Durante a gravidez o corpo feminino passa por grandes mudanças físicas e hormonais, isso é uma reação natural do corpo para que o bebê se desenvolva com saúde e em um ambiente confortável. Com alterações hormonais durante a gestação, as mulheres costumam notar seus cabelos mais brilhosos e fortes, isso se deve ao nutrientes e vitaminas que o corpo preserva para o desenvolvimento do feto.
Após o parto, os nutrientes preservados pelo organismo sofrem uma queda severa, por conta disso, muitas mães reclamam da queda excessiva dos fios, principalmente na amamentação. Fique tranquila, pois esse problema é comum nessa fase. Hoje vamos explicar o motivo da queda de cabelo na amamentação e como trata- lá.
Leia também: Queda de cabelo pós-parto: dúvidas frequentes
Porque a queda de cabelo é comum na amamentação?
No pós parto e durante a amamentação o corpo da mulher perde sangue e nutrientes que antes eram aproveitados ao máximo pelo organismo, o que por sua vez afeta a saúde dos fios.
Causas da queda de cabelo durante a amamentação
É natural que o cabelo caia. Na verdade, faz parte do ciclo natural do cabelo. O crescimento dura entre 2 e 3 anos e é assíncrono, o que significa que nem todos os cabelos crescem ao mesmo tempo, nem caem ao mesmo tempo.
Durante o ciclo , 90% dos cabelos estão crescendo e entre 10% e 15% estão em fase de repouso. Esse cabelo em repouso cai e novos começam a crescer. Então, a queda de cabelo na amamentação é comum. No entanto, durante a gravidez e principalmente na amamentação, ocorre uma mudança no ciclo natural dos fios.
Os hormônios que seu corpo secreta durante a gravidez produzem um crescimento acelerado do cabelo , fazendo com que ele caia menos e fique com aspecto mais bonito. Então, após o parto e na amamentação você perderá o cabelo que não caiu durante a gravidez. Esse fenômeno, conhecido na medicina como eflúvio telógeno, é normal e reversível.
Gostou do tema? Então leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo
Truques para minimizar a queda de cabelo na amamentação
Embora você não possa impedir a queda de cabelo durante a amamentação, pois se trata de um processo natural do seu corpo, ela pode ser minimizada. Veja a seguir algumas dicas naturais para cuidar do seu cabelo e tratar a queda.
Durante a amamentando, invista em vitaminas!
É preciso suplementar seu corpo com vitaminas suficientes para garantir uma melhor recuperação pós parto e apoiar a produção de leite. Na amamentação, seu corpo foi projetado para colocar as necessidades do bebê antes das suas, portanto, se não estiver recebendo nutrientes suficientes para sustentar sua saúde, poderá agravar a queda de cabelo. Consulte um médico e consuma suplementos sob sua orientação.
Cabelo limpo, é um cabelo saudável
Para evitar a queda de cabelo na amamentação, deve-se garantir um couro cabeludo saudável e limpo. Não lave o cabelo diariamente duas ou três vezes por semana é o suficiente.
A lavagem excessiva fará com que seu cabelo fique seco e flácido e sem a umidade necessária para mantê-lo livre de frizz, evitando assim a queda de cabelo
Evite fontes de calor
Nesse período os fios estão fragilizados, por isso evite ao máximo fontes de calor como: secador, chapinha, babyliss e água em altas temperaturas. Caso tenha que fazer uso de ferramentas de calor, não esqueça de aplicar um protetor térmico.
Use produtos de qualidade
Use um shampoo e condicionador de boa qualidade para controlar a queda e evitar emaranhados no cabelo, o uso de um bom tônico também ajuda na saúde do couro cabeludo, estimulando o crescimento e fortalecendo fios novos.
O tipo de cabelo varia de pessoa para pessoa, certifique-se de comprar produtos adequados para o seu tipo de cabelo, produtos destinados a cabelos cacheados não são adequados para cabelos lisos, assim como um produto antirresíduo não é adequado para um cabelo ressecado.
Tente obter o máximo de informações possíveis antes de investir em um bom produto capilar, no caso de queda, procure dermocosméticos que tenham como proposta crescimento e fortalecimento dos fios.
Saiba mais: Meu cabelo está caindo: como tratar em casa?
A perda de cabelo durante a amamentação é temporária
Esta deve ser uma fase passageira e normal para todas as mulheres no pós-parto. Porém, se não identificar melhorias, consulte um dermatologista.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, temos uma equipe pronta para lhe atender!
1 Comentário
Recuperar a alto estima