5 fatores que causam a queda de cabelo masculino

Homem percebendo as entradas e a queda de cabelo

O cabelo é uma parte importante da aparência física de qualquer pessoa. Se você olhou recentemente no espelho e descobriu que tem menos cabelos nas entradas laterais, a coroa está rareando ou está encontrando fios no travesseiro e no ralo do banheiro, com certeza tem alguma coisa errada. Continue lendo e conheça as principais causas de queda de cabelo masculino.

Quando os homens começam a perder o cabelo?

A queda de cabelo masculino geralmente começa entre 25 e 40 anos, mas  pode ocorrer desde a adolescência, após a puberdade, embora seja menos comum.

Os homens costumam notar que a perda de cabelo “vai e vem”, o que significa que, em certas épocas, percebem que o cabelo está ficando fino e em outras que ele está caindo.

Fatores que causam a queda de cabelo masculino:

1. Histórico familiar

A principal causa de queda de cabelos em homens é familiar. Olhe para o seus pais e avós, do lado paterno e materno. Se houver casos de perda dos cabelos você também pode ter.

O termo médico para isso é alopecia androgenética. Esse tipo de perda de cabelo é causado por uma combinação de andrógenos (hormônio testosterona) e genética (recursos que você herda).

Se você é candidato a esse problema, trate precocemente. Quanto mais cedo você se tratar, melhor será o resultado. Os tratamentos melhoraram muito e são bem mais eficientes hoje em dia.

2. Estresse

Não é segredo que o estresse pode causar queda de cabelo. Isso se deve ao fato de que o aumento no hormônio cortisol, liberado em excesso durante períodos prolongados de estresse,  aumenta a probabilidade de você sofrer diversos problemas de saúde, inclusive a perda de cabelos.

A forma mais comum de queda por estresse é o eflúvio telógeno. Uma forma branda, passageira, que causa queda de cabelo mais do que o normal e tende a se resolver espontaneamente. 

Existem ainda outras formas de perda de cabelos relacionada ao estresse, como a alopecia areata,  que é quando o sistema imunológico reage a altos níveis de estresse, atacando os folículos capilares e destruindo-os.

 3. Idade

Infelizmente você não pode lutar contra a mãe natureza neste caso. Homens e mulheres terão alguma queda de cabelo à medida que envelhecem.

 A partir dos 50, o crescimento do cabelo e o volume começam a  diminuir. Alguns sortudos mantêm os cabelos por muitos anos, mas em idade avançada acabam por perder os cabelos.

4. Regime, dieta, medicamentos

Como qualquer tecido humano, seu cabelo precisa de nutrientes para crescer e se manter saudável. A perda repentina de peso, baixos níveis de ferro ou uma dieta pobre em nutrientes necessários para os fios, podem causar a queda de cabelo.

Alguns medicamentos como antidepressivos, anabolizantes e quimioterápicos também causam a queda de cabelo masculino.

5. Doenças

Algumas doenças podem fazer com que os folículos capilares não funcionem corretamente, como as doenças autoimunes, doenças da tireoide, lúpus, anemia ou diabetes. 

As condições dermatológicas como psoríase ou dermatite seborreica, também podem causar queda de cabelo masculino nas áreas afetadas. Já as infecções por fungos, podem causar a queda não só de cabelo, mas de pelos.

É preciso identificar o problema precocemente

Embora a perda de cabelo possa ser alarmante, é importante lembrar que quanto mais cedo as causas forem percebidas, qualquer problema potencial for diagnosticado, mais fácil será o tratamento e o combate da queda de cabelo masculino.

Independentemente de haver ou não uma cura para a queda de cabelo da sua situação específica, você pode descobrir como cuidar melhor de si e do seu cabelo, sabendo o que procurar desde o início, reunindo os fatos e tomando as medidas preventivas para ajudar a minimizar danos futuros.

 Ainda tem alguma dúvida sobre a queda de cabelo masculino? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *