Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Ansiedade causa queda de cabelo?

ansiedade causa queda de cabelo

Embora todos se sintam ansiosos de vez em quando, aqueles que sofrem de transtornos de ansiedade sofrem com efeitos mentais e físicos.  Alguns dos sintomas físicos podem incluir sudorese, dores de cabeça, náuseas, tremores e erupções na pele.  Mas então, será que a ansiedade também causa queda de cabelo? A resposta é sim e nós vamos explicar o motivo disso acontecer.

Por que a ansiedade causa queda de cabelo? 

Cada um de nós passa por diferentes níveis de estresse ao longo de nossas vidas. Se não conseguirmos contê-lo, podemos acabar sofrendo de ansiedade. 

A ansiedade é o mecanismo de defesa do nosso corpo contra uma situação estressante. É uma sensação repentina de medo ou inquietação sobre algo que ainda está para acontecer. 

Para a maioria das pessoas, duraria apenas alguns momentos. Mas se você deixar a ansiedade sem controle, ela pode ter efeitos debilitantes em sua extremidade. Você pode acabar sendo anti-social, ter uma dieta desequilibrada e um sistema imunológico fraco ou, finalmente, sofrer queda de cabelo.

Relação entre ansiedade e queda de cabelo

Como citamos anteriormente, a queda de cabelo nunca é o único sintoma de ansiedade. Mas é muito angustiante, pois pode afetar a autoestima de um indivíduo.

O principal problema entre ansiedade e queda de cabelo é o estresse. A ansiedade pode criar estresse persistente e de longo prazo. 

Embora tecnicamente essas sejam duas condições distintas e o estresse de longo prazo por si só possa levar a muitos dos mesmos sintomas, a realidade é que qualquer pessoa que esteja lidando com ansiedade está se submetendo a um estresse físico e mental severo o tempo todo.

O estresse, por sua vez, pode causar muitas condições que levam à perda de cabelo. 

Essas incluem:

  • Eflúvio telógeno – Esta é uma condição em que mais cabelos do que o normal se preparam para cair.
  • Alopecia Areata – Perda repentina de grandes aglomerados de cabelo em áreas ao redor do couro cabeludo ou queda gradual de cabelo que se acumula com o tempo.
  • Tricotilomania – É uma condição habitual causada por estresse e ansiedade em que a pessoa arranca os cabelos – às vezes sem perceber.

É altamente provável que pessoas com queda de cabelo leve causada por ansiedade estejam sofrendo de eflúvio telógeno ou simplesmente cabelos enfraquecidos pelo estresse. 

No entanto, todas essas condições podem ser causadas pela ansiedade.

 

Não é irreversível 

A boa notícia para quem sofre de ansiedade é que nem toda perda de cabelo relacionada à ansiedade é permanente. 

Se o estresse e a ansiedade foram o que causou a queda de cabelo, reduzir essa ansiedade pode ajudar seu cabelo a voltar quando combinado com tratamentos para ajudar no processo.

Tome medidas eficazes para reduzir os níveis de ansiedade. Se você ainda não faz um tratamento para a ansiedade, encontre um médico que possa ajudá-lo a entender o motivo de sua ansiedade e oferecer opções de tratamento para ajudá-lo a viver uma vida saudável.

Lembre-se – nem todo cabelo volta depois de perdido, independentemente da causa, e sua queda pode ser natural e não ser causada por ansiedade.

O crescimento do cabelo é um processo longo e o crescimento do cabelo pode ser visto depois de anos. Portanto, é essencial ser paciente e continuar monitorando sua ansiedade.

Você sabia que existe um tratamento inovador para queda de cabelo? Se ainda não conhece, clique no botão e confira!

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *