Mas não precisa se preocupar, apesar do nome ser complicado, a gente explica tudinho aqui.
O que você vai encontrar neste artigo:
Toggle
Eflúvio Telógeno é uma inflamação aguda dos folículos capilares. Significa que a queda de fios de cabelo é de 3 a 5 vezes maior do que o normal. Essa mudança é perceptível no banho (sabe quando a gente vai lavar a cabeça e repara naquele chumaço indo em direção ao ralo? Ponto de atenção 🚩).
Normalmente o nosso cabelo já cai, isso é fato, mas a queda pode piorar dependendo do momento de vida que estamos passando, como uma fase muito estressante, fora da rotina, com dietas mais restritivas e até mesmo no pós parto (acontece em 20% das pessoas gestantes, normalmente em pacientes que já sofrem de Alopécia Androgenética).
O Eflúvio Telógeno no pós parto costuma iniciar no 2º ou 3º mês e pode durar até 6 meses.
Durante a gestação aumentam as concentrações sanguíneas dos hormônios progesterona e estrogênio e isso causa a fase anágena (aumento de crescimento dos fios, tornando-os mais grossos, volumosos e brilhosos); e a fase telógena (reduz o número de fios em queda).
Depois do parto, os hormônios progesterona e estrogênio caem, voltando aos níveis normais em um período de 2 a 4 dias. Como essa mudança é brusca e estressante para o couro cabeludo, faz com que ele entre na fase de queda capilar.
Então se você acabou de ter bebê e está reparando no aumento da queda de cabelo, saiba que pode ser Eflúvio Telógeno.
Confira também: Tudo o que você precisa saber sobre a queda de cabelo
É recomendado procurar um profissional especializado para que ele faça uma avaliação no couro cabeludo e indique o tratamento adequado para combater a queda, mas algumas coisas simples que você pode fazer e notará diferença.
É muito importante olhar com atenção para a qualidade da sua alimentação, quanto mais saudável, proteica, rica em minerais, melhor.
Existe a possibilidade do uso dos dermocosméticos que combatem a queda de cabelo para cuidar do couro, como a linha de tratamento da Capellux que é feita com ingredientes 100% naturais e herbais, ou seja, liberada para o uso das pessoas que amamentam.
A LEDterapia também é um tratamento seguro no pós-parto, por ser aprovada pela Anvisa e não ter efeitos colaterais. Diversos estudos científicos comprovam a sua eficácia para o tratamento da queda capilar.
A LEDterapia além de tratar a queda dos fios auxilia no combate do afinamento, perda do brilho, da força ou piora da aparência dos fios de cabelo.
Aqui a gente explica um pouquinho mais a fundo sobre a tecnologia.
Viu só? Não precisa se desesperar ao notar uma queda capilar maior do que a normal, é um período temporário. Sério, vai passar! Mas se continuar ou aumentar o volume de fios caindo, procure ajuda profissional.
Bom, agora você pode curtir o pós parto em paz, sem se preocupar com o porquê do seu cabelo estar caindo tanto. Mas se ainda restarem dúvidas, comenta aqui que respondemos tudo!