Queda de cabelo em criança: por que o cabelo do meu filho está caindo?

O que causa queda de cabelo em crianças

A queda de cabelo não é apenas um problema para adultos. Pode afetar algumas crianças, sob a forma de afinamento geral ou manchas carecas. Raramente, pode ser devido a condições genéticas e herdadas, mas também pode resultar de doenças da pele ou condições médicas gerais, e pode exigir investigação. 

A queda de cabelo em crianças pode ser muito angustiante para a criança e os pais, por isso  a equipe médica e técnica da Cosmedical, maior fabricante de aparelhos de LEDterapia do Brasil, irá te ajudar a entender as causas. 

Causas de queda de cabelo em crianças

As condições médicas são as principais razões para a queda de cabelo. Aqui estão os motivos mais comuns para queda de cabelo infantil.

Menina: queda de cabelo em criança

Condições médicas

As condições médicas são condições biológicas ou alterações fisiológicas que levam à redução do crescimento do cabelo ou à queda de cabelo em crianças. Essas condições demandam supervisão médica e medicamentos prescritos para tratamento eficaz. Aqui estão algumas condições comuns que ocorrem em crianças:

1. Tinea Capitis

É uma infecção fúngica que pode ser vista frequentemente em crianças pequenas. Ela aparece em várias formas diferentes; como manchas escamosas ou os cabelos quebrados na superfície, aparecendo pontos pretos no couro cabeludo. 

É transmitido de pessoa para pessoa através de contato físico e falta de higiene. O uso de pentes, roupas de cama e o contato com animais domésticos propensos a essa infecção também contribuem para o desenvolvimento dessa infecção.

2. Alopecia Areata

Alopecia areata é uma condição que causa perda de cabelo em certas regiões do couro cabeludo ou em todas as áreas do corpo. Não há causas conhecidas específicas para alopecia em crianças. Acredita-se que certos fatores rotineiros do ambiente desencadeiem esta doença naqueles que são geneticamente predispostos a ela.

3. Tricotilomania

A tricotilomania é um distúrbio mental que envolve a retirada compulsiva dos fios de cabelo devido ao estresse ou à ansiedade.

4. Eflúvio Telógeno

É uma condição que leva à queda de cabelo difusa em crianças. Acontece quando os ciclos normais dos folículos capilares são interrompidos em crianças devido ao estresse extremo, traumas, uso de certos medicamentos, alimentação irregular, entre outros. alimentar irregular, traumas, disfunções na tireoide, entre outros.

Esse tipo de perda de cabelo geralmente é temporário e, potencialmente, o cabelo pode voltar a crescer depois que a causa for tratada ou o fator precipitante recuperado.

5. Deficiência Nutricional

As deficiências nutricionais surgem quando o corpo não recebe nutrientes suficientes para o crescimento e desenvolvimento adequados. As deficiências nutricionais levam a uma série de problemas de saúde em crianças, incluindo queda de cabelo.

6. Problemas endócrinos

Problemas endócrinos, como hipotireoidismo, onde a glândula tireóide é subativa e não produz hormônios tireoidianos suficientes, resultam em perda de cabelo. A falta de um metabolismo regulado como resultado de sintomas endócrinos está ligada à queda de cabelo em crianças.

Condições não médicas

As causas não médicas da perda de cabelo em crianças são:

  • Fios de cabelo amarrados com muita força em tranças, rabos de cavalo e presilhas;
  • Usar muito calor para secar o cabelo;
  • Pentear o cabelo molhado com pentes e escovas (penteado pré-maduro);
  • Queda de cabelo recém-nascida durante os primeiros meses, que cresce com o tempo.

Queda de cabelo infantil tem solução

A queda de cabelo prejudica a auto-estima e a confiança, mas com a combinação certa de rotinas de cuidados com os cabelos e hábitos de vida saudáveis, seu filho verá seu cabelo crescer rapidamente. 

Antes de iniciar qualquer tratamento para queda de cabelo infantil, consulte um dermatologista. Com apoio emocional, hábitos de higiene adequados e, seguindo o conselho do seu médico, seu filho poderá se despedir da queda de cabelo no devido tempo.

Ainda tem alguma dúvida sobre queda de cabelo em criança? Deixe sua pergunta nos comentários.

1 Comentário

  1. Alice Santos Rocha disse:

    Ainda bem que é temporário! Publicação esclarecedora!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *