A perda de cabelo pode ser realmente angustiante, especialmente quando você sabe que o seu penteado é o grande responsável por isso. Se você sofre de perda de cabelo incomum devido ao puxão excessivo do cabelo, então você não está sozinho. Esta forma de perda de cabelo adquirida é clinicamente denominada Alopecia por tração.
A alopecia por tração é uma forma de queda de cabelo que ocorre devido ao aumento da tensão no folículo capilar, resultante de uma arrancada incomum do cabelo. A alopecia por tração é geralmente causada por penteados distintos, como o uso de rabos de cavalo apertados, coques, tranças apertadas e extensões. O uso prolongado de tais penteados coloca muita pressão na haste do cabelo e no folículo capilar, resultando em perda gradual de cabelo.
A alopecia por tração pode afetar adultos e crianças. Pessoas com cabelos longos também demonstraram o predomínio da alopecia por tração devido à tensão repetitiva causada pelo peso dos cabelos.
As chances de alopecia por tração aumentam com a idade, à medida que os folículos capilares começam a ficar mais fracos e mais propensos à queda de cabelo.
Quais são as causas da alopecia por tração?
Aqui estão as causas mais comuns de alopecia por tração:
Penteados justos como tranças, rabos de cavalo, trancinhas, dreadlocks, tranças, que exercem uma força no folículo capilar e os puxam para fora;
Torcer o cabelo manualmente ou em certos estilos de cabelo por um período de tempo prolongado;
Uso excessivo de cremes para modelar o cabelo ou tratamentos químicos, como alisamento permanente;
Uso frequente de ferramentas de modelagem de cabelo;
O hábito de arrancar o cabelo enquanto está estressado;
Usar laços de cabelo elásticos apertados ou grampos de cabelo que apliquem pressão no couro cabeludo;
Uso frequente de extensões de cabelo.
Classificações de alopecia por tração
A alopecia por tração pode ser classificada com base na gravidade da condição e na extensão da queda de cabelo. Existem duas maneiras diferentes de classificar a alopecia por tração:
A alopecia por tração aguda ocorre quando o cabelo é arrancado repentinamente após uma lesão traumática, como no caso de um acidente automobilístico. Ela produz sintomas semelhantes aos do distúrbio de puxar os cabelos ou alopecia por tração.
A alopecia por tração crônica é causada pela tensão repetitiva nos folículos capilares devido a certos estilos de cabelo, como tranças apertadas, trancinhas, rabos de cavalo apertados ou laços de cabelo elásticos.
Alopecia de tração crônica é sinônimo de alopecia de tração comum. Pode ainda ser classificada como alopecia de tração reversível e irreversível com base nos danos causados pelo penteado.
Sintomas de alopecia por tração
Além da perda de cabelo incomum, a alopecia por tração apresenta muitos outros sintomas para nos ajudar a entender melhor as causas da perda de cabelo. Os seguintes sintomas que aparecem devido a possíveis danos nos folículos capilares e inflamação são:
Enfraquecimento do cabelo;
Vários cabelos quebrados;
Coceira no couro cabeludo;
Manchas calvas;
Inflamação ou vermelhidão do couro cabeludo (foliculite) ;
Formação de protuberâncias vermelhas ou descamação no couro cabeludo;
Queda de cabelo, especialmente na área frontal ou da coroa;
Alargamento da partição do cabelo;
Desconforto no couro cabeludo de suor.
É permanente?
A alopecia por tração é temporária, mas pode levar à perda permanente de cabelo se não for detectada ou tratada adequadamente.
Os estágios iniciais da alopecia por tração podem ser revertidos reduzindo o estresse no cabelo. Isso pode ser feito mudando os hábitos de modelagem do cabelo. Mas se a condição progrediu para alopecia de tração crônica, levando a danos permanentes nos folículos capilares, ela não pode ser revertida.
Tratamentos para alopecia por tração
As opções de tratamento mais populares para esta condição são:
Antibióticos – Os antibióticos são prescritos pelo dermatologista para prevenir infecções causadas por níveis leves a moderados de alopecia por tração.
Medicamentos – medicamentos na forma de pílulas, comprimidos, shampoos antiqueda e cremes medicamentosos são prescritos pelo dermatologista para tratar os primeiros sinais de alopecia por tração. A finasterida e a espironolactona são dois medicamentos populares para reduzir a queda de cabelo (vendidos apenas com receita médica). Além disso, os shampoo podem ajudar a reduzir a infecção e a inflamação do couro cabeludo .
Suplementos de biotina – os suplementos de biotina são prescritos para tratar a alopecia por tração que resultou em foliculite capilar. Além disso, o dermatologista também pode prescrever antibióticos orais para serem tomados junto com os suplementos e curar mais rapidamente os folículos danificados.
LEDterapia – a LEDterapia usa energia de luz para estimular os folículos capilares para o crescimento de novos cabelos. Ele tem mostrado resultados promissores, tornando-o uma opção preferida para o tratamento da queda de cabelo. O feixe de luz de certa frequência definida é direcionado à área afetada do couro cabeludo e melhora o suprimento de sangue e a circulação para o crescimento de novos cabelos. Conheça o Capellux: dispositivo de LEDterapia para queda de cabelo.
Tratamentos tópicos – o minoxidil é prescrito pelos dermatologistas para tratar a queda de cabelo causada pela alopecia por tração É uma solução que se aplica diretamente no couro cabeludo, embora deva ser prescrita pelo dermatologista após um exame completo.
Terapia PRP – A terapia com plasma rico em plaquetas é uma técnica avançada que usa as plaquetas sanguíneas do próprio paciente para o crescimento do cabelo. O plasma sanguíneo extraído do paciente é ativado e injetado no couro cabeludo do paciente para estimular os folículos capilares dormentes. O plasma ativado é rico em fatores de crescimento que ajudam no crescimento de novos cabelos naturalmente, ativando os folículos capilares dormentes.
Transplante de cabelo – se o dano ao folículo piloso for permanente e irreversível, o transplante de cabelo é a única opção viável. É um procedimento invasivo realizado sob condições rigorosas por um dermatologista experiente e funciona melhor contra os sinais de alopecia por tração permanente ou quando é tarde demais. O enxerto de folículos capilares é feito em áreas onde o enfraquecimento do cabelo ou manchas calvas são prevalentes. Além disso, é útil para pessoas com cicatrizes visíveis devido à alopecia por tração.
RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL
Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.