Coronavírus e Cabelos: entenda por que lavar os fios é importante

coronavírus e cabelos

Com o advento da Covid-19, antecipando os riscos de contaminação que os cabelos proporcionam, a equipe médica e técnica da Cosmedical, maior fabricante de aparelhos de LEDterapia do Brasil, inclusive do Capellux, para queda de cabelos, resolveu fazer uma campanha de divulgação dos cuidados de higiene dos fios e couro cabeludo necessários, enquanto durar a pandemia.  Continue lendo e entenda por que lavar os fios é importante:

Lavar as mãos diversas vezes ao dia, usar álcool em gel, espirrar e tossir no antebraço ou utilizar lenço e papel descartável, são algumas medidas cruciais para se evitar a contaminação e a proliferação do vírus. 

Infelizmente, o Covid-19 pode estar em qualquer lugar.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele pode viver em diversas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, por vários dias.

Mas, será que o Coronavírus pode viver no cabelo?

A resposta é sim.

A transmissão está muito relacionada ao contato das mãos, isso porque as pessoas constantemente tocam em superfícies e principalmente, no nariz, olhos e a boca.

Por mais que seja involuntário, o hábito das mulheres de passarem as mãos nos cabelos, é um fator de risco para a contaminação.

Por que isso acontece?

A camada que envolve o vírus é uma camada oleosa, então ele adere melhor em superfícies oleosas.  Os cabelos, a barba e o rosto, produzem um volume maior de gordura durante o dia, o que acaba permitindo que ele viva por mais tempo nessas regiões.

Essa é uma das razões pelas quais os profissionais de saúde utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Além de luvas de procedimento, máscara de proteção respiratória, protetores faciais e avental, eles usam a touca. O uso de touca nos cabelos é essencial para a prevenção de infecções, tanto em cirurgias, quanto para procedimentos de uma maneira geral.

Toda essa precaução inibe a queda dos cabelos, que é algo contaminante, e também evita que os fios sejam comprometidos, contaminados.

O shampoo remove o vírus dos fios?

Sim, remove. 

O shampoo assim como o sabonete, possui uma molécula (adstringente) que tem duas extremidades. Uma que se liga na água e a outra na gordura. Ao fazer a lavagem, quando se enxágua, esta molécula leva a gordura, ou seja, o Coronavírus.

Como evitar a contaminação pelos fios?

Manter os cabelos amarrados, evitar as mãos nos fios e lavá-los mais vezes na semana é essencial para a prevenção.

Caso não queira usar sabonete nos cabelos, ao lavá-los, a dica é não economizar no shampoo. 

É importante usar um volume bastante considerável, para que faça muita espuma.

Tenha cabelos mais bonitos e saudáveis, conheça a nossa linha de shampoos Capellux.

Seus cabelos estão caindo muito nesse período de quarentena? Pode ser eflúvio telógeno. Leia nosso post sobre isso. 

2 Comentários

  1. Jacilita disse:

    Gostei muito da explicação sobre a transmissão do Coronavirus no cabelo. Acho que devemos agora achar um creme que tenha o mesmo poder da lavagem .Nós, mulheres, não vamos aguentar lavar os cabelos todo dia!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *