Distúrbios da tireoide e queda de cabelo são bastante comuns. Os hormônios produzidos por essa glândula afetam quase todas as partes do corpo – do coração ao cérebro, dos músculos ao cabelo. É um problema hormonal bastante comum em mulheres e pode ser um sinal de que a tireoide não está funcionando como deveria.
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA tireoide é uma pequena glândula na garganta com o formato de uma borboleta. Como parte do sistema endócrino, a tireoide produz hormônios que regulam o metabolismo e certas funções corporais.
Entre as muitas coisas que os hormônios da tireoide regulam está a manutenção e o desenvolvimento do folículo piloso . O cabelo passa por ciclos de crescimento, descanso e queda antes de crescer novamente.
Desequilíbrios da tireoide, especialmente dos hormônios T3 e T4, podem desencadear o eflúvio telógeno – que ocorre quando os folículos capilares mudam para a fase de repouso muito cedo. O eflúvio telógeno pode levar à queda de até 70% dos cabelos do couro cabeludo em dois meses.
Além disso, certas doenças da tireoide podem desencadear outros problemas médicos. Portanto, mesmo que o problema real da tireoide não cause queda de cabelo, ele inicia um efeito dominó de outras doenças que causam queda de cabelo.
A queda de cabelo por tireoide afeta o couro cabeludo, é claro, mas não se limita a isso . Uma das maneiras de saber se você está tendo queda de cabelo em relação a um problema de tireoide é quando você perde cabelo em outras partes do corpo, como as sobrancelhas .
Você poderá notar principalmente:
Isso depende do tipo específico de tireoide e da condição de perda de cabelo . Se for puramente um desequilíbrio hormonal (como hipotireoidismo ou hipertireoidismo), o cabelo geralmente retorna assim que os níveis adequados da tireoide são restaurados. No entanto, devido à forma como os ciclos do cabelo funcionam, pode demorar um pouco.
Se, no entanto, a queda de cabelo for devido a uma condição autoimune que danifica a tireoide, a queda de cabelo pode não ser reversível – especialmente se uma condição autoimune, como a doença de Hashimoto , desencadear a queda de cabelo autoimune, como alopecia areata.
Se você acha que pode ter problemas com a tireoide e cabelos ralos, a primeira etapa é fazer um exame de tireoide.
Você precisa saber se é um desequilíbrio da tireoide, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo , ou uma condição autoimune que afeta a tireoide. Se for um desequilíbrio hormonal tratável, além de tomar a medicação recomendada para a tireoide, algumas mudanças na dieta podem ajudar a apoiar seu corpo enquanto ele recupera o equilíbrio.