Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

O que é alopecia cicatricial?

A perda de cabelo é uma condição comum que afeta homens e mulheres. Se a queda de cabelo começar a causar calvície, isso indica a presença de um distúrbio capilar grave. Alopecia cicatricial é um conjunto raro de condições enfrentadas por indivíduos que podem levar à calvície permanente experimentada por 3% dos indivíduos que sofrem de queda de cabelo . Uma vez que é prevalente em homens e mulheres de todas as idades e etnias, o diagnóstico precoce ajuda na prevenção de danos potencialmente permanentes.

O que é ?

A Alopecia por Cicatriz, também conhecida como Alopecia Cicatricial, é uma condição caracterizada por uma perda de cabelo acompanhada por cicatrizes. É um distúrbio raro que resulta na destruição permanente de um folículo piloso enquanto o substitui por tecido cicatricial, causando queda permanente de cabelo .

Quais são os diferentes tipos de alopecia cicatricial?

Existem dois tipos principais de Alopecia com Cicatriz: 

  • Alopecia com cicatriz primária – o folículo piloso é danificado e substituído por tecido fibroso que destrói as células-tronco na raiz do cabelo. O folículo é o alvo principal e o ponto de origem da doença. Alopecia de cicatriz primária é agrupada em três categorias: Alopecia linfocítica, neutrofílica e cicatricial mista. Estes incluem ainda Alopecia frontal fibrosante (AFF), líquen plano, Alopecia centrífuga central,  pseudopelada e foliculite decalvante.
  • Alopecia Cicatriz Permanente – Também conhecida como Alopecia cicatricial secundária, essa condição resulta em danos ao folículo piloso por motivos externos. Isso pode incluir danos causados ​​por alisadores, pentes quentes, alisamento químico, radioterapia e acidentes envolvendo traumas no couro cabeludo.

Leia também: Quais são os diferentes tipos de alopecia feminina?

Quais são as causas da alopecia cicatricial?

As causas exatas da alopecia cicatricial ainda não são conhecidas. Quase todas essas condições de queda de cabelo têm como alvo a glândula sebácea e as células-tronco nos folículos capilares, o que geralmente leva à perda permanente de cabelo.

As causas provavelmente não estão relacionadas à genética. Ao contrário da Alopecia sem Cicatrizes, é possível sofrer mais de um tipo de perda de cabelo com cicatrizes por vez e não é contagiosa. Algumas causas prováveis ​​de Alopecia com cicatrizes incluem:

  • Destruição de células-tronco do folículo capilar;
  • Inflamação devido a lesões, tumores ou queimaduras
  • Alguns fatores genéticos específicos;
  • Metabolismo lipídico alterado.

Quais são os sinais e sintomas da alopecia cicatricial?

Uma vez que a cicatriz de alopecia pode resultar em danos permanentes ao cabelo, recomenda-se receber tratamento em um estágio inicial. Você deve procurar os seguintes sinais para identificar esta condição :

  • Comichão, ardor, dor e sensibilidade no couro cabeludo;
  • Inflamação do couro cabeludo e folículos capilares;
  • Enfraquecimento de fios de cabelo;
  • Formação de escamas no couro cabeludo;
  • Bolhas levantadas (também podem ter formação de pus);
  • Vermelhidão ou diminuição da pigmentação no couro cabeludo;
  • Crosta. 

Como diagnosticar a alopecia cicatricial?

O diagnóstico de Alopecia cicatricial começa com uma biópsia do couro cabeludo. A biópsia do couro cabeludo ajuda a diagnosticar a causa exata dessa condição capilar com a ajuda de vários achados que incluem a localização da inflamação do couro cabeludo, o tipo de inflamação presente, sua quantidade e outras alterações indesejadas. As informações obtidas na biópsia ajudam os dermatologistas a determinar o grau de atividade para o tratamento adequado da Alopecia Cicatrizante.

Como tratar cicatrizes de alopecia?

Os estágios finais da Alopecia por Cicatriz costumam ser marcados como uma condição irreversível. Porém, você pode obter um tratamento de Alopecia de Cicatriz em um estágio inicial para evitar que ela se espalhe e cure as áreas circundantes. Uma vez que as estratégias de tratamento são diferentes para cada subtipo, é melhor discutir todas as opções com seu dermatologista para prosseguir com a opção de tratamento apropriada –

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *