Sono e queda de cabelo: entenda essa relação

Sono e queda de cabelo: Dormir mal pode causar queda de cabelo

Dormir é bom para você, não há como contestar isso. A falta de sono deixa você irritado, esquecido e até prejudica sua saúde. Mas você sabia que a privação do sono também pode causar queda de cabelo? Continue lendo e entenda por que dormir mal tem um efeito tão negativo para os fios.

Como a falta de sono afeta o corpo?

Quando dormimos, nosso corpo repara, restaura, regenera e reequilibra. O impacto da privação do sono no corpo humano pode ser comparado a tentar cultivar uma planta saudável sem luz solar. Quanto mais repousante for o sono, melhor funcionamos.

 A função cerebral, o bem-estar emocional e os níveis hormonais são afetados negativamente pela falta de sono.

Por que a falta de sono pode contribuir para a queda de cabelo?

Direta ou indiretamente, o sono insuficiente pode interromper o ciclo de crescimento do cabelo , o que, por sua vez, pode levar à queda dos fios. O crescimento saudável do cabelo requer sono suficiente para a renovação e regeneração das células foliculares.

Como a falta de sono causa níveis mais altos de estresse, tanto físico quanto emocional, aumenta o risco de eflúvio telógeno. O eflúvio telógeno é um tipo reversível de perda de cabelo quando o cabelo cai após um evento estressante. 

Estresse e a queda de cabelo

Quando o cortisol (hormônio do estresse) está alto, seu corpo entra automaticamente no modo ‘lutar ou fugir’. Quando neste estado, o principal objetivo do cérebro é “sobreviver” e se concentra apenas nas funções corporais cruciais; respiração, coração e mente.

O crescimento do cabelo não é uma das funções mais essenciais do seu corpo. Como resultado, quando privado de sono, o corpo para de colocar esforço no crescimento do cabelo. 

Agora, com o sangue agora concentrado em torno do sistema nervoso central, os folículos capilares perdem o fluxo sanguíneo necessário para a sobrevivência e subsequentemente caem. 

A função imunológica do corpo, os equilíbrios hormonais e a resistência física e mental são afetados quando não se dorme bem ou se tem insônia. Um padrão regular de menos sono pode ter efeitos adversos significativos, incluindo condições diretas e indiretas de queda de cabelo.

Como reverter essa situação?

  • Tenha um horário definido para ir para a cama;
  • Evite usar o celular quando for dormir, pois ele interfere no sono;
  • Evite álcool e cafeína à noite e não coma tarde demais;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Tente ouvir música relaxante para ajudar seu cérebro a escapar do estresse do dia.

Se a queda de cabelo continuar mesmo após uma boa rotina de sono ter sido estabelecida, pode valer a pena falar com um profissional sobre opções de tratamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre o sono e a queda de cabelo? Deixe sua pergunta nos comentários.

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