Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

12 causas de queda de cabelo em adolescentes

Frequentemente notamos queda de cabelo em crianças pequenas ou adultos. No entanto, é comum que aconteça aqueda de cabelo em adolescentes. Quando isso ocorre, a queda de cabelo pode causar uma redução na autoestima, na confiança e na vida social.

Se você é um adolescente (ou pai de) lendo isto e nota sinais de queda de cabelo, você não está sozinho. Há uma população crescente de meninos e meninas com idades entre 13 e 19 anos que compartilham suas preocupações, e há uma variedade de causas e tratamentos.

Causas da queda de cabelo em adolescentes

Abaixo estão algumas das principais causas da queda de cabelo em adolescentes 

1- Dieta inadequada – Uma dieta inadequada é uma das principais causas da queda do cabelo na adolescência, pois as raízes do cabelo enfraquecem devido à falta de nutrição adequada.

2- Micose do couro cabeludo – É uma infecção fúngica do couro cabeludo, também conhecida como tinea capitis, que pode causar queda de cabelo irregular se não for tratada a tempo.

3- Alopecia areata – Há casos em que os adolescentes podem sofrer de alopecia areata, que por sua vez causa perda de cabelo irregular e rápida. 

4- Condições médicas – Diabetes, tireóide, lúpus, etc., são algumas das condições médicas que podem causar queda de cabelo. No entanto, essas condições médicas não são comuns em adolescentes. 

5- Tricotilomania – Esta é uma condição psicológica rara em que um indivíduo tem uma necessidade irresistível de puxar os cabelos. Como resultado, manchas calvas começam a se desenvolver no couro cabeludo. Essa condição é mais comum em meninas do que em meninos. 

6- Alopecia por tração – É uma condição que causa a queda do cabelo quando o cabelo é puxado em uma determinada direção por muito tempo. Prender o cabelo em rabos de cavalo apertados o tempo todo é um desses casos.

7- Alopecia Androgenética – É uma condição que resulta na queda gradual e permanente do cabelo do couro cabeludo.Embora a alopecia androgenética seja mais provável ocorrer em homens com mais de 35 anos, cerca de 25% dos homens começam a ver os sinais aos 21 anos.

8- Medicamentos – Alguns medicamentos podem causar queda de cabelo, especialmente aqueles que alteram os níveis hormonais. Algumas adolescentes fazem o controle da natalidade para controlar a acne ou para a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Sempre que você altera os níveis hormonais, um efeito colateral pode ser o cabelo ralo.

9- Estresse – As mudanças físicas e emocionais vividas pelos adolescentes podem causar um estresse incomensurável. Isso pode causar queda de cabelo e calvície. Entenda o que é eflúvio telógeno, condição que causa queda de cabelo por estresse. 

10- Caspa – Em alguns casos, a caspa pode agravar a queda de cabelo . Às vezes, as infecções também surgem com a caspa, o que pode aumentar a queda de cabelo .

11- Desequilíbrio hormonal – Durante a puberdade, os hormônios desencadeiam mudanças corporais imensas e algumas adolescentes podem até enfrentar queda de cabelo.

12- Produtos químicos – Produtos como a amônia presentes nas tinturas de cabelo têm um efeito adverso no cabelo. Eles podem causar dermatite alérgica no couro cabeludo que leva à queda de cabelo.

Os primeiros sinais de perda de cabelo na adolescência

Detectar o problema da queda de cabelo em seus estágios iniciais aumentará as chances de ele ser resolvido. Aqui estão alguns dos primeiros sinais e sintomas da queda de cabelo na adolescência:

Linha fina recuada (meninos) – A linha fina recuada é uma condição em que você começa a perder cabelo na região das têmporas. 

Afinamento na região (meninas) – Com as mulheres, o afinamento do cabelo começa na coroa. Pode não ser muito perceptível inicialmente, mas uma inspeção mais detalhada revelará que seu couro cabeludo está mais visível na área da coroa.

Coceira e escamosa couro cabeludo – Uma coceira e couro cabeludo escamosa e perda de cabelo não estão diretamente relacionados. No entanto, condições como caspa e dermatite seborréica podem causar queda de cabelo.

Crescimento do cabelo fino – Durante os estágios iniciais da queda de cabelo, você notará algum crescimento do cabelo após a queda inicial. No entanto, esse cabelo crescerá muito mais fino e fino, tornando-se gradualmente mais curto também.

Tratamentos de queda de cabelo para adolescentes

Quando se trata de soluções e tratamentos para queda de cabelo na adolescência, o fator idade desempenha um papel importante, pois nem todo tratamento é adequado para adolescentes. 

Adolescentes que sofrem de queda de cabelo podem receber medicamentos, procedimentos de tratamento ou uma combinação de ambos.

Listados abaixo estão alguns tratamentos eficazes que podem ajudar a resolver o problema da perda de cabelo na adolescência.

Minoxidil

É um medicamento para o tratamento da queda de cabelo em mulheres e homens, conhecido por aumentar o crescimento do cabelo. Vem na forma líquida ou em espuma e tem certas instruções de uso, que devem ser seguidas, pois existem certos efeitos colaterais como irritação no couro cabeludo, crescimento indesejado de pelos (caso entre em contato com outras áreas). Este medicamento pode ser usado por ambos; meninos e meninas adolescentes.

LEDterapia

Essa tecnologia é aprovada pela Anvisa para homens e mulheres que sofrem com a queda de cabelo. 

É um tratamento não-invasivo que usa luz de LED para estimular o crescimento celular e sobrecarregar os folículos capilares. Ajuda no combate à queda de cabelo e melhora o volume e a aparência dos cabelos. A LEDterapia é indolor e não tem efeitos colaterais conhecidos.

Conheça o Capellux, dispositivo de LEDterapia para queda de cabelo.

Contraceptivos orais: as pílulas anticoncepcionais às vezes são prescritas para ajudar a tratar uma condição de queda de cabelo quando associada a um desequilíbrio hormonal, ao mesmo tempo que trata qualquer acne existente

Consultar um médico

Se não há certeza do que está causando sua queda de cabelo, é importante conversar com um dermatologista. Ele irá avaliar se a queda de cabelo é ou não causada por um problema subjacente e pode prescrever um tratamento.

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *