Vitaminas essenciais para cabelo: Guia prático

A ingestão das vitaminas essenciais para cabelo é fundamental para combater deficiências nutricionais que podem causar queda, opacidade e enfraquecimento dos fios.

Assim como outras partes do corpo, os cabelos também demandam uma ingestão adequada de vitaminas e nutrientes que devem fazer parte da dieta.

A seguir conheça as vitaminas mais indicadas para cabelo e qual a importância delas à saúde capilar.

Vitaminas e benefícios para o cabelo

Existem muitas vitaminas essenciais para o cabelo, pois cada complexo cumpre uma função diferente na saúde e beleza dos fios. Dessa forma, não é possível falar em um único benefício das vitaminas para a saúde capilar.

Elas cumprem várias funções desde o fortalecimento dos cabelos até a redução da queda de cabelo. Os principais benefícios incluem:

  • produção de sebo saudável;
  • redução da queda de cabelo;
  • fortalecimento dos fios;
  • crescimento capilar;
  • saúde do couro cabeludo;
  • maciez e brilho dos fios;
  • redução da caspa e outros problemas capilares.

Portanto, uma dieta variada que contemple as vitaminas A, do complexo B, C, D e E é essencial para saúde e beleza dos cabelos.

Nutrientes essenciais para o cabelo

Além das vitaminas essenciais para cabelo, também é importante incluir na dieta os nutrientes que são fundamentais aos fios. Os principais deles são:

  • ferro: é o nutriente que ajuda no transporte do oxigênio pelos glóbulos vermelhos auxiliando no crescimento dos cabelos visto que a deficiência de ferro, que pode causar anemia, está relacionada à queda capilar;
  • zinco: responsável pela reparação do tecido capilar e manutenção das glândulas sebáceas para produção adequada de sebo;
  • proteína: principal nutriente visto que o cabelo é quase que totalmente composto por proteína. Ela ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios.

Os alimentos que podem compor a dieta para ingestão adequada desses nutrientes para o cabelo incluem: ostras, ovos, carne vermelha, espinafre, lentilhas, gérmen de trigo e sementes de abóbora.

Vitaminas essenciais para cabelo parar de cair

Como visto, existem vitaminas essenciais para cabelo que cumprem diferentes funções na saúde e estética capilar. Dessa forma, é importante conhecer como cada vitamina auxilia em aspectos específicos como queda, fortalecimento e crescimento.

Vitamina D

A vitamina D é necessária para reduzir o aspecto áspero do cabelo e proteger os fios, sendo que a principal forma de ela ser metabolizada é por meio da exposição solar.

Vitamina B3

A vitamina B3 atua no fortalecimento dos fios e influencia diretamente a prevenção da queda de cabelo. Ela pode ser consumida em amendoim, castanhas, aves, ovos, frutas secas e cereais integrais.

Vitamina B5

Essa vitamina é necessária para hidratar os cabelos, fazendo com que ele fique mais forte e resistente, além de evitar as pontas duplas. 

Para sua ingestão, devem ser contemplados na dieta alimentos como: milho, leite, cogumelos, abacate, ovos e vegetais.

Biotina

A vitamina B7 ou B8, conhecida como biotina, é fundamental para absorção de queratina, o que faz com que ela combata a queda capilar e mantenha a saúde dos fios. 

Muitas pesquisas são direcionadas a identificar a extensão dos benefícios da biotina aos cabelos, mas estima-se que ela está relacionada com a produção de queratina, proteína que compõe mais de 80% dos fios.

A deficiência de biotina é rara, pois ela está presente em muitos alimentos, no entanto, quando identificada, uma alternativa são os suplementos, que oferecem um resultado satisfatório no fortalecimento capilar e das unhas, redução da caspa e hidratação dos fios. 

Para incluir a biotina na dieta é possível inserir opções como órgãos de animais, como fígado e rins, carnes vermelhas, ovos, cereais integrais e nozes.

Ácido fólico

O ácido fólico ajuda no combate aos fios brancos, que são mais fracos e ásperos e, portanto, propensos à quebra e queda. Para incluir esse nutriente na alimentação deve-se ingerir vegetais folhosos verde-escuros, como escarola e couve.

Vitamina B1

A vitamina B1 ajuda no controle do estresse e como ele é um dos responsáveis pela queda de cabelo ela pode auxiliar na prevenção desse problema. Ela está presente em cereais, carnes e verduras.

Vitaminas para cabelo crescer

Algumas vitaminas agem diretamente no auxílio ao crescimento dos fios. Conheças as principais a seguir!

Vitamina A

A vitamina A impede a degeneração das células, ajuda na elasticidade dos fios, produção de sebo e multiplicação celular. Esse conjunto de benefícios faz com que o cabelo cresça com mais saúde.

A ingestão da vitamina A ocorre ao incluir alimentos como gema do ovo, leite e derivados, cenoura, mamão, manga e vegetais de folhas verde-escuras na dieta.

Vitamina E

A vitamina E ajuda na circulação sanguínea no couro cabeludo, melhorando a chegada de nutrientes aos fios, além de ter ação antioxidante, protegendo o cabelo.

Pode ser encontrada em alimentos como a gema do ovo, verduras verde-escuras, oleaginosas, linhaça, gérmen de trigo e óleos vegetais.

Vitamina B2

A vitamina B12 está associada ao processo de formação e fortalecimento dos fios, auxiliando no crescimento capilar. É encontrada em carnes, leite e verduras.

Vitamina B12

A vitamina B12 atua diretamente na divisão celular e crescimento capilar, sendo que pode ser ingerida em carnes, especialmente as mais magras.

Vitaminas para o cabelo ficar forte

Vitamina C

A vitamina C tem propriedades antioxidantes e auxilia na produção do colágeno, fundamental à estrutura do cabelo. Ao ajudar a combater a ação dos radicais livres, ela ajuda a evitar danos e envelhecimento dos fios, deixando-os mais fortes.

Betacaroteno

O betacaroteno combate o envelhecimento e enfraquecimento dos fios, de forma que o consumo adequado ajuda na manutenção de cabelos mais fortes. Ele está presente em sementes, mamão, abóbora, manga e cenoura.

Zinco

O zinco está relacionado ao controle hormonal, incluindo os níveis de DHT no couro cabeludo, que está relacionado com a alopécia androgenética.

A ingestão adequada de zinco é fundamental, pois esse nutriente ajuda na produção e reparação de tecidos e também dos cabelos, garantindo o funcionamento adequado dos folículos capilares.

Magnésio

Outro nutriente necessário ao fortalecimento capilar e das unhas é o magnésio.

Uma das ocorrências que resulta na queda de cabelo e calvície é a inflamação e formação de depósitos de cálcio nos folículos pilosos. O magnésio ajuda a dissolver esses depósitos, garantindo a oxigenação e recebimento dos nutrientes.

Dessa forma, a deficiência de magnésio pode resultar na alopecia e na calvície. 

Para evitá-la é importante incluir na dieta: uva, banana, abacate, grãos como a granola, gérmen de trigo e aveia, sementes, leite, soja, grão-de-bico, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

Ômega 3

O ômega 3 é um dos nutrientes essenciais para os cabelos, pois ele ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios.

Ele atua garantindo a umidade dos fios e folículos, estimulando a absorção de nutrientes e reduzindo a ação do hormônio DHT que está associado à calvície em homens.

Silício orgânico

O silício orgânico também está relacionado ao fortalecimento dos cabelos ao atuar promovendo mais elasticidade e resistência aos fios, o que garante a redução da quebra e da queda.

Ele também está associado à formação das proteínas necessárias para a estrutura dos cabelos. O silício orgânico pode ser consumido em maçã, laranja, manga, banana, repolho, cenoura, cebola, pepino, abóbora, oleaginosas, cereais e peixe.

A inserção diversificada de vitaminas e nutrientes na alimentação é fundamental ao fortalecimento dos fios, mas pode ser associada a tratamentos complementares.

Como manter os cabelos fortes?

Além da alimentação que é imprescindível para que os cabelos fiquem saudáveis, existem tratamentos específicos para quem identifica que os fios estão fragilizados ou com queda excessiva.

Um dos tratamentos é a LEDterapia, pela qual a radiação emitida estimula as células-tronco do folículo piloso para que os fios voltem a crescer e fiquem mais saudáveis.

O uso do boné de LED que viabiliza o tratamento de LEDterapia no uso domiciliar também é uma opção para amenizar a queda de cabelo por garantir a nutrição e saúde dos folículos, prolongando o ciclo de vida dos fios.

O capacete i9, que utiliza uma tecnologia patenteada de LEDs retráteis para que a luz atinja diretamente o couro cabeludo, promovendo um tratamento uniforme e eficaz para pessoas com maior volume de cabelos.

Tanto o boné de LED como o capacete i9 são certificados pela ANVISA, garantindo um resultado eficaz e seguro para crescimento dos fios.

Além disso, a linha de shampoo antiqueda Capellux também é um complemento ao tratamento de LED para queda de cabelo por contar com ativos como baicalina, germinados de soja, trigo e cafeína.Portanto, para manter a saúde dos fios em dia com as vitaminas para o cabelo, a alimentação e tratamentos complementares como a LEDterapia, o boné de LED e os shampoos antiqueda podem ser ótimos aliados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *