Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Caspa causa queda de cabelo?

Você está sofrendo de queda de cabelo e problema de caspa?  Então você saberá o quanto a caspa é frustrante e irritante. É tão constrangedor quando se têm caspa na camisa, não é mesmo? Muitas pessoas fazem a mesma pergunta para nós da Capellux: ” A caspa pode causar queda de cabelo?” A resposta não é simples, mas você precisa saber detalhes sobre caspa e queda de cabelo. Primeiro, você deve saber sobre a caspa e como ambas estão relacionadas entre si.

O que é caspa?

É uma doença da pele que afeta o couro cabeludo. A caspa é muito seca, com flocos brancos e pode causar coceira às vezes. A caspa é afetada por um fungo muito comum chamado Malassezia. Não tem nada a ver com higiene ou quantas vezes você lava o couro cabeludo. Você precisa verificar os motivos subjacentes se estiver enfrentando caspa.

  • Pele seca: Se estiver com couro cabeludo muito seco, também pode causar coceira e irritação no couro cabeludo, resultando em escamas.
  • Dermatite seborréica : É o nome técnico da caspa. Nesta condição, a erupção do couro cabeludo parece com flocos oleosos, vermelhidão, escamosa. Os flocos podem ser brancos ou amarelos.
  • Malassezia: Pode afetar seu couro cabeludo, pois é o fungo. Irrita o couro cabeludo e comichão.
  • Dermatite de contato: Causada pelo contato da pele com irritantes ou alérgenos. Irritantes comuns incluem sabonetes, detergentes e certos ingredientes usados ​​em produtos de higiene pessoal ou cosméticos. 
  • Psoríase: O principal sintoma dessa condição é a pele seca e vermelha coberta por escamas prateadas, que também podem estar doloridas ou com coceira. 

Qual é a relação entre caspa e queda de cabelo?

A caspa é a descamação da pele do couro cabeludo que é muito superficial e não envolve as partes mais profundas do couro cabeludo, onde se encontra o folículo real do cabelo. O cabelo tem um ciclo de três etapas denominado fases anágena, catágena e telógena. Caspa e queda de cabelo estão indiretamente relacionadas

. Você sabia que quanto mais curto o ciclo mais é a queda de cabelo? O DHT na verdade encurta esse ciclo, por isso que causa perda de cabelo ao afetar os folículos capilares. Seu cabelo crescerá na mesma proporção no caso de você ter caspa. Não afeta o crescimento do cabelo, mas pode ser menos saudável e pode se danificar ou quebrar.

Queda de cabelo causada por caspa

Não, a queda de cabelo não é causada pela caspa. Mas, em alguns casos, estão indiretamente relacionados entre si. Os flocos de caspa podem danificar as raízes do cabelo se não forem tomados cuidados completos. Às vezes, pode coçar e inflamar e causar queda de cabelo. A queda de cabelo com caspa é uma perda temporária de cabelo e pode ser facilmente tratada.

 Como prevenir a queda de cabelo com caspa?

Você pode prevenir a perda de cabelo consultando um dermatologista na fase inicial da queda de cabelo. A queda de cabelo com caspa é uma das causas mais comuns de queda de cabelo. A queda da caspa pode ser prevenida, saiba como, a seguir!

  • Mantenha o couro cabeludo limpo;
  • Lave o couro cabeludo com um shampoo suave;
  • Evite escovar o couro cabeludo;
  • Assegure vitaminas e proteínas em sua dieta;
  • Inclua qualquer multivitamínico em sua dieta.
  • Sempre seque completamente o cabelo de maneira adequada;
  • Não amarre e mantenha o cabelo molhado.

Conclusão

Um grande mito que as pessoas tendem a acreditar é que a caspa causa a queda do cabelo, já que todos tendem a acreditar que a caspa pode causar queda de cabelo, embora seja irritante e embaraçosa, mas felizmente não dura muito quando tratada adequadamente. Basta manter um bom e cuidadoso regime de cuidados com o cabelo e couro cabeludo e seu cabelo vai agradecer por isso. Para casos graves, recomendamos visitar um profissional médico para consulta sobre o seu caso específico.

Doenças que causam queda de cabelo

RECEBA OFERTAS E NOVIDADES DA CAPELLUX POR E-MAIL

Inscreva-se e receba notícias e ofertas exclusivas.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *