Sobre o autor
A queda de cabelo na menopausa começa por volta dos 45 anos, quando os hormônios femininos começam a diminuir. Essa redução leva a várias alterações no corpo da mulher. Uma delas é a perda progressiva da qualidade dos cabelos. Em algumas de nós, esse processo começa mais cedo, em outras mais tarde, mas, a grande maioria acaba passando por essa fase, que pode ser um pouco incômoda.
Depois dos 50 anos, os fios vão ficando mais finos, mais fracos, começam a perder o brilho, o volume, vão crescendo mais lentamente e caem antes de atingir o auge da beleza. Isso tudo acontece pela queda considerável dos hormônios estrogênios. Ainda temos que considerar os diversos tipos de química que agridem os fios.
Se você só tem esse problema, denominado alopecia senil pelos entendidos, agradeça! Porque existe ainda a alopecia androgenética, que pode ser um quadro ainda mais complicado, sendo o tipo de queda que afeta mais os homens, mas as mulheres também podem sofrer com ela.
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleConversando mais detalhadamente, essa perda das características dos fios ou essa queda de cabelo na menopausa, se deve ao fato do estrógeno ser um hormônio com características anabolizantes, ou seja, ele aumenta a produtividade de algumas células.
As células do folículo piloso, que fabricam o pelo, respondem muito bem ao estrógeno. É como se fosse um adubo para os cabelos, e, sabemos que quando não adubamos, as plantas morrem ou ficam muito fracas. Eu sei o que você está pensando… É isso mesmo! Envelhecer é difícil, mas é só mais uma das fases da vida!
Existem várias alternativas para dar uma mãozinha quando o assunto é queda de cabelo na menopausa. Os tratamentos mais comuns envolvem o uso de tônicos e shampoos antiqueda, reposição oral de algumas vitaminas, minerais e uso de alguns aparelhos certificados com a tecnologia da LEDterapia.
Se seu caso for muito severo, vale a pena consultar uma dermatologista que, com certeza vai acrescentar alguns tratamentos contra queda de cabelos na clínica. Vamos falar um pouco sobre esses produtos e para você ter uma visão geral de como funcionam os diversos tratamentos.
Nessa fase da vida, as características físico-químicas e necessidades nutricionais dos cabelos são diferentes. Por isso, você vai ver que os produtos também são.
Os shampoos, condicionadores e hidratantes capilares de todas as marcas comerciais que se dedicam ao tratamento dos cabelos em envelhecimento, contêm concentrações maiores de componentes hidratantes, óleos essenciais, algumas vitaminas e fortalecedores dos fios. Se for fazer o uso desses dermocosméticos, prefira uma marca conceituada ou indicada por um profissional de sua confiança.
Insista em produtos que especifiquem no rótulo: tratamento para cabelos envelhecidos, menopausa, cabelos brancos, etc. A ANVISA exige comprovação de eficácia para que o rótulo contenha essas indicações, então você pode confiar..
Os multivitamínicos para a terceira idade também ajudam bastante. Alguns deles são mais indicados para a pele, unhas e cabelos (hair, skin and nails). Aqui também vale a regra de ficar atento à indicação no rótulo.
As loções anti queda para o couro cabeludo mais usadas são as que contém minoxidil. Esse medicamento é indicado para a queda do cabelo masculino e feminino. Normalmente, são comercializada entre 2 e 5% nos produtos. Existem outras fórmulas feitas com extratos vegetais combinados com os mesmos ingredientes dos shampoos. Como as concentrações de produtos são maiores e ficam mais tempo em contato com o couro cabeludo, prometem um efeito maior.
Uma opção muito interessante e que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, é a LEDterapia. Essa tecnologia vem se tornando uma tendência mundial nos tratamentos de diversos problemas capilares.
A descrição científica constata que a radiação emitida por LEDs estimulam as células tronco do folículo piloso e os fios voltam a crescer plenamente, se o uso for contínuo e regrado.
Ótimas opções para quem quiser investir nesse tipo de tratamento, são o Boné de LED e o Capacete I9, ambos certificados pela ANVISA e com ótimos resultados de pacientes. Você pode adquiri-los facilmente em nossa loja.
16 Comentários
Boa noite, estou com 53anos e estou perdendo muito cabelo, gostaria de saber se existe alguma coisa á fazer.
Olá Cátia,
É muito normal ter queda de cabelo nessa faixa etária.
Para diminuir a queda de cabelo e aumentar a espessura dos fios, indicamos o Capellux.
Conheça em nossa loja.
Qual o melhor xampoo para queda de cabelos na menopausa? Estou com 52 anos e o meu cabelo está caindo muito.
Olá, Norma!
A linha de shampoos Capellux possui ativos 100% naturais, excelentes para a redução da queda e aumento da espessura dos fios.
Você pode acessar a nossa loja e escolher o que mais se adequada ao seu tipo de cabelo. 🙂
Boa noite!
Vcs indicariam fora o tratamento capilar algum suplemento para ajudar contra a queda do cabelo na menopausa?
Olá, Marilza!
O ideal é que você passe com um médico especialista. Ele poderá indicar o melhor suplemento para você 😉
Meu cabelp esta caindo e elastico o que fazer
Olá, Aparecida!
Se seu cabelo está caindo e está aparentemente fraco (elástico), recomendamos que conheça os nossos dispositivos para queda de cabelo. Eles além de combater a queda, fortalecem e dão brilho aos fios. Acesse o link e saiba mais sobre eles! 😉
Gostaria de um tônico para prevenir o envelhecimento do cabelo, existe? E para prevenir os fios brancos tb?
Olá, Gina!
Temos em nossa linha de Tônicos Capellux, o Tônico anti-aging cabelos grisalhos e envelhecidos. 😉
Estou com queda de cabelo estou usando o shampoo cetoconazol e o spray capy minoxidil ,tenho muita coceira na parte frontal da cabeça ,mesmo usando o cetoconazol não parou
Olá, Marineuza!
Procure um dermatologista, só ele poderá te orientar melhor quanto a essa coceira 😉
Olá acredito estar na menopausa, pois estava no climatério em Nov/20 conf. exame hormonal, estou com os sintomas, porém tive uma anemia em Janeiro devido a um sangramento menstrual intenso por mtos dias, enfim fui a Dermato e me prescreveu vitaminas e shampoo super caros, até realizar os exames, mas acho q seja hormonal devido a menopausa, enfim a vitamina e shampoo não está resolvendo usando a há um mês.
Olá, Neusa!
Consulte um ginecologista para que seja realizado o diagnóstico correto e o controle hormonal.
Quanto à queda de cabelo, indicamos o Capellux. Dispositivo de LEDterapia com eficácia comprovada para o combate da queda de cabelo e crescimento dos fios.
Clique no link e saiba mais sobre essa tecnologia!
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Estou fazendo uso de reposição hormonal há mais de um ano e aí da estou com muita queda de cabelo não sei mais que fazer…ando muito triste.
Olá, Carla!
Realmente esse processo pode causar queda de cabelo :/ Entretanto, a nossa orientação é procurar um dermatologista especializado para te indicar o melhor tratamento.