Sobre o autor
A queda de cabelo pós parto é queixa de 50% das mulheres, isso se deve a várias alterações no corpo que ocorrem durante e após a gestação. A gravidez traz mudanças significativas para o corpo da mulher, entre essas alterações está a queda capilar excessiva. Se na gravidez a mulher tem alterações naturais, que contribuem para a queda de cabelo, transtornos psicológicos como a depressão, podem agravar ainda mais o problema.
Hoje você vai aprender porque a depressão pós parto pode contribuir para queda de cabelo excessiva.
Leia também: Queda de cabelo pós parto pode ser eflúvio telógeno?
Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
Durante a gravidez há alterações de hormônios, o que implica também no ciclo capilar natural. Em um couro cabeludo normal cerca de 95% dos fios estão em fase de crescimento conhecida também como (anágena), o restante dos fios estão na fase de queda chamada de (telógena).
Durante a gestação 99% dos fios ficam na fase anágena, pois o corpo da mulher está sem perda de sangue mensal e aproveitando melhor os nutrientes, assim os fios que estavam programados para cair, permanecem no couro cabeludo, por conta disso muitas mulheres relatam cabelos mais bonitos e cheios durante a gestação.
Após o parto, os hormônios femininos voltam ao normal e o ciclo capilar também, ou seja, os cabelos que não caíram, começam a se desprender do couro cabeludo para seguir seu ciclo natural. Como os fios não caíram por um longo período, a queda capilar pós parto vem em grande quantidade.
Devido às alterações naturais no corpo, o estresse pós parto e noites mal dormidas, algumas mulheres desenvolvem depressão. Além do humor muito alterado, pessoas depressivas sofrem com a falta de apetite que leva a desnutrição, por conta do consumo de alimentos com alto teor de gordura e açúcares, a falta de alimentos nutritivos contribui para a indisposição e queda do cabelo que já está fragilizado.
Está gostando da leitura? Acesse também: queda de cabelo pós parto dúvidas frequentes
Como combater a depressão pós parto e tratar a queda capilar?
Se permita errar, aprendamos com os erros!
Depressão tem cura! Mas você precisa tomar a iniciativa.
Leia também: Doenças que causam queda de cabelo
Massagem no couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea.
Dieta rica em nutrientes e vitaminas.
Tônicos podem ser seu aliado!
Se você gostou da leitura, baixe nosso e-book gratuito: Queda de cabelo e saúde emocional
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa central de atendimento!