O que é DHT e por que causa queda de cabelo?

o que é dht

Se você descobriu que está com queda de cabelo, é provável que tenha se deparado com uma série de novos termos e abreviações relacionadas à condição. DHT é uma dessas novas siglas, muito presente em alguns produtos comercializados para melhorar o crescimento do cabelo e diminuir a queda de cabelo. Mas, o que será letras significam? O DHT é realmente importante?

O que é DHT?

Dihidrotestosterona(DHT) é um hormônio andrógeno, um tipo de hormônio sexual masculino encontrado em homens e mulheres. Os andrógenos são responsáveis ​​pelas características biológicas masculinas, como pêlos corporais, aumento da massa muscular e voz mais grave.

A enzima 5a-redutase sintetiza DHT a partir da testosterona em áreas como a próstata e os folículos capilares. O DHT é considerado um contribuidor para a  alopecia androgenética, pois causa a miniaturização dos folículos capilares.

Efeito do DHT nos folículos capilares 

cabelo caindo

A verdade é que o DHT se liga aos receptores de andrógenos nos folículos capilares.Ele faz com que os folículos pilosos encolham. Como resultado, a fase anágena ou de crescimento do ciclo capilar diminui em comprimento, enquanto a fase telógena, ou de repouso, do ciclo capilar é estendida.

A fase anágena se torna mais curta com o tempo, até que, eventualmente, nenhum cabelo cresça além da linha do couro cabeludo. Além disso, a haste do cabelo torna-se mais fina à medida que o folículo capilar encolhe, de modo que o cabelo começa a afinar e fica mais sujeito a quebrar.

DHT e a queda de cabelo

Queda de cabelo masculina

A alopecia androgênica é o tipo mais comum de perda de cabelo em homens. Por volta dos 50 anos, mais da metade dos homens terá algum tipo de queda de cabelo relacionada ao dihidrotestosterona.

A calvície masculina se apresenta diminuindo ao longo da linha do cabelo, têmporas e coroa. Eventualmente, a perda de cabelo se espalha, resultando em um anel de cabelo em forma de ferradura ao redor da parte inferior do couro cabeludo.

Perda de cabelo em mulheres

O DHT também tem sido associado à perda de cabelo nas mulheres. Embora em quantidades menores, as mulheres normalmente também têm hormônios masculinos como DHT em seus corpos. Um desequilíbrio de hormônios ou uma sensibilidade aumentada ao dihidrotestosterona pode resultar em queda de cabelo.

Para as mulheres, essa queda de cabelo resulta em afinamento geral, em vez do recuo da linha do cabelo e padrão de ferradura visto em homens. As mulheres com queda de cabelo DHT geralmente apresentam os mesmos sintomas que as mulheres com outros tipos de queda de cabelo, como uma parte dilatada ou um rabo de cavalo menor e mais fino.

O que é um bloqueador DHT?

Os bloqueadores de DHT são produtos químicos que impedem o DHT de se ligar aos receptores nos folículos capilares e reduzir o potencial de crescimento capilar dos folículos. Vários produtos e remédios naturais têm poderes bloqueadores de DHT, mas há apenas um tratamento com evidências científicas por trás dele.

Finasterida 

A finasterida é um bloqueador de DHT que diminui a enzima que converte a testosterona em DHT, reduzindo efetivamente os níveis de DHT no corpo. No entanto, como o DHT é tão importante para as operações reprodutivas do corpo, a finasterida pode ter efeitos colaterais graves, como perda da libido.


Outros tratamentos para queda de cabelo

Minoxidil 

O minoxidil é um líquido ou espuma sem prescrição que é aplicado no couro cabeludo duas vezes ao dia. É conhecido como vasodilatador periférico, que ajuda a dilatar e afrouxar os vasos sanguíneos para aumentar o fluxo sanguíneo. Se você parar de usá-lo, o novo crescimento pode se reverter e a queda de cabelo continuará.  O minoxidil não tem efeito direto sobre o DHT.

Um dispositivo de LEDterapia

A LEDterapia ou Terapia Laser de Baixa Intensidade  (LLLT) é uma forma aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) para tratar a queda de cabelo. Esses dispositivos podem vir na forma de  bonés, capacetes ou tiaras com uma luz apropriada, que são aplicados na cabeça durante alguns minutos por dia.

Eles emitem uma luz LED vermelha constante que reduz a inflamação e aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares. 

Ao se olhar no espelho, pode ser muito perturbador ver seu cabelo começar a diminuir e a linha do cabelo diminuir. Felizmente existem tratamentos cientificamente comprovados disponíveis que podem retardar a queda de cabelo e até mesmo crescer novamente. 

O que é importante lembrar é que não existe cura mágica para a calvície. Portanto, sua melhor aposta é agir agora e evitar que a queda de cabelo aconteça. Quanto mais cedo você agir e receber o tratamento, mais cabelo provavelmente ficará!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *