Sobre o autor

Dr. Álvaro Pereira (CRM – SP: 34.348)

Diretor Técnico da Cosmedical. Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Pós-doutorado no Brigham and Women’s Hospital – Harvard Medical School.

Efeito shedding: entenda por que os fios caem após o tratamento

Notou que os fios estão caindo ainda mais, depois de 30 dias de inicio do tratamento? Calma! Quando homens e mulheres começam a fazer tratamentos para combater a queda,  pode ocorrer uma queda significativa do cabelo, o chamado efeito shedding, como efeito colateral. Embora isso possa soar como motivo de alarme, na verdade é um processo normal, pois possivelmente o tratamento começa a alterar a maneira como o couro cabeludo produz cabelo.

O que é ?

O efeito shedding é uma queda dramática de cabelo logo após o início do tratamento da queda de cabelo. Pode parecer estranho, mas isso acontece com bastante frequência. É sempre reversível e, na verdade, possui um significado positivo.

Por que isso acontece?

Os folículos capilares funcionam em três estágios: a fase anágena, a fase catágena e a fase telógena. Os tratamentos tópicos, orais e até mesmo a LEDterapia, forçam os folículos capilares a pularem a fase telógena e passarem direto para a fase de crescimento, onde produzem novos fios de cabelo. 

Isso causa um fluxo de sangue e nutrientes para os folículos, o que muitas vezes pode fazer com que esses folículos liberem os fios de cabelo mais fracos que estão ocupando seus bulbos.

Esses fios mais fracos podem cair todos de uma vez ou em rápida sucessão. Isso pode ser alarmante para algumas pessoas, mas geralmente é apenas um prelúdio para fios de cabelo mais fortes tomando seu lugar.

Você pode parar o efeito shedding?

A eliminação dos fios durante o tratamento é uma parte normal do processo. Mas isso não significa que temos que gostar. Alguns homens e mulheres não gostam da ideia de ter que suportar uma piora da queda de cabelo enquanto esperam o cabelo crescer novamente.

No entanto, interromper o efeito shedding seria contra intuitivo. Seus folículos podem segurar apenas um fio de cabelo de cada vez. Se você quiser ter cabelos mais novos e mais fortes, os cabelos velhos e fracos devem ser descartados o mais rápido possível. Isso significa que você terá que se livrar daqueles fios de cabelo velhos de uma forma ou de outra.

Mas você pode tornar o processo de eliminação menos intenso ou encurtar o tempo necessário para suportar a queda dos fios. Esses métodos de alívio da queda se concentram em melhorar ainda mais a taxa de crescimento do cabelo.

Como encurtar o período do efeito shedding ?

A chave para encurtar o período de eliminação é promover uma maior saúde do couro cabeludo. Para que um cabelo novo e forte cresça mais rapidamente, você deve fornecer um ambiente ideal em termos de limpeza e nutrição. Existem várias maneiras pelas quais você pode alcançar esse objetivo:

Melhorando sua dieta

Sua dieta é tão importante quanto o que você coloca no couro cabeludo. Como o resto do corpo, os folículos capilares e o ciclo de crescimento do cabelo são alimentados pelos nutrientes que você ingere de sua comida e bebida diária. 

As dietas ricas em açúcar e gordura fornecerão menos valor nutricional ao seu corpo para crescimento e recuperação do que refeições que incluem muitas frutas e vegetais.

Estimulando seu couro cabeludo

Você também pode estimular fisicamente o couro cabeludo para induzir melhores taxas de crescimento, melhorando a circulação sanguínea. A circulação sanguínea é o principal método pelo qual seus folículos e fios recebem os nutrientes de que precisam para crescer e se reparar.

Simplesmente massagear o couro cabeludo com os dedos todos os dias pode fazer maravilhas para a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Lavando o couro cabeludo

Manter o couro cabeludo limpo é fundamental se você quiser torná-lo um local saudável para o crescimento de novos cabelos.

Ao tomar banho, certifique-se de usar um shampoo eficaz com ativos naturais indicados para queda de cabelo e que deixe os fios limpos e bem tratados.

Escolher um bom shampoo é uma das melhores ferramentas que você pode usar para melhorar a saúde do couro cabeludo como um todo.

Ao mesmo tempo, não lave o couro cabeludo em excesso nem o esfregue com tanta força que você resseque e faça com que muitas células mortas se acumulem. 

Em vez disso, recomendamos o uso de um condicionador hidratante em conjunto com um bom shampoo para obter os melhores resultados. Os condicionadores hidratantes podem fazer maravilhas para prender a hidratação em seu couro cabeludo.

Mantenha a calma durante o tratamento

Mantenha a calma durante o início do tratamento. Você não verá nenhuma melhora perceptível inicialmente. Depois de três meses, você deve descobrir que o cabelo está começando a crescer mais rapidamente. Ele estará mais espesso, forte e com taxa de queda reduzida.

Basicamente, não se preocupe se ocorrer queda logo no início. Isso é normal e deve parar após alguns meses de tratamento.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    2 Comentários

    1. Avatar Jadilma disse:

      Tenho uma queda de cabelo muito agressiva, já passei por diversos dermatologistas, usei vários remédios e fórmulas caríssimas. ( Não entendo porque os produtos são tão caros) Fiz vários exames e nada foi encontrado, o diagnóstico que me deram foi : Estresse. Gostaria de uma orientação, estou muito triste e não sei a quem recorrer, o tratamento em geral é muito caro e no momento não estou conseguindo pagar. Muito obrigada!

      • Thaís Ferreira Thaís Ferreira disse:

        Olá, Jadilma!
        Entendemos a sua situação. Estamos passando por uma fase muito difícil e problemas do dia a dia podem fazer nossos fios caírem. 🙁
        A queda de cabelo relacionada ao estresse, se chama eflúvio telógeno. Uma queda bastante comum entre as mulheres, que felizmente é reversível.
        Para esse tipo de queda, recomendamos o dispositivo de LEDterapia Capellux. Ele comprovadamente combate a queda e promove o crescimento dos fios!
        Visite nossa loja e conheça nossas promoções e condições especiais ! 😉

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *