Tratamento Capilar Contra a Queda de Cabelo

descubra os procedimentos mais comuns de tratamento capilar para queda de cabelo

Associado de diversas maneiras para potencializar os resultados, o tratamento capilar contra a queda dos cabelos pode ser indicado de forma individualizada pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente.

Entre as reclamações mais recorrentes em consultórios de Dermatologia, encontramos a queda de cabelo.

Esse problema pode ser causado por diversos fatores, que incluem desde genética, alterações hormonais e até deficiências nutricionais. 

O problema pode se manifestar de diferentes formas, sendo que cada uma delas precisa ser tratada de maneiras específicas.

Dessa forma, para dar fim a queda é necessário que seja feito um tratamento capilar individual, que deve ser indicado pelo médico de acordo com o quadro do paciente, levando em consideração o tipo de queda, além dos fatores responsáveis por causar o problema.

O diagnóstico é feito através de uma avaliação minuciosa do quadro, podendo incluir exames de sangue, tricoscopia (visualização dos fios em grande aumento) e até biópsia.

Com o avanço da tecnologia, hoje existem várias opções de tratamento capilar para a queda de cabelos, que podem ser combinados de diferentes formas para proporcionar ao paciente os melhores resultados possíveis. 

Principais opções de tratamento Capilar em consultório

Microperfurações do couro cabeludo com laser

Os lasers de alta potência, como o laser ND:YAG, CO2, e outros, provocam micro-lesões no couro cabeludo, estimulando a produção de Fatores de Crescimento e a produção de cabelo do bulbo. 

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

Outro tratamento capilar que vem ganhando cada vez mais espaço é a terapia regenerativa com plasma rico em plaquetas (PRP), que consiste na injeção de plasma do próprio paciente no couro cabeludo.

Como as plaquetas são ricas em Fatores de Crescimento Derivados de Plaquetas (PDGF – Platelet Derived Growth Factors), que atuam nas células epiteliais, este método reativa as células deprimidas da região com consequente estímulo ao crescimento dos fios. 

Apesar de ser muito comentado nos congressos médicos, o PRP ainda não está disponível no Brasil.

Ainda é vetado pela ANVISA para uso regular nas clínicas dermatológicas.

Esse tratamento capilar é permitido apenas em grupos de estudos dentro das universidades, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Intradermoterapia

Outro procedimento eficaz no combate a certos tipos de queda, como o eflúvio telógeno, é a intradermoterapia, ou seja, a injeção de substâncias como vitaminas, fatores de crescimento sintéticos e inibidores da enzima causadora da queda (5-alfa-redutase) diretamente no couro cabeludo, visando tornar os cabelos mais fortes e saudáveis.

As sessões de tratamento se repetem a cada 7 ou 15 dias, dependendo da gravidade do problema. 

Microagulhamento

Outro tratamento capilar bastante utilizado é a sessão de microagulhamento.

Os aparelhos, elétricos ou manuais, possuem várias agulhas muito finas que apenas penetram a pele, sem injetar nenhum medicamento.

As micro lesões no couro cabeludo causam liberação de substâncias responsáveis por ativar a multiplicação de células da pele e das raízes dos cabelos, promovendo o crescimento do cabelo.

Esse estímulo à multiplicação celular, quando age na raiz do cabelo, resulta em mais células sendo produzidas no bulbo capilar, o que o engrossa e favorece o nascimento e crescimento dos fios. 

Todos os tratamentos considerados doloridos usam anestésicos tópicos ou resfriamento da pele para serem mais confortáveis para o paciente.

A aplicação tópica de diversos medicamentos também costuma ser feito logo após esses tratamentos.

Tratamento Capilar com LED

Outro tratamento capilar utilizado em quase todas as clínicas especializadas em queda de cabelo é a LEDterapia.

Aparelhos com LED vermelho 660nm profissionais são aplicados 2 a 3 vezes por semana durante cerca de 10 minutos para estimular os folículos e as células tronco dos cabelos.

Existem ainda os aparelhos de LED para uso diário domiciliar, que complementam os tratamentos em clínicas.

Tratamento Capilar Domiciliar

É importante lembrar que o tratamento capilar contra a queda de cabelos não se restringe aos procedimentos em consultório.

Os cuidados em casa potencializam os resultados do tratamento em consultório. 

Em casa são usados medicamentos tópicos ou orais capazes de prolongar a fase de crescimento dos fios.

Os mais conhecidos são o Minoxidil e a Finasterida.

O primeiro, de uso tópico, tem efeito vasodilatador, aumentando o aporte de nutrientes para os fios.

O segundo, de uso oral inibe a enzima 5-alfa-redutase, levando a uma redução do efeito da testosterona, causadora da queda encontrada na alopecia androgenética.

Suplementação de vitaminas para os cabelos, proteínas e sais minerais também pode ser necessária em pessoas com deficiências alimentares.

LEDterapia domiciliar

Os equipamentos baseados em LEDterapia (Low Level Light Therapy), como o Boné Capellux e o capacete Capellux I9, também são grandes aliados no tratamento capilar domiciliar.

Assim como os aparelhos deste tipo utilizados em consultório, eles ajudam a aumentar:

  • Aporte sanguíneo em todo couro cabeludo,
  • Produção de ATP (energia celular),
  • Absorção de medicamentos tópicos aplicados após a sessão de LEDterapia,
  • Liberação de Fatores de Crescimento
  • Estimulo a proliferação, migração e diferenciação de Células Tronco dos folículos pilosos.

Usada como tratamento capilar único, a LEDterapia interrompe a queda, produz aumento na quantidade e espessamento dos fios, aumento do brilho e melhora a textura dos cabelos. 

Também ajuda muito na absorção dos medicamentos pelo couro cabeludo. 

São inúmeros os tratamentos capilares existentes e com certeza você será beneficiado com um ou a associação de alguns deles.

Se você não está familiarizado com esse problema, procure um profissional de sua confiança. 

E não se esqueça, quanto mais cedo você iniciar o tratamento capilar, melhores serão os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loja