Sobre o autor
A quimioterapia é um processo muito delicado indicado principalmente para pacientes com câncer. Durante o tratamento algumas mudanças ocorrem no organismo do paciente, e a mais marcante é provavelmente a perda de cabelo, assim como outros pelos do corpo que também podem cair.
A LEDterapia contra a queda capilar pode ajudar somente após o tratamento com quimioterapia. Sabemos que é um momento muito difícil e a luta é grande, mas o oponente não é invencível! Neste artigo vamos entender como ocorre a queda capilar e salientamos a importância de ter paciência com o processo, pois você terá seus cabelos de volta! Muito raramente os folículos capilares são totalmente atrofiados pela quimioterapia.
Se você está passando por essa situação, ou conhece alguém querido que esteja, continue acompanhando o artigo, pois as informações irão ajudá-lo a enfrentar o processo de modo sadio e otimista.
👉👉Leia também: Quimioterapia cai o cabelo? Entenda o que acontece com os fios durante o tratamento
O que você vai encontrar neste artigo:
ToggleA quimioterapia é realizada por meio de medicamentos específicos que visam eliminar as células do tumor, porém, sua ação não consegue se restringir a este grupo celular maligno, e atinge grupos celulares saudáveis, como os folículos pilosos (por onde o cabelo cresce).
Desse modo, o medicamento neutraliza a célula capilar do mesmo modo que faz com o câncer, fazendo com que o cabelo caia. Essa queda é temporária e se restringe ao período em que o paciente está sob efeito da medicação.
São três as fases de crescimento do cabelo:
O medicamento que combate o câncer irá atuar no folículo capilar que está em fase anágena, impedindo que continue o ciclo de crescimento e fazendo com que ele caia. Na maioria dos pacientes a perda dos fios começa cerca de 2 semanas após a administração da substância e se completa após 8 semanas.
Nem todos os quimioterápicos fazem o cabelo cair, atualmente já há substâncias que não causam tal efeito colateral. A queda de cabelo causa efeito psicológico negativo no paciente com câncer, que tem a sua auto imagem distorcida e consequente baixa autoestima. Infelizmente as opções de tratamento durante o processo ainda são limitadas e pouco eficientes.
Atua promovendo a vasoconstrição, fazendo com que o medicamento da quimioterapia não consiga penetrar no folículo piloso, o que causaria a queda. Em certos casos, consegue diminuir em até 60% o risco de queda capilar, mas só funciona para alguns tipos de medicamentos, como os utilizados para tratamento de câncer de mama.
Não há medicamentos aprovados para prevenir a perda de cabelo, mas algumas moléculas já foram estudadas, como a epinefrina/norepinefrina tópica.
A LEDterapia realizada por meio dos dispositivos Capellux atua no folículo piloso oxigenando e permitindo que ele funcione de maneira otimizada, porém, simultaneamente, o medicamento quimioterápico irá atuar nos fios em fase anágena, interrompendo a divisão da célula na matriz do folículo. Logo, a LEDdterapia não irá conseguir trazer benefícios durante esse período.
👉👉 Se você gostou do conteúdo, baixe nosso e-book gratuito: Mitos e Verdades sobre a LEDterapia
A alopecia causada durante o tratamento é geralmente reversível e o cabelo volta a crescer normalmente após 3 a 6 meses.
A repilação após a quimioterapia é frequentemente caracterizada por alterações na cor, textura e forma do cabelo, com pelos mais escuros e encaracolados em comparação com sua a sua forma original. Essas alterações podem ser esperadas em mais de 60% dos pacientes. A repilação costuma ser mais rápida nos outros locais afetados do corpo do que no couro cabeludo.
Normalmente, após o fim do ciclo quimioterápico, o médico pode receitar soluções tópicas, como vitaminas e Minoxidil, para acelerar o processo de crescimento capilar e fazer com que o cabelo nasça com mais vitalidade.
A LEDterapia utiliza a aplicação de luzes vermelhas no couro cabeludo, que tem o poder de aumentar o fluxo sanguíneo e otimizar o desempenho da célula capilar, que produzirá mais energia e ajudará o fio a nascer mais forte e saudável.
Com paciência durante o processo, seus cabelos crescerão novamente renovados! Estamos aqui para te ajudar no desafio!
👉👉Se você gostou do conteúdo, leia também: Como lidar com a queda de cabelo por quimioterapia?