Quer você esteja se barbeando ou se seu cabelo diminuiu com o tempo, se você for careca, precisa estar mais atento à saúde do seu couro cabeludo.
Embora possa ocorrer em qualquer parte do corpo, o câncer de pele tem maior probabilidade de se desenvolver nas partes do corpo que ficam muito expostas ao sol. E se você não tem cabelo lá, o topo de sua cabeça é o primeiro lugar onde o sol vai atingir com força total, especialmente durante o meio do dia, quando você provavelmente estará exposto ao pico da radiação ultravioleta do sol.
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleInfelizmente sim. Estudos mostram que ter ralo ou nenhum cabelo no topo pode aumentar significativamente sua chance de desenvolver alguns tipos de câncer de pele, particularmente carcinomas de células escamosas e carcinomas de células basais.
A boa notícia é que o mais mortal de todos os cânceres de pele, o melanoma, não parece ter maior probabilidade de se desenvolver em pessoas carecas. Os melanomas podem se desenvolver no couro cabeludo de qualquer pessoa, quer haja cabelo ou não. Vale a pena ficar de olho neles, porque os melanomas no couro cabeludo e no pescoço são, na verdade, o tipo mais perigoso de se contrair.
Leia também: Calvície tem cura?
Ficar longe do sol é a melhor maneira de proteger sua pele dos nocivos raios UV, que podem causar câncer de pele, mas sabemos que nem sempre é possível. Se você precisar sair ao sol, siga estas etapas para proteger a pele de sua cabeça (e aplique as mesmas etapas em outras áreas da pele exposta também!)
Use um boné ou chapéu de aba larga para proteger o rosto, o pescoço e as orelhas sempre que estiver ao sol. Mantenha um chapéu à mão no carro ou na bolsa e leve um com você para o trabalho, caso precise sair inesperadamente.
Uma grande vantagem para os carecas: não há nada que impeça você de receber proteção de protetor solar no couro cabeludo. Aplicar protetor solar no cabelo pode ser complicado, mas se você é careca ou está ficando calvo, pode descobrir que pode usar protetor solar por cima com mais facilidade. Use pelo menos o FPS 30 ou superior, e reaplique a cada duas horas e imediatamente após ir nadar ou se secar com a toalha.
Se você tiver que ficar ao ar livre durante o dia, passe o máximo de tempo possível na sombra. Combinando isso com um chapéu, você estará bem protegido. Muito melhor do que fritar o couro cabeludo ao sol do meio-dia.
Leia também: Diferença entre queda de cabelo e calvície: você sabe qual é?
A detecção precoce de câncer de pele é muito importante, por isso vale a pena estar ciente do estado de sua pele. Os cânceres de pele podem se desenvolver rapidamente e é mais provável que você note uma mudança se já tiver passado algum tempo se familiarizando com sua pele.
É difícil ver todo o couro cabeludo, então você pode usar um espelho ou câmera para ter uma boa visão da parte de trás da cabeça e pescoço e atrás das orelhas.
Ao verificar sua pele, fique atento a estas mudanças em particular:
Se notar uma alteração na sua pele, mesmo que não tenha a certeza, deve avisar o seu médico imediatamente.
Só porque você tem cabelos cheios, não significa que você não corre o risco de desenvolver câncer de pele no couro cabeludo. E, ao contrário de quem já é calvo, seu cabelo pode realmente dificultar a detecção de mudanças em sua pele.
Dar uma olhada completa em si mesmo ou pedir a um parceiro, amigo, barbeiro ou médico para verificar sua pele regularmente é muito importante, seja cabeludo, careca ou algo entre os dois.
Gostou desse conteúdo? Leia também: O que é transplante capilar ? Quando é indicado?
2 Comentários
Gostaria de saber se uma pessoa tem câncer de pele no rosto, pode usar led terapia no cabelo?
Olá, Rosimere, tudo bem?
Agradecemos o contato. Se a pessoa estiver fazendo o tratamento com quimioterapia ou radioterapia na região do pescoço e cabeça, a LEDterapia não irá conseguir auxiliar no combate à queda capilar. Após o tratamento oncológico, o LED conseguirá ter o efeito desejado de auxiliar no crescimento capilar.
Qualquer outra dúvida estamos à disposição.