Cabelo caindo por causa de química: o que fazer?

queda de cabelo por química como tratar

Muitas pessoas investem muito tempo, cuidado e dinheiro para garantir que seus cabelos tenham uma boa aparência. Infelizmente, se o cabelo for super processado, todos os tratamentos destinados a melhorar a aparência do cabelo podem causar  queda de cabelo.

Danos químicos e queda de cabelo

Tratamentos de cabelo, como permanentes, tinturas de cabelo e alisantes, todos contêm produtos químicos. Quando aplicados corretamente por profissional treinado, esses produtos não devem causar danos excessivos aos cabelos. 

No entanto, inexperiência, má aplicação ou superexposição desses produtos e produtos químicos podem causar danos ao cabelo. Sem os devidos cuidados, o dano químico pode até causar danos aos fios e por consequência a queda.

 Por que isso acontece?

  • O processamento químico retira os óleos naturais do cabelo, fazendo com que os fios individuais se tornem secos, quebradiços e quebrem na raiz;
  • Os tratamentos químicos desgastam a cutícula do cabelo, causando pontas duplas e quebra em qualquer parte da haste do cabelo;
  • Tratamentos químicos queimam o couro cabeludo, fazendo com que o folículo piloso encolha e cresça mais fino;
  • Os tratamentos químicos para o cabelo ressecam o couro cabeludo, fazendo com que os folículos pilosos produzam sebo em excesso e se tornem obstruídos com óleo e células mortas da pele;
  • O alisamento e a permanente do cabelo fazem com que perca sua estrutura, amolecendo a cutícula para que a haste fique mais fina, mais macia e esponjosa, eventualmente se tornando tão fraca que quase parece se dissolver quando molhada;
  • Há muitos processos de puxar, prender, enrolar e pentear durante os processos químicos que podem fazer com que o cabelo enfraqueça na raiz e caia.

Queda de cabelo por química: como tratar?

O tratamento para queda de cabelo após tratamento químico pode ajudar não só a promover o crescimento, mas também a restaurar a condição e a força do cabelo.

Aqui estão algumas dicas sobre como tratar cabelos danificados quimicamente:

10 regras simples de como parar queda de cabelo urgente

Comece cedo

Assim que você notar sinais de danos ao cabelo, mesmo os menores, comece a trabalhar no reparo. Mude para um shampoo e condicionador suaves. Você pode optar por shampoos com ingredientes naturais, para curar os danos e reduzir a queda do cabelo. 

Abandone a cor do cabelo

A coloração do cabelo envolve muitos riscos. Tente evitar pintar o cabelo o máximo que puder. Se você retocar a cada 3-4 semanas, tente estender o período para 6-8 semanas. 

Isso permitirá que seu cabelo tenha algum tempo para reparar o desgaste de suas madeixas. Se você muda a cor do cabelo com frequência, opte por cores sem amônia e descarte suas tinturas de cabelo químicas e use tinturas naturais.

Diga não às chapinhas, secadores e babyliss

Se você secar o cabelo toda vez que o lavar, pare imediatamente. Secadores de cabelo , ferros para alisar cabelo e barras de ondulação causam tantos danos quanto os próprios produtos químicos. E nos cabelos já danificados pela coloração química, agravam o quadro. Escolha secadores de cabelo frios caso precise secar o cabelo. No entanto, não exagere.

Cuide do seu cabelo

Evite secar o cabelo esfregando-o com a toalha. Use uma toalha macia para enrolar o cabelo e secá-lo. 

Use condicionadores profundos todas as semanas e deixe-os no cabelo por 10-15 minutos. Um condicionador de cabelo de boa qualidade adiciona nutrientes essenciais ao cabelo e repara os fios danificados. 

Tônicos antiqueda  podem ser usados para revitalizar o couro cabeludo, pois auxiliam no crescimento dos fios.

Invista em LEDterapia 

A LEDterapia é um tratamento eficaz e seguro para melhora da qualidade dos fios e diminuição de  queda. Diversos estudos publicados comprovam sua eficácia na nutrição, aumento da espessura e contagem dos fios. 

Leia também – Quer cabelos bonitos? Entenda como a luz de LED pode te ajudar!

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua pergunta nos comentários.

2 Comentários

  1. Marina disse:

    Toda vez que faço progressiva meu cabelo cai muito!!! Posso usar Capellux ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *