Sabemos que a gravidez causa inúmeras transformações no nosso corpo (e no nosso cabelo) 💇♀️, algumas vezes há a queda de cabelo na amamentação, vamos conversar sobre isso?
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleQuando a pessoa engravida, acontece uma série de mudanças hormonais que afetam alguns fatores do corpo, como a pele e o próprio cabelo. Durante a gestação, inclusive, as pessoas observam uma melhora na qualidade dos fios e é até comum falarem que “os cabelos ficam mais bonitos”.
No papo que fizemos no nosso Instagram (@capelluxoficial), com as doutoras Camila Gavioli e Carolina Costa Fechine, elas brincam e comentam que as pessoas grávidas, quando vão à consulta, perguntam como faz para ter o cabelo da gravidez sempre. E elas contam que o segredo é fácil: ser sempre gestante.
Brincadeiras à parte, por que esse aspecto de melhorias do fio, acontece?
Antes de mais nada, precisamos entender sobre o ciclo capilar que é dividido em três fases: a Anágena (quando os fios crescem); a Catágena (quando os fios “repousam” e param de crescer); e a Telógena (os fios caem para nascer novos). Na gestação, por conta das mudanças hormonais, a fase Anágena dura mais, fazendo os fios ficarem mais tempo crescendo. Por isso, é comum na gravidez percebermos os cabelos mais volumosos e longos e caso haja queda em grande quantidade, deve-se procurar tratamento.
É comum, então, no pós parto e na fase de amamentação, a pessoa que acabou de ter o bebê, notar uma queda maior no cabelo. Isso se dá por conta da diminuição de alguns hormônios que só são liberados na gravidez, quando isso ocorre chamamos de Eflúvio Telógeno, ou por conta do estresse e da má alimentação.
Vamos supor que você percebeu que o volume de fios caindo aumentou, seja pela quantidade de cabelo no chão (e vamos de aspirador de pó), seja na hora de lavar a cabeça e ver o chumacinho indo embora. E agora, o que fazer?
Primeira dica é não se desesperar, saiba que é normal ter queda nesse período de amamentação (até os 6 primeiros meses do nascimento do bebê).
Depois, entenda de onde vem, pode ser hormonal ou derivada de estresse, então optar por técnicas e atividades que relaxam é uma boa ideia (meditação, yoga, tomar chás). Falando em chá, é um bom momento para olhar com calma para a alimentação.
Saiba mais em: 5 alimentos que fazem o seu cabelo cair
A primeira recomendação é sempre procurar um profissional especializado no assunto para que indique o tratamento que melhor se adequa ao seu caso. Além disso, é possível perceber diminuição da queda de cabelo quando cuidamos da alimentação e usamos dermocosméticos específicos, como a linha de tratamento Capellux, que é produzido com ingredientes 100% naturais, não interferindo na amamentação.
Agora que você viu que é normal ter queda de cabelo na amamentação e como tratar, o momento de respirar e falar “ufa” chegou. Conta pra gente quais são as suas principais dúvidas no assunto e como lidou com o pós parto? Queremos responder tudo 👀.