Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Queda de cabelo na amamentação : o que fazer?

Você deu à luz o mais lindo minúsculo humano. Você ama este ser de todo o coração e não mudaria nada. Bem, exceto talvez a parte da perda de cabelo durante a amamentação.

Cerca de dois a quatro meses depois de entregar sua alegria, você pode notar que seu cabelo está perdendo algum brilho. Ou simplesmente caindo da sua cabeça. Em grandes aglomerados.

Mas, por quê?

Mas não entre em pânico! Você não está sozinha. Essa queda é completamente normal. 

As mulheres podem sofrer perda de cabelo durante a amamentação. No entanto,  isso não é causado pela amamentação em si,  mas sim um processo que coincide com a amamentação. O período pós-parto ou puerpério é o verdadeiro culpado pela queda de cabelo excessiva que algumas mulheres experimentam.

Normalmente, você perde entre 50 e 100 fios de cabelo todos os dias. Nos primeiros 3 meses após o nascimento de um bebê, você perde muito mais cabelo. Portanto, esse fenômeno é um mito que as pessoas atribuem à amamentação.

Causas da queda de cabelo durante a amamentação

É natural que o cabelo caia. Na verdade, faz parte do ciclo natural do cabelo. O crescimento dura entre 2 e 3 anos e é assíncrono, o que significa que nem todos os cabelos crescem ao mesmo tempo, nem caem ao mesmo tempo.

Durante o ciclo , 90% dos cabelos estão crescendo e entre 10% e 15% estão em fase de repouso. Esse cabelo em repouso cai e novos começam a crescer.

Então, é normal que o cabelo caia. No entanto, durante a gravidez e o pós-parto, ocorre uma mudança no ciclo normal. Os hormônios que seu corpo secreta durante a gravidez  produzem um crescimento acelerado do cabelo , fazendo com que ele caia menos.

Então, após o parto, você perderá o cabelo que não caiu durante a gravidez. Esse fenômeno, conhecido na medicina como eflúvio telógeno , é normal e reversível.

Truques para minimizar a perda de cabelo durante a amamentação

Embora você não possa impedir a queda de cabelo durante a amamentação porque é um processo normal , você pode minimizá-la seguindo algumas dicas naturais para cuidar do seu cabelo nesse período de tempo.

Ingestão de vitaminas

Durante esta fase, desde que você está amamentando, você precisa se suplementar com vitaminas suficientes para garantir uma melhor recuperação após o parto e apoiar a produção de leite . Durante a amamentação, seu corpo foi projetado para colocar as necessidades do bebê antes das suas. Portanto, se você não estiver recebendo nutrientes suficientes para sustentar sua saúde, poderá sofrer muita perda de cabelo. O melhor é consultar o seu médico e consumir as vitaminas necessárias sob sua orientação.

Cabelo saudável e limpo

Para evitar a queda excessiva de cabelo, deve-se garantir um couro cabeludo saudável e limpo. Não lave o cabelo diariamente. Duas ou três vezes por semana é mais do que suficiente. A lavagem excessiva fará com que seu cabelo fique seco e flácido e sem a umidade necessária para mantê-lo livre de frizz, evitando assim a queda de cabelo

Produtos de qualidade

Use um shampoo e condicionador de boa qualidade para controlar os emaranhados do cabelo. O tipo de cabelo varia de pessoa para pessoa. Certifique-se de comprar produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Produtos destinados a cabelos cacheados não são adequados para cabelos lisos. Tente obter o máximo de informações possível antes de investir em um bom produto para o cabelo.

Pule ou evite produtos de modelagem

Tente e evite usar produtos de modelagem durante esse período. A textura de seu cabelo pode não ser a mesma de antes devido às mudanças nos hormônios. Não use secadores de cabelo e onduladores ou chapinhas até que a queda de cabelo pare.

Evite experimentar com a cor do cabelo

Durante esta fase, a textura do seu cabelo é muito delicada e é melhor evitar passar por agentes de coloração que podem drenar sua umidade e torná-lo mais crespo. Use produtos naturais, se possível.

Converse com seu médico

Se você sente que está perdendo cabelo excessivo e está deprimido e ansioso com isso, converse com seu médico sobre isso. Ela pode tranquilizá-lo de que é um fenômeno normal e, se necessário, prescrever alguns medicamentos que podem ajudá-lo com a queda de cabelo. 

Ele pode até sugerir-lhe algum tratamento médico para estimular o crescimento do cabelo que não prejudique o seu bebê de forma alguma quando você amamentar. Seu médico também pode solicitar exames de sangue para verificar seus níveis de hormônio, o que pode estar causando a queda de cabelo pós-parto

A perda de cabelo durante a amamentação é temporária

De qualquer forma,  esta deve ser uma fase passageira e normal para todas as mulheres no pós-parto . Porém, se você acha que já está acontecendo há muito tempo e que a queda de cabelo é excessiva, consulte um dermatologista.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    1 Comentário

    1. Luciana disse:

      Recuperar a alto estima

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *