A dermatite seborreica pode causar queda de cabelo. Mas não se preocupe, desde que você consiga manter os folículos capilares saudáveis por meio de um tratamento eficaz, essa queda de cabelo será temporária.
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleDe acordo com a American Academy of Dermatology (AAD), a dermatite seborreica é uma doença comum da pele que leva a uma erupção cutânea inflamada e escamosa na pele afetada. Também tem predileção por locais do corpo com aumento do número de glândulas sebáceas, tronco superior e orelhas.
Essas erupções podem ter uma cor avermelhada e podem ser encontradas em vários locais do corpo.
Pessoas de todas as origens e idades podem sofrer desse problema de pele, embora existam grupos de indivíduos mais suscetíveis.
Por exemplo, bebês de 3 meses de idade ou menos, bem como adultos com idades entre 30 e 60 anos.
Além disso, pessoas com certas condições de saúde têm maior risco de contrair dermatite seborreica, incluindo:
Essa condição não deve ser confundida com caspa , que é uma forma mais branda de dermatite seborreica, mas que afeta apenas o couro cabeludo.
As glândulas sebáceas podem criar um meio favorável para o crescimento de fungos como a Malassezia. Isso, por sua vez, cria inflamação caracterizada por aumento da vermelhidão e descamação característica da dermatite seborreica. Portanto, embora os pesquisadores acreditem que o crescimento excessivo de fungos seja a causa principal, há uma série de outros fatores que entram em jogo. Esses incluem:
E, embora os pesquisadores ainda estejam tentando entender melhor as causas e por que alguns indivíduos são afetados e outros não, eles sabem o que a dermatite seborreica não é:
Embora a erupção em si possa parecer oleosa, essa condição não está relacionada à falta de higiene. Na verdade, às vezes a erupção pode ser irritada pela lavagem em excesso.
Vermelhidão e inflamação são normalmente os sinais de dermatite de contato, uma reação alérgica causada pelo contato da pele com o alérgeno.
A dermatite seborreica, entretanto, não é uma reação alérgica.
Os três sintomas mais comuns associados a esta condição são:
Tal como acontece com muitas outras doenças de pele, os sintomas variam de indivíduo para indivíduo.
Se a dermatite seborreica se desenvolver no couro cabeludo, pode causar queda de cabelo. Como a condição não é totalmente compreendida, os especialistas médicos não sabem ao certo por que isso acontece.
No entanto, é amplamente conhecido que as glândulas do couro cabeludo começam a produzir um óleo muito rico, conhecido como sebo. Isso, por sua vez, aumenta a quantidade de fermento que normalmente vive na pele. O que acaba irritando o couro cabeludo.
Quando a pele do couro cabeludo fica inflamada e irritada, os folículos capilares não conseguem funcionar normalmente e o cabelo simplesmente não cresce. O cabelo vai, portanto, começar a ficar fino, resultando em queda de cabelo.
A perda de cabelo pode ser extremamente perturbadora e pode afetar adversamente nosso bem-estar emocional, levando à perda de confiança e ansiedade.
Mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, a queda de cabelo causada pela dermatite seborreica é temporária. No entanto, isso só é possível com o tratamento certo.
Se você deixar o problema sem tratamento por muito tempo, ou se estiver em um caso muito grave, os folículos capilares podem ser danificados permanentemente. Quando isso acontece, pode ser difícil reverter a queda de cabelo.
Há uma variedade de shampoos – tanto sem receita quanto com receita – que podem combater a dermatite seborreica. Esses são os mesmos shampoos usados para tratar a caspa.
Os ingredientes ativos variam e alguns ingredientes podem ser mais eficazes do que outros. Alguns dos mais comuns incluem piritiona de zinco , alcatrão , cetoconazol e sulfeto de selênio.
Loções de corticosteróides são hormônios esteróides sintéticos. Eles são usados em curto prazo para tratar a inflamação e podem ser úteis no controle de um surto de dermatite seborreica particularmente doloroso.
É claro que esse método de tratamento não é isento de riscos.O uso consistente pode causar afinamento da pele, danos aos folículos capilares , estrias e reações alérgicas.
Como mencionado acima, uma das causas que contribuem para a dermatite seborreica é o crescimento excessivo de um fungo comum da pele, conhecido como Malassezia.
Se você estiver tendo problemas para manter esse fungo sob controle, seu dermatologista pode sugerir um creme antifúngico. Alguns efeitos colaterais incluem irritação da pele, vermelhidão, dormência e formigamento, bem como erupção na pele.
Se você sofre de dermatite seborreica, pode estar preocupado, pois a condição pode causar danos e perda de cabelo. Fale com um profissional médico qualificado ou com um especialista em queda de cabelo antes de iniciar qualquer novo tratamento para queda de cabelo.