O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA história da Cosmedical e o seu primeiro produto, o boné Capellux, está intimamente ligada ao progresso da fotobiomodulação no Brasil. Não é apenas o enredo de um uma empresa pioneira em um segmento, é a história de milhares de vidas e famílias que foram salvas pelo legado que a Cosmedical tem construído ao longo de mais de uma década. É uma história, sem faltar com a devida modéstia, que revolucionou a medicina brasileira, e por isso, merece ser contada e observada por todos aqueles que almejam empreender e por aqueles que buscam fazer do mundo um lugar com menos sofrimento.
As propriedades da luz sempre foram utilizadas empiricamente pelas civilizações primitivas, que reconheciam a necessidade do Sol para o desenvolvimento de plantas e até mesmo para a saúde, porém o mecanismo de ação da luz no organismo foi apenas entendido no último século e provavelmente, ainda há muito mais a ser descoberto.
O ano era 2003, o cenário da fotobiomodulação do mundo era diferente de quando foi descoberta em 1967. Mal sabia Albert Einstein que o seu postulado sobre emissão estimulada, realizado em 1917, traria tantos desdobramentos na medicina.
Os efeitos da luz no organismo já eram conhecidos e validados pela sociedade médica internacional. O FDA tinha aprovado pela primeira vez em 2002 o uso de um dispositivo de terapia a laser de baixo nível, também conhecida como fotobiomodulação ou LEDterapia. Porém, apesar do tratamento já ser conhecido e validado por especialistas, essa inovação ainda não tinha chegado ao Brasil em formato de LEDterapia.
Foi necessário um olhar diferenciado para o cenário brasileiro, que parcamente contava apenas com lasers, que eram caros e inacessíveis para a maioria dos profissionais, e consequentemente para os pacientes. Esse olhar partiu do Dr. Álvaro Pereira, que junto com o seu cunhado, Fernando Sanches, começaram a procurar no mercado chinês soluções em laser de alta potência para trazer para as clínicas brasileiras.
Precisamente no dia 02 de novembro de 2007 veio o convite para Fernando Sanches se ligar formalmente ao Dr. Álvaro em uma sociedade, neste momento surgiu a Cosmedical. Nesse período, os sócios tentavam revender no Brasil equipamentos de laser de alta potência para fins estéticos para a área do rosto.
O que começou com a revenda de produtos chineses, instigou o espírito criativo do Dr. Álvaro em criar uma solução com laser de baixa potência para estimular o crescimento capilar.
Em uma de suas sucessivas viagens em busca de novas tecnologias, Álvaro viu em Hong Kong uma máscara de LED facial que o encantou. Ali ele enxergou uma oportunidade e a ideia da Capellux surgiu, com o objetivo de criar um dispositivo de home device em que a pessoa pudesse se tratar com LEDterapia em casa. Durante um ano ele trabalhou na ideia e criou, manualmente, o primeiro protótipo do dispositivo Capellux. Apenas em 2011 o produto ficou pronto, mas se a materialização do produto levou tanto tempo, o mais difícil ainda estava por vir…
“Você está louco!”, essa foi uma das primeiras coisas que Fernando Sanches, CEO e sócio-fundador da Cosmedical, pensou a respeito da ideia do cunhado. Foi necessário aproximadamente um ano para ele ser convencido de que Álvaro estava falando algo verossímil. Se a dificuldade de aceitação começou com o próprio sócio, quão difícil seria inserir um dispositivo inédito no mercado?
O primeiro Capellux ficou pronto em 2011 e as dúvidas se multiplicavam a cada dia: para quem vender? Qual era o público alvo-alvo do dispositivo Capellux? Como convencer as pessoas que a tecnologia trazia resultados?
Nesse dilema, Fernando tentou em todas as frentes divulgar o Capellux, com cabeleireiros, farmácias, realizando panfletagem na rua, nas portas das casas, com mala-direta e nada parecia dar certo.
“Sentia-me esgotado. Cheguei ao ponto de ligar para meu sócio e dizer que não valia a pena continuar. Não via recompensa nenhuma. Era muito, muito trabalho, foi bem difícil.” – Fernando Sanches, CEO e sócio-fundador da Cosmedical-Capellux.
Tudo mudou durante o Congresso de Dermatologia RADLA, em 22 de maio de 2012. Graças a validação do dermatologista José Rogério Regis durante uma palestra, foram vendidos mais de 800 bonés Capellux.
“Se é uma luz vermelha em um formato de boné, para mim me parece uma ideia excelente e tem tudo para dar certo!” – José Rogério Regis, dermatologista.
Até então, o único tratamento para a queda capilar era uma vitamina chamada Pantogar. Desde 2012 a área capilar se desenvolveu muito, novos tipos de alopecias foram identificadas, novos exames de diagnóstico começaram a ser realizados. O Capecete Capellux nasceu no mesmo momento em que o tratamento para queda capilar se revolucionava com a intensificação do uso de Minoxidil e Finasterida.
Assim, como uma criança em gestação com poucas chances de sobrevivência, o Capellux de fato nasceu e saiu da incubadora, pronto para ir para a casa de milhares de brasileiros, porém, a história de luz enfrentou ainda diversas sombras…
Com o dispositivo Capellux já reconhecido e indicado por dermatologistas e tricologistas para combater a queda capilar, cada dia trouxe um novo aprendizado.
Com o tempo foi percebido que o boné não atendia completamente as pessoas com um grande volume de cabelo, e assim, depois de inúmeros testes e protótipos, foi desenvolvida a tecnologia patenteada pela Cosmedical de espículas no capacete, que permitia que a luz chegasse no couro cabeludo. Apesar dos constantes progressos e reconhecimento nacional, a empresa, pioneira no segmento, ainda enfrentava dificuldades.
“No transcorrer dos anos tivemos vários desafios. Por muito tempo funcionamos sem ter qualquer lucro. Em 2014 um funcionário estava desviando dinheiro da empresa e quase fechamos as portas. Serviu-me de aprendizado para confiar mais nos processos e menos nas pessoas.” – Fernando Sanches
Houve outro período crítico, entre 2017 e 2018, em que a empresa quase quebrou. Victor de Oliveira, filho do Dr. Álvaro Pereira, identificou o que estava fazendo a empresa quase fechar as portas. Impostos atrasados, adiantamento de caixa, funcionamento no vermelho há 6 meses, erros administrativos de tomada de decisão e estratégias foram apenas alguns dos desafios que ele, junto com sua prima, Beatriz Sanches, tiveram que enfrentar para reerguer a empresa.
“O desânimo por várias vezes ocorreu. Fui muito persistente, teimoso. Foram 5 a 7 anos dando murro em ponto de faca, acreditando que em algum momento a gente conseguiria equilibrar a balança. Acreditava no produto e acreditava que em algum momento a empresa se tornaria viável.” – Fernando Sanches
Com a identificação dos problemas e o avanço em gestão, a empresa se recuperou. Nessa estrada, o que mais motivou a equipe eram os resultados obtidos em pacientes que já não contavam com nenhuma esperança.
“Desde lá atrás, quando ainda era dentista, meu foco nunca foi o dinheiro, sempre foi o resultado. Conseguir fazer o melhor! Houve o caso de uma criança de Manaus com o risco de ter seus membros amputados por cianose. Enviamos uma manta de LED para esse paciente e conseguimos recuperar as extremidades dessa criança. Sempre que tem algum caso tocante, fico realizado e tenho forças para abraçar o desafio. Sinto que estou cumprindo meu papel em prol do meu semelhante.” – Fernando Sanches
Os avanços em pesquisas e descobertas no campo da medicina não param. Acompanhando o ritmo de inovação, o tratamento com LEDterapia tem alcançado aplicações até então inimagináveis. Já se conhece as aplicações intracranianas do uso do LED, que pode auxiliar no combate do Alzheimer e outros problemas na massa cerebral. Muito em breve contaremos com um novo capacete, contemplando as mais recentes descobertas científicas. Além disso, o CEO da Capellux deu uma palhinha sobre outros produtos:
“Sempre nos aprimoramos, nunca paramos no tempo. Provavelmente já no meio do ano teremos mais um grande diferencial, um novo Capellux, com mais tecnologia. Algo melhor ainda!” – Fernando Sanches, CEO e sócio-fundador da Capellux
Qual futuro nos aguarda? Para acabar com qualquer sombra de dúvida sobre o futuro de qualquer organização, seguimos confiantes em nosso propósito: irradiar luz!
Além dos fundadores Álvaro Pereira, Fernando Sanches, Samara Moretti Botani Sanches, e os filhos Beatriz Sanches e Victor de Oliveira, há mais personagens envolvidos nessa estrada. Emprestando as palavras do compositor Tom Jobim, “É impossível ser feliz sozinho”, nós sabemos que é inimaginável construir e desenvolver nossos produtos sem o apoio de outras pessoas. Inúmeros colaboradores fizeram e continuam fazendo parte dessa história, aqui deixamos o nosso muito obrigado as atuais estrelas que contribuem com o seu brilho e a sua luz interior para trazer vida aos dispositivos Cosmedical- Capellux. Nosso muito obrigado à/ao:
4 Comentários
Maravilhosa história da Cosmedical!!!
Desejo muito que toda essa força maravilhosa em sempre querer se superar pra entregar o melhor esteja presente em toda caminhada. É muito importante pessoas que pensam assim e ainda consigam ajudar a algumas que atravessam o caminho (me refiro ao garotinho doente). O assunto da fotobiomodulacao, é encantador, principalmente pelo fato de beneficiar no tratamento de tantas doenças! Me sinto privilegiada por possuir e ter a oportunidade em fazer um tratamento em casa, com o produto de vcs. Muitas felicidades na caminhada, sempre!
Olá, Cláudia, tudo bem?
Ficamos extremamente lisonjeados de receber seu depoimento. Ele nos motiva a continuar nossa jornada confiantes de que estamos fazendo o melhor pelo planeta. Desejamos a você também muitas felicidades na sua trajetória.
Muito obrigado em nome da Cosmedical. Conte sempre conosco 😉
Esses xampu engrossa os cabelos
Olá, Elizabete, tudo bem?
Agradecemos o seu contato e interesse em nossas soluções. O shampoo antiqueda Capellux irá ajudar a fortalecer o folículo capilar, permitindo que seu cabelo cresça de modo saudável.
Qualquer dúvida estamos à disposição.