Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

O que causa inflamação no couro cabeludo?

Experimentar sintomas de inflamação no couro cabeludo pode ser muito irritante, mas também embaraçoso e às vezes doloroso. Se o couro cabeludo coçar, se houver caspa, manchas vermelhas ou manchas escamosas, você pode estar sofrendo de dermatite seborréica, psoríase ou alopecia cicatricial. Conheça as principais inflamações que afetam o couro cabeludo.

O que está causando a inflamação no couro cabeludo?

Existem vários distúrbios que podem contribuir para a inflamação do couro cabeludo e, se não forem tratados, podem causar queda de cabelo. A boa notícia é que, com o diagnóstico adequado por um profissional treinado e experiente em queda de cabelo, que possa identificar a origem específica do problema, alguns desses distúrbios podem ser remediados, assim como a queda de cabelo resultante.

Esses distúrbios incluem:

Dermatite seborréica–   também conhecida como seborreia, é uma doença comum da pele que afeta principalmente o couro cabeludo. Causa caspa teimosa e é uma condição da pele cerosa, oleosa e escamosa do couro cabeludo, com vermelhidão associada à irritação e inflamação do couro cabeludo.

Psoríase – uma doença da pele em que as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que coçam. Existem várias opções de tratamento, mas essa condição não pode ser curada. A psoríase é considerada um problema do sistema imunológico. Os gatilhos incluem infecções, estresse e resfriado.

Alopecia com cicatrizes – refere-se a um conjunto de distúrbios de queda de cabelo que destroem o folículo capilar, substituindo-o por tecido cicatricial e causando queda permanente de cabelo. Eles são comumente diagnosticados e podem apresentar coceira e inflamação.

Por que ocorre a caspa?

A camada superior da pele do couro cabeludo muda e se renova constantemente. Normalmente você não percebe isso porque as células se desprendem uma de cada vez. A inflamação do couro cabeludo pode fazer com que as células se colem. 

Quando você tem grandes aglomerados de células se desprendendo, flocos visíveis podem ser vistos nos ombros, especialmente se você estiver usando roupas escuras ou no couro cabeludo, pois o cabelo prende a pele escamada.

Coceira no couro cabeludo

A coceira no couro cabeludo, com ou sem descamação, é muito comum. Algumas pessoas de meia-idade apresentam coceira no couro cabeludo sem motivo aparente. A resposta normal é arranhar, mas essa pode ser a pior coisa a se fazer. Coçar muitas vezes causa marcas de arranhões e pequenas feridas em todo o couro cabeludo. Às vezes, a caspa é a culpada pela coceira no couro cabeludo. Existem também algumas doenças de pele menos comuns, como alopecia com cicatrizes, que pode se manifestar como coceira no couro cabeludo.

Conclusão 

A inflamação do couro cabeludo pode ser um sinal de irritação ou infecção. Também pode ocorrer devido a alérgenos no couro cabeludo. A condição geralmente é local para certas partes do couro cabeludo, mas pode causar erupções generalizadas. Normalmente, um couro cabeludo inflamado é acompanhado por outros sinais e sintomas, como erupções cutâneas, pele seca, coceira e descamação. 

Procure um profissional dermatologias, para te auxiliar no diagnóstico e tratamento de causas individuais de inflamação do couro cabeludo.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *