Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Câncer de pele no couro cabeludo: entenda por que você precisa se proteger

Quer você esteja se barbeando ou se seu cabelo diminuiu com o tempo, se você for careca, precisa estar mais atento à saúde do seu couro cabeludo.

Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, o câncer de pele tem maior probabilidade de se desenvolver nas partes do corpo que ficam muito expostas ao sol. E se você não tem cabelo lá, o topo de sua cabeça é o primeiro lugar onde o sol vai atingir com força total, especialmente durante o meio do dia, quando você provavelmente estará exposto ao pico da radiação ultravioleta do sol. 

Ser careca ou ter o cabelo raspado aumenta o risco de câncer de pele?

Infelizmente sim. Estudos mostram que ter ralo ou nenhum cabelo no topo pode aumentar significativamente sua chance de desenvolver alguns tipos de câncer de pele, particularmente carcinomas de células escamosas e carcinomas de células basais.

A boa notícia é que o mais mortal de todos os cânceres de pele, o melanoma, não parece ter maior probabilidade de se desenvolver em pessoas carecas.  Os melanomas podem se desenvolver no couro cabeludo de qualquer pessoa, quer haja cabelo ou não. Vale a pena ficar de olho neles, porque os melanomas no couro cabeludo e no pescoço são, na verdade, o tipo mais perigoso de se contrair.

Leia também: Calvície tem cura?

O que posso fazer para proteger minha cabeça e couro cabeludo do sol?

Ficar longe do sol é a melhor maneira de proteger sua pele dos nocivos raios UV, que podem causar câncer de pele, mas sabemos que nem sempre é possível. Se você precisar sair ao sol, siga estas etapas para proteger a pele de sua cabeça (e aplique as mesmas etapas em outras áreas da pele exposta também!)

Cubra a cabeça

Use um boné ou chapéu de aba larga para proteger o rosto, o pescoço e as orelhas sempre que estiver ao sol. Mantenha um chapéu à mão no carro ou na bolsa e leve um com você para o trabalho, caso precise sair inesperadamente.

Aplique protetor solar

Uma grande vantagem para os carecas: não há nada que impeça você de receber proteção de protetor solar no couro cabeludo. Aplicar protetor solar no cabelo pode ser complicado, mas se você é careca ou está ficando calvo, pode descobrir que pode usar protetor solar por cima com mais facilidade. Use pelo menos o FPS 30 ou superior, e reaplique a cada duas horas e imediatamente após ir nadar ou se secar com a toalha.

Procure uma sombra

Se você tiver que ficar ao ar livre durante o dia, passe o máximo de tempo possível na sombra. Combinando isso com um chapéu, você estará bem protegido. Muito melhor do que fritar o couro cabeludo ao sol do meio-dia.

Leia também: Diferença entre queda de cabelo e calvície: você sabe qual é?

Como posso saber se há câncer de pele no couro cabeludo?

A detecção precoce de câncer de pele é muito importante, por isso vale a pena estar ciente do estado de sua pele. Os cânceres de pele podem se desenvolver rapidamente e é mais provável que você note uma mudança se já tiver passado algum tempo se familiarizando com sua pele.

É difícil ver todo o couro cabeludo, então você pode usar um espelho ou câmera para ter uma boa visão da parte de trás da cabeça e pescoço e atrás das orelhas. 

Ao verificar sua pele, fique atento a estas mudanças em particular:

  • Manchas vermelhas salientes que podem coçar;
  • Lesões planas e firmes da cor da pele que parecem semelhantes a uma cicatriz;
  • Feridas que sangram, criam crostas e não cicatrizam ou cicatrizam e retornam regularmente;
  • Saliências peroladas pequenas, rosa ou vermelhas que podem ter áreas azuis, marrons ou pretas;
  • Entre outros sintomas.

Se notar uma alteração na sua pele, mesmo que não tenha a certeza, deve avisar o seu médico imediatamente.

E se eu for mais cabeludo?

Só porque você tem cabelos cheios, não significa que você não corre o risco de desenvolver câncer de pele no couro cabeludo. E, ao contrário de quem já é calvo, seu cabelo pode realmente dificultar a detecção de mudanças em sua pele.

Dar uma olhada completa em si mesmo ou pedir a um parceiro, amigo, barbeiro ou médico para verificar sua pele regularmente é muito importante, seja cabeludo, careca ou algo entre os dois.

Gostou desse conteúdo? Leia também: O que é transplante capilar ? Quando é indicado?

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *