Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

O que causa alopecia por tração ?

alopecia de tração

A perda de cabelo pode ser realmente angustiante, especialmente quando você sabe que o seu penteado é o grande responsável por isso. Se você sofre de perda de cabelo incomum devido ao puxão excessivo do cabelo, então você não está sozinho. Esta forma de perda de cabelo adquirida é clinicamente denominada Alopecia por tração.

O que é alopecia por tração?

A alopecia por tração é uma forma de queda de cabelo que ocorre devido ao aumento da tensão no folículo capilar, resultante de uma arrancada incomum do cabelo. A alopecia por tração é geralmente causada por penteados distintos, como o uso de rabos de cavalo apertados, coques, tranças apertadas e extensões.  O uso prolongado de tais penteados coloca muita pressão na haste do cabelo e no folículo capilar, resultando em perda gradual de cabelo.

A alopecia por tração pode afetar adultos e crianças. Pessoas com cabelos longos também demonstraram o predomínio da alopecia por tração devido à tensão repetitiva causada pelo peso dos cabelos. 

As chances de alopecia por tração aumentam com a idade, à medida que os folículos capilares começam a ficar mais fracos e mais propensos à queda de cabelo.

Quais são as causas da alopecia por tração?

Aqui estão as causas mais comuns de alopecia por tração: 

  • Penteados justos como tranças, rabos de cavalo, trancinhas, dreadlocks, tranças, que exercem uma força no folículo capilar e os puxam para fora;
  • Torcer o cabelo manualmente ou em certos estilos de cabelo por um período de tempo prolongado;
  • Uso excessivo de cremes para modelar o cabelo ou tratamentos químicos, como alisamento permanente;
  • Uso frequente de ferramentas de modelagem de cabelo;
  • O hábito de arrancar o cabelo enquanto está estressado;
  • Usar laços de cabelo elásticos apertados ou grampos de cabelo que apliquem pressão no couro cabeludo;
  • Uso frequente de extensões de cabelo.

Classificações de alopecia por tração

A alopecia por tração pode ser classificada com base na gravidade da condição e na extensão da queda de cabelo. Existem duas maneiras diferentes de classificar a alopecia por tração: 

  1. A alopecia por tração aguda ocorre quando o cabelo é arrancado repentinamente após uma lesão traumática, como no caso de um acidente automobilístico. Ela produz sintomas semelhantes aos do distúrbio de puxar os cabelos ou alopecia por tração.
  2. A alopecia por tração crônica é causada pela tensão repetitiva nos folículos capilares devido a certos estilos de cabelo, como tranças apertadas, trancinhas, rabos de cavalo apertados ou laços de cabelo elásticos. 

Alopecia de tração crônica é sinônimo de alopecia de tração comum. Pode ainda ser classificada como alopecia de tração reversível e irreversível com base nos danos causados ​​pelo penteado.

Sintomas de alopecia por tração

Além da perda de cabelo incomum, a alopecia por tração apresenta muitos outros sintomas para nos ajudar a entender melhor as causas da perda de cabelo. Os seguintes sintomas que aparecem devido a possíveis danos nos folículos capilares e inflamação são:

  • Enfraquecimento do cabelo;
  • Vários cabelos quebrados;
  • Coceira no couro cabeludo;
  • Manchas calvas;
  • Inflamação ou vermelhidão do couro cabeludo (foliculite) ;
  •  Formação de protuberâncias vermelhas ou descamação no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo, especialmente na área frontal ou da coroa;
  • Alargamento da partição do cabelo;
  •  Desconforto no couro cabeludo de suor.

É permanente?

A alopecia por tração é temporária, mas pode levar à perda permanente de cabelo se não for detectada ou tratada adequadamente. 

Os estágios iniciais da alopecia por tração podem ser revertidos reduzindo o estresse no cabelo. Isso pode ser feito mudando os hábitos de modelagem do cabelo. Mas se a condição progrediu para alopecia de tração crônica, levando a danos permanentes nos folículos capilares, ela não pode ser revertida.

Tratamentos para alopecia por tração

As opções de tratamento mais populares para esta condição são:

  1. Antibióticos – Os antibióticos são prescritos pelo dermatologista para prevenir infecções causadas por níveis leves a moderados de alopecia por tração.
  1. Medicamentos – medicamentos na forma de pílulas, comprimidos, shampoos antiqueda e cremes medicamentosos são prescritos pelo dermatologista para tratar os primeiros sinais de alopecia por tração. A finasterida e a espironolactona são dois medicamentos populares para reduzir a queda de cabelo (vendidos apenas com receita médica). Além disso, os shampoo podem ajudar a reduzir a infecção e a inflamação do couro cabeludo .
  1. Suplementos de biotina – os suplementos de biotina são prescritos para tratar a alopecia por tração que resultou em foliculite capilar. Além disso, o dermatologista também pode prescrever antibióticos orais para serem tomados junto com os suplementos e curar mais rapidamente os folículos danificados.
  1. LEDterapia – a LEDterapia  usa energia de luz  para estimular os folículos capilares para o crescimento de novos cabelos. Ele tem mostrado resultados promissores, tornando-o uma opção preferida para o tratamento da queda de cabelo. O feixe de luz de certa frequência definida é direcionado à área afetada do couro cabeludo e melhora o suprimento de sangue e a circulação para o crescimento de novos cabelos.  Conheça o Capellux: dispositivo de LEDterapia para queda de cabelo
  1. Tratamentos tópicos – o minoxidil é prescrito pelos dermatologistas para tratar a queda de cabelo causada pela alopecia por tração  É uma solução que se aplica diretamente no couro cabeludo, embora deva ser prescrita pelo dermatologista após um exame completo. 
  1. Terapia PRP – A terapia com plasma rico em plaquetas é uma técnica avançada que usa as plaquetas sanguíneas do próprio paciente para o crescimento do cabelo. O plasma sanguíneo extraído do paciente é ativado e injetado no couro cabeludo do paciente para estimular os folículos capilares dormentes. O plasma ativado é rico em fatores de crescimento que ajudam no crescimento de novos cabelos naturalmente, ativando os folículos capilares dormentes. 
  1. Transplante de cabelo – se o dano ao folículo piloso for permanente e irreversível, o transplante de cabelo é a única opção viável. É um procedimento invasivo realizado sob condições rigorosas por um dermatologista experiente e funciona melhor contra os sinais de alopecia por tração permanente ou quando é tarde demais. O enxerto de folículos capilares é feito em áreas onde o enfraquecimento do cabelo ou manchas calvas são prevalentes. Além disso, é útil para pessoas com cicatrizes visíveis devido à alopecia por tração.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *