Sobre o autor

Dra. Marina Souza Barletta (CRM : 142270- RQE: 38812)

Médica pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória – ES e especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Shampoo com cafeína combate a queda de cabelo?

Se você luta contra a queda de cabelo, provavelmente já tentou vários métodos para fazer seu cabelo crescer novamente. Em meio a tantas opções, uma que vem ganhando destaque são os shampoos e loções com cafeína.  No entanto, será que realmente é verdade que eles ajudam a combater a queda de cabelo e promover o crescimento dos fios?

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer que o café e cafeína são duas substâncias completamente diferentes. O café é uma bebida produzida pela filtração da água através dos grãos de café torrados em pó, enquanto a cafeína é um estimulante químico natural comumente encontrado no chá, café, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolate. 

O fato é que a cafeína pode sim beneficiar a saúde do seu cabelo de várias maneiras! Então, você pode estar se perguntando “se eu beber bastante café, que contêm cafeína, os meus fios vão parar de cair?” A resposta é não!

Beber café não é tão eficaz aos fios 

É incerto quanto você precisa consumir para que as quantidades estimulantes do folículo cheguem ao seu couro cabeludo. Beber várias xícaras pode não ser uma ideia muito boa, pois o excesso de cafeína também pode ter efeitos adversos em nossa dieta, como limitar a absorção de nutrientes. 

Para que a cafeína seja eficaz na promoção do crescimento e combate da queda de cabelo, você deve ter a quantidade certa de cafeína e uma maneira de aplicá-la profundamente nas raízes do cabelo.  

A melhor maneira de aproveitar os benefícios da cafeína para cabelo é usar em produtos como em loções e shampoos que sejam recomendados por dermatologistas

A cafeína, principalmente após a ingestão, é bem conhecida por exercer vários efeitos farmacológicos. Recentemente, vêm aumentando as evidências da ingestão de cafeína com efeitos benéficos em várias doenças. No entanto, a fácil penetração da cafeína através da barreira da pele torna o ativo um composto ideal para aplicação tópica. 

A queda de cabelo é conhecida por comprometer a qualidade de vida e até mesmo predispor à depressão e ansiedade. A alopecia androgenética (AGA), conhecida como calvície é o tipo mais comum de perda de cabelo em homens e mulheres. Até o momento, existem apenas alguns tratamentos à base de medicamentos aprovados para AGA. 

Portanto, o desenvolvimento de tratamentos tópicos com base em ingredientes naturais bem tolerados, como a cafeína, pode ajudar no tratamento da queda de cabelo e fornecer mais uma opção de tratamento, além das drogas atualmente preconizadas. 

Em 2020, foi publicado um artigo de revisão de 14 estudos sobre a cafeína na revista científica Skin Pharmacology and Physiology, que analisou os potenciais benefícios da cafeína em shampoos e soluções tópicas no tratamento da Alopecia Androgenética (AGA), a principal causa de queda de cabelo em homens e mulheres. 

Os pesquisadores concluíram que a cafeína:

  • Apresenta fácil penetração após a aplicação cutânea.
  • Em um estudo de penetração em vivo, após a aplicação tópica de soluções contendo cafeína ou shampoos, a cafeína estava disponível na pele desde logo após a aplicação até pelo menos 24 horas, mesmo se a duração da aplicação tópica fosse tão curta quanto 2 minutos.

*Efeitos da cafeína no tratamento da AGA:

– Resultados animadores na diminuição da queda de cabelo e da progressão da calvície e com melhora na força e espessura do fio.

Shampoo com cafeína

Quais são os benefícios dos shampoos com cafeína para os cabelos?

 Combate a queda de cabelo 

Um dos principais vilões da queda de cabelo na calvíce é o hormônio chamado DHT – dihidrotestosterona. Ele se liga aos folículos capilares e é responsável pelo afinamento dos fios.

Os shampoos com cafeína em sua composição, tem o superpoder que é limitar a ‘capacidade de aderência’ do DHT para que o cabelo possa completa o processo de crescimento de forma saudável.

Acelera o crescimento dos fios

A cafeína não atinge apenas o DHT, mas também foi demonstrado em pesquisas que acelera o ciclo de crescimento do cabelo. 

Ajuda o seu cabelo a ser mais forte e saudável 

A cafeína protege o território dos folículos capilares anteriormente vulneráveis. Também conhecido como proteção do couro cabeludo. Ela também é conhecida por ajudar a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que promove folículos capilares saudáveis.

Massagear diretamente com shampoos à base de cafeína no couro cabeludo ajuda a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimula as raízes e é importante ter tempo de ação mínimo de 2 min e uso por 6 meses segundo artigo publicado. 

Os folículos capilares agora vão crescer mais rápido, mais saudáveis ​​e mais fortes, Além disso, haverá uma paisagem exuberante para que eles possam prosperar por meio de todos os nutrientes e minerais extras agora capazes de alcançá-los por meio do suprimento de sangue aprimorado.

Linha de Shampoos Capellux com cafeína anidra

Se você deseja que quantidades maiores cheguem ao couro cabeludo e aos folículos quando massageado diretamente, use os shampoos para queda de cabelo Capellux

Desenvolvidos para regularizar o ciclo capilar, através da tecnologia exclusiva que une ativos botânicos e o poder antioxidante da cafeína anidra, esses shampoos para combatem a queda do cabelo, estimulam o crescimento e a força dos fios.

De acordo com estudo clínico realizado em 61 voluntários, a linha de shampoos Capellux Antiqueda, é capaz de, em apenas três meses, reduzir a queda capilar em até 60,6% e aumentar a densidade dos fios em até 59,3%

Não se iluda, colocar pó de café no shampoo não adianta! 

Uma vez que a concentração de cafeína na bebida é baixa. Estudos comprovam que apenas a cafeína anidra em dosagens e formulações específicas é responsável por favorecer o crescimento capilar.

Conclusão

Vários estudos sobre formulações contendo cafeína para perda de cabelo foram realizados até momento, incluindo estudos randomizados controlados, com placebo e comparativo com outras drogas em homens e mulheres com AGA e mulheres com eflúvio telógeno, uma outra condição de queda de cabelo. **

 Benefícios comprovados da cafeína nesses estudos

Enquanto muitos produtos naturais prometem este ou aquele resultado, os tratamentos a base de cafeína para o cabelo possuem estudos que comprovam a sua eficácia para estimulação de crescimento e redução da queda de cabelo. 

Obtenha o tratamento que você precisa para seu cabelo – conheça a linha completa de dermocosméticos para queda de cabelo Capellux!

 **Fonte : Caffeine and Its Pharmacological Benefits in the Management of Androgenetic Alopecia: A Review. Skin Pharmacol Physiol. 2020.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    2 Comentários

    1. Quero comprar produtos dessa marca

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *