Conhecida por ser um procedimento médico altamente invasivo, a bariátrica provoca muitas mudanças no corpo dos pacientes submetidos a ela, e uma das principais reclamações após a cirurgia, é a queda capilar que está presente em cerca de 50% dos pacientes.
O cabelo é a moldura do rosto e, alterações como queda podem afetar diretamente a autoestima, mas calma! Hoje iremos explicar o que causa e como tratar a queda capilar pós bariátrica.
Leia também: Tratamento capilar para queda de cabelo
O que causa a queda capilar pós bariátrica?
A queda de cabelo após a cirurgia é muito comum, pois o corpo estava acostumado com uma certa quantidade de calorias, vitaminas e nutrientes e após o procedimento, essa quantidade passa a ser consideravelmente menor. Dietas restritivas e déficits nutricionais estão diretamente ligados à queda dos fios, pois o corpo ao identificar a baixa ingestão de nutrientes e vitaminas, prioriza as funções essenciais para seu funcionamento, o que não inclui o crescimento e fortalecimento dos fios.
Outro fator muito importante que está associado à queda capilar pós bariátrica, é o estresse, que está presente no pré e pós operatório. As alterações na vida do paciente não são apenas físicas, mas também mentais, onde há um novo corpo, rotina, alimentação, hábitos e alteração da auto imagem. O excesso de estresse é uma contribuição direta à queda capilar.
Se interessa pelo tema? Leia também: Sua queda de cabelo está afetando a sua saúde mental
Tratamentos eficazes para queda capilar pós bariátrica
1- Suplementação
A suplementação é uma das formas mais eficazes de combater a queda capilar pós bariátrica, lembrando que é importante procurar orientação médica para a ingestão de qualquer medicamento.
Os suplementos que contém biotina, sulfato e ferro são os mais indicados para tratar a queda de cabelo.
2- Evite a lavagem com água muito quente.
A água quente causa ressecamento, pontas duplas e enfraquecimento dos fios. Ao lavar o cabelo dê preferência para água de morna a fria, assim o couro cabeludo fica saudável e sem irritações que causam queda, coceira e caspa.
3- Suspenda as químicas!
As químicas no geral fragilizam os fios, em casos de queda, podem agravar ainda mais o quadro, o ideal é a suspensão total de químicas durante a recuperação da cirurgia bariátrica.
4- Tratamentos com LED
A LEDterapia é um tratamento domiciliar para tratar ou melhorar a qualidade dos fios de cabelo, é foco de diversos estudos internacionais que comprovam sua eficácia e qualidade, consiste na aplicação de dispositivos (bonés e capacetes) com luzes vermelhas/ infravermelhas no couro cabeludo. As células que fabricam o cabelo possuem muitas mitocôndrias que consomem energia constantemente, e por isso são beneficiadas pela LEDterapia.
O procedimento também é conhecido como laser de baixa intensidade e é indicado para tratamento de queda capilar pós bariátrica. A LEDterapia é um tratamento seguro e totalmente indolor, com a mais alta tecnologia no tratamento de queda e crescimento capilar.
Ficou com alguma dúvida sobre os nossos dispositivos de LEDterapia? Entre em contato conosco, através da nossa Central de atendimento!
6 Comentários
No caso de queda de cabelo devido a quimioterapia, o boné ajuda na queda?
Olá Eliane, boa tarde.
Sim, recomendamos que o tratamento com o Capellux seja realizado após finalizar o processo de quimioterapia. 🙂
Olá, bom dia!
Estou muito preocupada com a queda de meu cabelo , portanto estiu em busca de uma soluçao para amenizar a queda de cabelo.
Olá, Ivanilda, tudo bem?
Agradecemos o seu contato e lamentamos que esteja passando por essa situação tão delicada.
A queda de cabelo pode ter diversas origens, somente um médico poderá diagnosticá-la e indicar qual o tratamento mais adequado para a sua situação.
O tratamento com LEDterapia é indicado para inúmeros casos.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Olá, gostaria de saber se mesmo qiem fez bariátrica e teve a queda de cabelo constante devido a falta de alguns suplementos vitaminas ( deixei passar muoto tempo) , pode recorrer ao implante capilar.
Estou fazendo uso de vitaminas como biotina, ferro etc… mas notei que houve uma pequena melhora mas o cabelo nas regiões onde havia caído não retornou.
Obs: tenho 58 anos.
Olá, Marcelo, como vai?
Após uma cirurgia bariátrica, é comum enfrentar uma queda de cabelo devido às mudanças significativas na dieta e à absorção de nutrientes.
Pessoas que passaram por cirurgia bariátrica podem recorrer ao implante capilar, desde que tenham boa saúde e couro cabeludo saudável suficiente para doar os folículos necessários para o transplante.
Porém, somente um médico tricologista poderá avaliar se o seu corpo está em condições adequadas para realizar um procedimento cirúrgico como o implante capilar.
Qualquer outra dúvida, conte sempre com a equipe Capellux.