Sobre o autor
Alguns dos efeitos colaterais mais difíceis dos tratamentos contra o câncer podem não causar dor física. Eles podem não causar fadiga ou problemas digestivos. E eles podem ser apenas temporários. Mas, para alguns pacientes com câncer, a queda de cabelo na quimioterapia pode ser um dos efeitos colaterais mais angustiantes do tratamento do câncer.
A perda de cabelo ou alopecia pode fazer você se sentir vulnerável, constrangido e exposto como um “paciente com câncer”. A perda de cabelo também é um sinal tangível de que sua vida mudou, o que pode desencadear sentimentos de raiva e depressão. E você pode se deparar com perguntas de outras pessoas para as quais ainda não está preparado.
Para alguns, a ameaça de queda de cabelo pode intensificar a falta de controle que você pode sentir após o diagnóstico de câncer . Mas também apresenta uma oportunidade de se preparar emocionalmente para a perda de cabelo e tomar medidas para lidar com isso antes que aconteça. Isso ajuda a entender por que o cabelo cai e como lidar com isso se ocorrer.
Leia também: Quimioterapia cai o cabelo? Entenda o que acontece com os fios durante o tratamento
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleQuando você está lutando contra o câncer, os tratamentos e os desafios que vêm com o diagnóstico, pode ser difícil se ajustar à perda de cabelo e outras mudanças em seu corpo e aparência.
Mas existem maneiras de se preparar e lidar com a queda de cabelo quando ela ocorre. Aqui estão 12 maneiras de ajudar a lidar com a queda de cabelo relacionada ao câncer:
Perder o cabelo pode ser difícil de aceitar. Pode levar algum tempo para você se ajustar à sua aparência e, então, mais tempo para você se sentir bem consigo mesmo novamente. É normal ficar chateada. Ao mesmo tempo, entenda que a perda do cabelo é geralmente temporária e que o cabelo voltará a crescer após a conclusão do tratamento.
Perder o cabelo e experimentar outras mudanças físicas provocadas pelo câncer e seu tratamento pode ser um choque.
Pode ser desorientador olhar no espelho e não se reconhecer. Lembre-se de que você ainda é a mesma pessoa por dentro. Tente celebrar quem você é e se concentre nessas qualidades.
Baixe o nosso e-book gratuito: Queda de Cabelo e Saúde Emocional
Antes de iniciar o tratamento do câncer, prepare-se com antecedência para as mudanças em seu cabelo. Converse com seu médico sobre o que esperar. Isso irá ajudar a pensar sobre como você reagirá às reações dos outros.
Se você decidir comprar uma peruca, lace ou outra cobertura para a cabeça (por exemplo, turbantes, bonés, chapéus, bandagens para a cabeça), faça-o antes que ocorra a queda de cabelo.
Se você comprar uma peruca, encontre uma loja especializada que combine com a cor e a textura naturais do seu cabelo e faça o estilo com antecedência.
Antes de começar o tratamento do câncer, considere fazer um penteado curto, especialmente se você tiver cabelo comprido.
Quando o cabelo começa a cair, pode não ser tão surpreendente ou angustiante se o seu cabelo já for curto. Cortar o cabelo também pode ajudá-la a sentir que está assumindo o controle.
Algumas pessoas raspam a cabeça quando o cabelo começa a cair para evitar irritação ou coceira no couro cabeludo.
Use uma escova de cabelo com cerdas macias ou um pente de dentes largos e um shampoo suave. Tome especial cuidado com o couro cabeludo, que pode ficar seco e com coceira. Seque suavemente o cabelo com uma toalha macia.
Limite o uso de grampos de cabelo, presilhas, elásticos e alfinetes que puxam seu cabelo. À medida que o cabelo novo cresce, ele pode ficar quebradiço e delicado e também precisa de cuidados especiais.
Calor e produtos químicos podem causar a queda do cabelo. Evite colorir, usar permanentes e / ou relaxar os cabelos.
Além disso, evite usar babyliss, secador de cabelo ou chapinha. Fique longe de produtos químicos com álcool, mentol, etc., que podem ressecar o cabelo e irritar o couro cabeludo. Use um shampoo suave, com ativos naturais em sua formulação.
Use uma touca para o cabelo à noite ou durma em uma fronha de cetim, para evitar que o cabelo fique bagunçado.
Quando estiver ao sol, use protetor solar para proteger o couro cabeludo, pois as queimaduras solares podem causar mais coceira, descamação e pele seca.
No tempo frio, use um chapéu ou lenço ao ar livre para proteger a cabeça.
Compartilhe os desafios da queda de cabelo na quimioterapia com seus amigos e familiares. Além disso, um grupo de apoio ao câncer é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas que estão lidando com a perda de cabelo.
Nesse cenário, você pode obter ideias e conselhos sobre como outras pessoas lidaram com as mudanças em sua aparência. Pode ser bom, também, fazer terapia com um psicólogo.
Experimente maneiras de melhorar sua aparência para que você possa se sentir bem consigo mesmo.
Obtenha novas maquiagens e roupas para acentuar seus outros recursos. Cuide de sua pele e unhas.
Se suas sobrancelhas e cílios começarem a cair, escolha lápis e delineadores de sobrancelha da mesma cor da sua cor natural ou um tom mais claro.
Reserve um tempo para fazer algo prazeroso para afastar sua mente do diagnóstico.
Assista a um filme, leia, dê um passeio, ouça música, faça uma manicure, pedicure, tratamento facial ou massagem. Experimente estratégias de saúde comportamental, como técnicas de relaxamento, respiração profunda e meditação.
Seguir uma dieta saudável, manter-se hidratada e praticar exercícios regularmente são importantes para ter uma aparência e se sentir melhor consigo mesma.
Converse com seu médico sobre como fazer escolhas de estilo de vida saudáveis. Um nutricionista pode ajudar a desenvolver um plano de refeições nutritivas e um terapeuta de reabilitação pode ajudar a desenvolver um plano de exercícios personalizados para você.
Enfrentar a queda de cabelo na quimioterapia pode ser um dos aspectos mais difíceis do tratamento oncológico, afetando não apenas a aparência, mas também o estado emocional. Contudo, ao tomar medidas preventivas e buscar apoio, é possível transformar essa experiência em um momento de cuidado consigo mesma.
A perda de cabelo, apesar de desafiadora, é geralmente temporária, e ao cuidar do seu corpo e bem-estar, você estará se fortalecendo para superar mais essa etapa na luta contra o câncer.