Como escolher produtos para queda de cabelos?

como escolher produto para queda de cabelos

Cabelos espalhados pelo chão, no travesseiro ou no ralo do banheiro, pode parecer horrível, mas é algo mais comum do que se imagina. Se você está lidando com a perda prematura dos fios, precisa encontrar produtos para queda de cabelos que realmente sejam eficazes.

A queda de cabelo possui causas que podem ser as mais variadas, desde alopecia androgenética (relacionada aos hormônios), eflúvio telógeno (relacionada ao estresse), deficiências de vitaminas entre outras.

Leia o artigo sobre queda de cabelos e as principais causas.

Para controlar o problema, cuidados diários com produtos específicos são necessários.

Com tanta variedade de opções no mercado de produtos para queda de cabelos, as vezes essa tarefa pode se tornar frustrante. Para não errar na escolha, é preciso entender como esses produtos funcionam. Confira abaixo:

Os principais produtos para queda de cabelos

Shampoos antiqueda

Os shampoos são a primeira escolha quando se pensa em tratamento de queda capilar. Eles possuem a função de manter os fios limpos e são grandes aliados no tratamento da queda. Isso porque, fios sujos e com resíduos podem piorar o quadro..

Quando se trata de shampoo antiqueda, existem as opções que são prescritas e as que não precisam de receita médica.

Com prescrição médica

Shampoo antiqueda prescrito por médicos geralmente contém cetoconazol além de uma substância que reduza a produção de hormônios associados à perda de cabelo, como a testosterona e di-hidrotestoterona (DHT).

Sem prescrição médica

As melhores opções de shampoo antiqueda com venda livre são as que contém antioxidantes e aminoácidos, além de vitamina E, pois fornecem componentes que reconstroem os fios, aceleram o crescimento e reduzem as quedas

Conheça o shampoo Capellux para queda de cabelos. Produto aprovado pela ANVISA que reduz mais 60% da queda de cabelo.

Condicionadores antiqueda

Assim como os shampoos, os condicionadores para queda de cabelos são indispensáveis para tratar da haste do cabelo (fio, propriamente dito) Isso porque, após a lavagem, o condicionador fecha as escamas, eliminando a eletricidade dos fios, deixando-os uniformes, fortes, macios e mais brilhantes.

Tônicos antiqueda

Os tônicos capilares possuem a função de tratar a raiz e o couro cabeludo.

Ao fazer a aplicação, ele ativa a circulação sanguínea da área e seus princípios ativos e nutrientes são absorvidos com maior facilidade. A partir disso, a raiz tem mais vigor e os fios crescem mais rápido e mais fortes.

Conheça o tônico com tecnologia inovadora para recuperação dos fios.

Como escolher o melhor produto? 

É importante sempre verificar os ingredientes que são adicionados aos produtos. 

Todos os ingredientes devem ser adequados ao usuário e não causar reações alérgicas. Invista em produtos que contenham princípios mais naturais, como:

Baicalina

Uma erva milenar que possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Ela protege o folículo do estresse oxidativo causado pelos radicais livres e promove o aumento do fluxo sanguíneo na região do couro cabelo, que estimula o crescimento dos fios.

Germinados de soja e trigo

Composto por grandes quantidades de vitamina E, os grãos de soja e de trigo possuem propriedades antioxidantes e bioativos que aumentam a proliferação celular.  Eles previnem os fios quebradiços e induzem o crescimento capilar.

Cafeína

De acordo com um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, a cafeína é um poderoso antioxidante, pois estimula circulação sanguínea e contribui para o funcionamento celular do couro cabeludo. Além de melhorar a espessura, ela promove crescimento dos fios em até 25%. 

Arginina e Citrulina

São aminoácidos que ajudam no crescimento dos fios via estimulação da produção de novos folículos pilosos. Eles melhoram a circulação sanguínea do couro cabeludo e favorecem a entrada de nutrientes, o que fortalece os fios e inibe as quedas.

Taurina

É um aminoácido que diminui a queda e promove o crescimento dos fios. A Taurina nutri e repara a fibra capilar.  

Jaborandi 

Possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias que hidratam o couro cabeludo, melhora a saúde do folículo piloso, reduz as quedas  e promove o crescimento dos fios.

Quais princípios ativos evitar?

Comprar produtos para queda de cabelos pode ser muito mais difícil do que se imagina, principalmente quando existem certos ingredientes nos rótulos que devem ser evitados.Antes de investir, leia o rótulo atentamente.

Confira os princípios ativos que mais prejudicam a saúde do fios:

Sulfatos

Infelizmente, os sulfatos são excelentes para remover a sujeira. Mas quando se trata de cabelos e couro cabeludo, eles não apenas retiram a sujeira, mas também as proteínas e óleos vitais que formam a estrutura do cabelo.

Parabenos

Os parabenos também são conhecidos por serem prejudiciais. Eles são usados ​​como conservantes para impedir o crescimento de bactérias em cosméticos. O problema é que os parabenos podem danificar o couro cabeludo e os cabelos, contribuindo para episódios de queda e inflamação do couro cabeludo.

Cores artificiais

As cores artificiais são desnecessárias no shampoo, pois servem apenas para melhorar a aparência quando se está usando, e não beneficiam o cabelo. Elas podem ser irritantes ou causar alergia. O que pode danificar o couro cabeludo e levar à perda de cabelo.

Cloreto de sódio

Cloreto de sódio é outro nome para o sal. Ele pode deixar o couro cabeludo já sensível seco e com coceira, o que pode eventualmente causar perda de cabelo.

Petróleo

O petróleo pode ajudar a selar a umidade, mas pode interromper completamente o recebimento de umidade adicional, essencial para a elasticidade do cabelo. Além disso, o petróleo é espesso o suficiente para entupir os folículos capilares, o que pode atrapalhar o seu ciclo de crescimento capilar.

Além dos produtos dermocosméticos para queda capilar, existem tratamentos específicos que são realizados com acompanhamento de um médico dermatologista. 

Conheça os procedimentos dermatológicos mais utilizados para queda de cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *