Fases do cabelo : você sabe como funciona o ciclo capilar?

Fases do cabelo - mulher medindo o crescimento dos fios

O cabelo desempenha um papel importante em nossa aparência e vida. Se estão bonitos e sedosos aumentam a nossa autoconfiança, se estão caindo pode gerar angústia e tristeza.  Mas, você sabia que cada cabelo em nossa cabeça tem um ciclo de vida típico e que cada fio cai naturalmente após um certo período?  Se a resposta foi não, continue lendo e saiba como funciona as fases do cabelo.

Qual é o ciclo de vida do cabelo?

O ciclo de vida do cabelo dura em média 2 a 7 anos. Cada cabelo nasce em um bulbo capilar presente nos folículos capilares. O bulbo capilar é uma fábrica em miniatura, onde ocorre a divisão celular. À medida que mais e mais células se dividem, as células mais antigas são empurradas para fora do bulbo capilar e crescem como uma haste capilar.

Quais são as três fases do cabelo?

O cabelo normalmente passa por três fases importantes no seu ciclo de vida: anágena, catágena e telógena.

As três fases do cabelo
Fases do cabelo

Veja como funciona cada uma dessas fases do cabelo:

Fase anágena (crescimento)

A anágena é a fase do cabelo ativa ou do crescimento, quando as células mortas mais antigas são empurradas para fora do bulbo capilar.

O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês e pode permanecer nesta fase ativa de crescimento entre três e seis anos.

As pessoas que sentem que seus cabelos não crescem além de um certo comprimento têm uma fase anágena mais curta do que outras, cujos cabelos crescem mais. Cerca de 80 a 85% dos folículos capilares estão em fase de crescimento.

Fase catágena (transição)

No final da fase de crescimento, o cabelo entra na fase de transição ou repouso, onde o cabelo se prepara para descansar e eventualmente cair. Em média, esta fase do cabelo dura aproximadamente 3 semanas.

Durante esta fase, o cabelo ainda é mantido no lugar no folículo piloso, mas para de crescer. O folículo entra em colapso um pouco na preparação para liberar o cabelo para que ele caia. Aproximadamente 3% dos fios estão nesta fase a qualquer momento.

Fase telógena (queda)

Finalmente, a fase telógena ocorre quando, após a fase de repouso (catágena), o cabelo é liberado e cai do folículo piloso.

Como parte dessa fase do cabelo, o folículo permanece inativo por aproximadamente 3 meses e todo o processo é repetido, começando novamente na fase de crescimento anágena. Cerca de 6% a 8% de todos os fios estão nesta fase.

Por que a queda de cabelo ocorre?

A queda de cabelo é algo natural, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Como outros cabelos também estão no estágio de crescimento ao mesmo tempo (cerca de 100 cabelos anágenos crescem todos os dias), essa quantidade de queda geralmente passa despercebida. No entanto, quando o ciclo de crescimento é interrompido ou se um folículo estiver danificado, a perda de cabelo se torna mais óbvia.

Quando a queda de cabelo é preocupante?

Quando a queda de cabelo se torna intensa e recorrente, mais de 100 fios por dia,  devemos dar a devida atenção, pois existem condições específicas, que devem estar causando isso, como:

Na maioria dessas condições que causam a queda de cabelo, o fio está na fase telógena e com sérias dificuldades para voltar a fase anágena.

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua pergunta nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *