Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Calvície tem cura?

A calvície é uma condição muito comum que afeta a maior parte dos homens aos 50 anos.  Também afeta as mulheres, embora seja mais raro e geralmente afeta apenas o topo da cabeça. Para algumas pessoas, a calvície é uma parte normal e aceitável do envelhecimento. Para outros, é altamente angustiante. Será que existe cura para a calvície ? Continue a ler para saber mais.

O que é calvície?

Calvície é a perda ou ausência de cabelo. Também é chamada de alopecia. A calvície costuma ser mais perceptível no couro cabeludo, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde o cabelo cresce.

A genética (da mãe ou do pai) parece ser o maior fator de risco para esse tipo de queda de cabelo, com estimativas de herdabilidade em torno de 80% . Esse tipo de perda de cabelo é causado por mudanças no ciclo de crescimento do cabelo, pois diferentes partes do couro cabeludo são mais sensíveis às mudanças hormonais do que outras.

Quais são os sintomas da calvície?

Dependendo do tipo, os sintomas da calvície variam. Existem tipos de calvície masculina e feminina:

Calvície masculina:  A calvície de padrão masculino geralmente é herdada. A condição pode começar em qualquer idade. A queda de cabelo geralmente começa na frente, nas laterais ou no topo da cabeça. Alguns homens podem desenvolver uma careca ou apenas uma linha fina recuada. Outros podem perder todo o cabelo.

Calvície feminina: Embora menos comum, a calvície de padrão feminino difere da calvície de padrão masculino porque o cabelo geralmente fica mais fino na cabeça. A linha do cabelo é mantida. Normalmente, o primeiro sinal que as mulheres podem ver é um alargamento da parte. A calvície de padrão feminino raramente resulta em perda total de cabelo.

Calvície tem cura?

A calvície não tem cura, pois não é uma doença, mas um distúrbio genético evolutivo crônico. Porém, você pode retardar a perda de cabelo, se acaso ainda existam alguns fios. 

Quais são os tratamentos para a calvície?

Existem outros tipos de tratamentos médicos, mas são temporários, os resultados geralmente não são aceitáveis ​​e são isolados em certas partes da cabeça. Isso inclui:

Minoxidil : Este é um medicamento tópico de venda livre que é aplicado diretamente no couro cabeludo. O minoxidil atua promovendo mais fluxo sanguíneo no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos folículos capilares. Os efeitos colaterais comuns podem incluir irritação no couro cabeludo e coceira.

Finasterida: A finasterida é um medicamento oral prescrito para a queda de cabelo. Ele bloqueia a conversão de testosterona em diidrotestosterona, o hormônio responsável pelas mudanças no ciclo de crescimento do cabelo. Disfunção sexual e ginecomastia (aumento das mamas) são alguns dos efeitos colaterais relatados, mas não ocorrem em todas as pessoas.

Qual é a melhor solução para a calvície ?

Um transplante de cabelo oferece uma solução duradoura para a queda de cabelo com pouco ou nenhum risco. 

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *