repouso) mais cedo, o que significa que o crescimento é reduzido e você pode perder a queda de até 400 fios de cabelos por dia, em vez dos 50 a 100 cabelos de queda considerada normal por dia.
A queda de cabelo causada por grande estresse no corpo é uma condição conhecida como eflúvio telógeno, que não é uma condição exclusiva do pós parto.
Este tipo de queda capilar pode acontecer após doenças infecciosas, alterações da tireóide, alterações de hormônios ovarianos, após interrupção de pílulas hormonais, uso de anabolizantes e outros medicamentos, anemias, doenças auto imunes e quadros de depressão e ansiedade e outros.
Seu corpo precisa de mais nutrição durante a gravidez. A necessidade de ferro e micronutrientes é alta. A ingestão insuficiente pode levar à queda de cabelo ainda na gravidez. Além disso, a falta de proteínas, vitaminas e minerais (como o zinco) no corpo também pode contribuir.
Algumas doenças, como diabetes gestacional, infecções, podem causar queda de cabelo ainda na gravidez. Além disso, certos medicamentos, como os indicados para tratar pressão alta, depressão e ansiedade, podem aumentar o risco de queda capilar. Se você observar um aumento de queda dos fios enquanto estiver em uso de medicamentos, avise seu médico.
Alterações capilares durante no pós parto também podem resultar de alterações hormonais normais nesta fase. A flutuação dos hormônios com o nascimento do bebe interrompe o ciclo habitual de crescimento capilar, levando a queda excessiva de cabelos ou eflúvio telógeno, em geral 3 meses após o parto. Infelizmente, nesta variação hormonal não conseguimos atuar e controlar.
As alergias, dermatites, psoríases e outras condições da pele que afetam o couro cabeludo também podem contribuir para o afinamento e queda de cabelo.
O hipotireoidismo é caracterizado por um declínio na produção do hormônio tireoidiano no corpo e é comum entre as mulheres.A deficiência desse hormônio pode causar perda de cabelo.
O hipertireoidismo, que é o aumento do hormônio da tireoide, também pode cursar com aumento da queda capilar.
A interrupção do uso de medicamentos anticoncepcionais hormonais pode causar o eflúvio telógeno. O mecanismo é semelhante ao que ocorre no pós parto, pela queda abrupta dos hormônios femininos estrogênio e progesterona.
Uma alimentação rica nutre todas as partes do corpo, incluindo os cabelos. Certifique-se de ter uma dieta rica em proteínas e ferro, isso inclui comer alimentos como peixe, carne vermelha, nozes, espinafre, etc. Pense nisso como combustível para o seu cabelo para ajudá-lo a crescer.
Na gestação algumas mulheres podem notar aumento de oleosidade do couro cabeludo. Use xampus com ativos antioleosidade.
Já no pós parto pode ocorrer ressecamento capilar. Para melhora do aspecto capilar você pode mudar para um shampoo mais hidratante que o atual e específico para queda de cabelo.
Prefira os que contêm em sua fórmula, os seguintes componentes:
Leia o post sobre: como escolher produtos para queda de cabelo.
Reduzir seus níveis de estresse e cuidar da saúde mental é muito importante para evitar a queda de cabelo na gravidez e principalmente no pós parto. O que quer que a mantenha relaxada, faça-o regularmente, pois isso ajudará a regular seus hormônios e seu ciclo de crescimento capilar.
O uso de LEDs para queda de cabelo é muito recomendado por dermatologistas. O tratamento auxilia na redução de inflamação e melhora o crescimento capilar e a espessura dos fios, além de deixar os fios mais fortes e brilhantes.
Você pode encontrar esses dispositivos em formato de bonés, capacetes ou tiaras com uma luz apropriada, que são aplicados na cabeça durante alguns minutos por dia.
A radiação emitida por esses equipamentos é absorvida pela raiz do fio. Funciona como um adubo potente estimulando o folículo piloso a trabalhar mais.
O tratamento com LEDs pode ser feito após o terceiro trimestre de gestação. Mas é recomendável uma avaliação com seu ginecologista para excluir eventuais exceções próprias da gravidez.
Se o seu cabelo está afinando, a última coisa que você quer fazer é colocá-lo diretamente em calor, danificá-lo ainda mais com escovação vigorosa ou penteados muito apertados e que podem quebrar o cabelo. Seja gentil com o seu cabelo.
Você vem percebendo que seus cabelos têm caído durante a gravidez ou no pós parto? Compartilhe sua história ou sua dúvida. Deixe um comentário!
Você vem percebendo que seus cabelos têm caído durante a gravidez? Compartilhe sua história ou sua dúvida. Deixe um comentário!
10 Comentários
Estou tendo queda de cabelo após o parto, é normal?
Olá, Vêronica!
Sim, é normal. Esse tipo de queda de cabelos é denominado eflúvio telógeno pós parto. 🙂
Leia o nosso post sobre o tema : queda de cabelo pós parto.
Oi eu me chamo Cíntia
Eu estou com dois meses de gravidez e
Estou com uma quenda de cabelo muito descontrola o que eu faço pra meu cabelo para de cai
Olá, Cíntia, tudo bem?
Agradecemos o seu contato.
Realmente é uma situação delicada, mas é comum que algumas mulheres enfrentem a queda de cabelo durante a gravidez e no pós-parto. Somente o seu médico poderá avaliar a causa da queda de cabelo em excesso para tratá-la da maneira mais adequada.
Os dispositivos Capellux são seguros para serem utilizados durante a gestação.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Estou de 11 semanas de gravidez e tô tendo muita queda de cabelo. Muito triste com isso
Olá, Cristiana, tudo bem?
Sentimos muito que esteja passando por essa situação.
Para identificar a causa da queda de cabelo somente um médico poderá fazer o diagnóstico e indicar qual o tratamento mais adequado para tratá-la.
Esperamos que a situação se normalize o quanto antes, saiba que pode contar com o auxílio da LEDterapia no combate à queda de cabelo.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Estou com 06 semanas de gestação, meu cabelo tá caindo muito e coincidentemente há mais ou menos um mês, pode ser por causa da gestação?
Olá, Natália, tudo bem?
Agradecemos o seu contato. Sim, em alguns casos pode acontecer, embora não seja normal. Indicamos que procure o seu médico e relate esse problema, somente assim ele poderá fazer o diagnóstico da causa da queda de cabelo.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Estou com 5 semanas e aproximadamente 20 dias meu cabelo tem caído bastante eu tenho sentido muita coceira no couro cabeludo. Posso consultar um dermatologista para ver o que pode ser feito?
Olá, Daniela, tudo bem?
Desejo que sim!
Antes de tudo, parabéns à futura mamãe. A maternidade apresenta muitos desafios, mas com o auxílio dos profissionais certos, você passará por essa etapa de forma tranquila.
Sim, é perfeitamente seguro consultar um dermatologista para avaliar a queda de cabelo e a coceira no couro cabeludo durante a gestação. A gravidez pode causar mudanças hormonais que afetam a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Um dermatologista poderá identificar a causa desses sintomas e recomendar tratamentos seguros para você e seu bebê.
Caso tenha mais alguma dúvida, estamos à disposição.