12 mitos e verdades sobre a queda capilar

queda capilar

Frequentemente, temos ideias erradas sobre a queda capilar e suas causas. Existem tantos mitos, que fica difícil separar o que é verdade e não. Então, como você sabe quais são mitos e verdades ? Estamos aqui para te ajudar a acabar de uma vez por todas com os os mitos sobre a queda, confira abaixo.

1. “O cabelo cresce mais rápido se você cortá-lo”

Mito: O crescimento do cabelo ocorre na raiz, não nas pontas, então cortar as pontas do cabelo não afeta realmente os folículos que são responsáveis ​​pelo crescimento do seu cabelo.

 2.“Ansiedade e o estresse pode causar queda de cabelo”

Verdade: O estresse pode causar a queda de cabelo. Ao notar que muito cabelo está caindo, você pode se preocupar ainda mais, contribuído para um ciclo de perda e sentimentos de preocupação e estresse.

3.“Lavar o cabelo diariamente faz com que ele caia mais”

Mito: Isso não apenas não é verdade, mas na verdade é completamente o oposto! 

Se sentir que seu cabelo fica oleoso todos os dias, é melhor lavá-lo para evitar que o excesso de sebo bloqueie seus folículos.

O cabelo que cai quando você lava já estava prestes a cair de qualquer maneira. Essa queda capilar não tem nada a ver com seus hábitos de banho! 

4.“Escovar o cabelo quando está molhado faz o cabelo cair”

Mito: O cabelo fica mais elástico quando molhado e também tem maior tendência a quebrar, o que significa que você sente que mais está caindo, quando na verdade está apenas quebrado. 

Se o seu cabelo está em processo de queda, a escovagem junta o cabelo que está prestes a cair de qualquer maneira. Por isso, na verdade, não causa queda de cabelo.

5.“Beber e fumar faz o cabelo cair mais”

Verdade: Além de prejudicar a saúde física, beber e fumar podem fazer com que o cabelo perca vitalidade e, em alguns casos, contribuir para danos ou queda ao acelerar o processo natural de envelhecimento do cabelo.

6. “Usar com frequência chapéu, gel ou spray causa calvície”

Mito e verdade:  Coisas que afetam a haste do cabelo não afetam necessariamente o couro cabeludo. A aplicação de certos produtos pode danificar o cabelo, mas isso não significa que aumentará a queda capilar.

Mas se você está sempre de chapéu ou faz uso excessivo de produtos como sprays e géis, seu couro cabeludo pode ficar oleoso, o que, como vimos antes, pode ser problemático.

7. “A genética para a queda de cabelo vem apenas do lado materno da família”

Mito: Embora a herança materna seja um pouco mais forte, a queda de cabelo androgenética pode ser herdada da família materna, paterna ou de ambos.

8. “Homens carecas apresentam níveis elevados de testosterona”

Mito: A queda capilar é causada por uma maior sensibilidade dos folículos capilares em algumas partes do couro cabeludo ao DHT (dihidrotestosterona), em vez de níveis elevados de testosterona.

O DHT faz com que os folículos capilares encolham (miniaturizem) e eventualmente desapareçam. Se os níveis elevados de testosterona fossem o problema, então “todos” os pelos do corpo deveriam cair também.

9. “ A queda de cabelo só acontece em adultos após uma certa idade”


Mito :  Queda de cabelo não é apenas uma condição do envelhecimento. Adolescentes e até crianças são propensos à queda de cabelo devido a vários fatores. 

10. “Apenas homens sofrem com a queda capilar ”

Mito: Na realidade, a queda de cabelo é tão comum nas mulheres quanto nos homens, pode ser menos aparente nas mulheres porque elas são mais cuidadosas em escondê-la do que os homens.

11. “Secador e alisador causam perda de cabelo.”

Mito: O uso correto e moderado não faz mal. O abuso, por outro lado, pode danificar as hastes dos cabelos. A solução perfeita é usar o secador em temperatura baixa e não muito próximo aos cabelos. Assim você evitará danos ao couro cabeludo.

12. “Cabelo oleoso cai com mais frequência”

Verdade:  Quando o seu couro cabeludo produz muita gordura e você não se livra dela, pode descobrir que mais cabelo cai. Isso acontece porque o sebo (óleo) torna o cabelo “sujo” e pode obstruir o folículo, o que influencia na queda. 

Ainda tem algum mito que deseja saber se é verdade? Deixe nos comentários.

Se você está tendo queda de cabelo, precisa conhecer os principais tratamentos disponíveis!

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    2 Comentários

    1. Rosiris Guerra Inglese disse:

      Lavar o cabelo diariamente com shampoo estraga a haste do cabelo? Eu lavo diariamente com shampoo, atualmente uso o Capelux e meus cabelos são muito finos. Será que é porque lavo diariamente?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *