De fato, a queda de cabelo é um problema cada vez mais comum. Pode ser motivada por fatores intrínsecos, como hereditariedade ou externos como alimentação inadequada ou estresse excessivo. Os tratamentos com LED ou laser para diminuir a queda de cabelos, ou simplesmente para melhorar a aparência e saúde dos fios, vêm se tornando uma realidade e tendência mundial.
Atualmente, há vários equipamentos no mercado, alguns com LEDs, outros com Laser, ou com ambos. Conhecer como o LED e o Laser capilar atuam pode ajudar na escolha do aparelho ideal para você. Fique atento para que sua escolha seja de um equipamento com registro na Anvisa.
Os bonés e capacetes de LED ou laser capilar são aparelhos que emitem uma radiação luminosa diretamente no couro cabeludo, conhecida como radiação NIR ( 630 a 890nm ). O efeito é conhecido por fotobiomodulação. Esse tratamento reconhecidamente acelera algumas atividades celulares melhorando o rendimento de algumas células.
Os cabelos respondem muito bem a esses equipamentos. Param de cair e voltam a crescer mais fortes, bonitos e saudáveis.
Nos tratamentos para os cabelos, a fotobiomodulação ( ou Low Level Light Therapy )caracteriza-se pelo uso da luz vermelha (650, 660 nm) com parâmetros específicos para que penetre no couro cabeludo e aumente a disponibilidade de energia e nutrientes no couro cabeludo. Isso melhora o funcionamento das células do folículo piloso, que é onde o cabelo é fabricado.
A LEDterapia capilar utiliza LEDs 650nm ( diodos de arsenieto de gálio) e o Laser Capilar utiliza Laser 660nm ( diodo de arsenieto de gálio). Ou seja, o mesmo diodo.
O laser é também chamado de Laser de Baixa Potência, Laser Frio ou LLLT (Low Level Laser Therapy) e ambos são usados com as mesmas indicações.
Portanto, as indicações e as características técnicas são praticamente as mesmas, conforme veremos adiante.
As diferenças entre o LED e o Laser Capilar são mais técnicas:
O laser caracteriza-se por emitir poucos comprimentos de onda: 660nm ( +2nm -2nm ). É considerado como emissão monocromática.
Já o LED é caracterizado por uma “faixa estreita” de comprimentos de onda: 650nm (+10nm -10nm). É considerado emissão policromática.
Quanto ao comprimento de onda ideal, há um consenso de que não há diferenças significativas desde que a radiação esteja entre 620 e 890nm.
Os comprimentos maiores do que 660nm não são utilizados para tratamento capilar. Outros comprimentos de onda ( cor ) podem ser usados mas para outros tipos de tratamentos. Por exemplo:
A luz vermelho profundo (Deep Red – 650-660nm) é a ideal para os cabelos.
A coerência é uma característica dos lasers. A luz sai alinhada como se fosse uma agulha de luz. Quando penetra na pele a luz se dispersa mas continua concentrada numa linha, atingindo um número menor de fios.
O LED tem um ângulo maior de difusão da luz. A luz se espalha melhor e mais homogeneamente entre os cabelos.
Por ter menor dispersão, os lasers são usados em movimentos como as escovas de laser. As tiaras, bonés, capacetes de LED acabam sendo mais práticos de usar no dia a dia.
O laser, como concentra toda a energia em uma área pequena, funciona como uma agulha de luz. Mas se mantido por tempo maior do que o recomendado, no mesmo lugar, pode causar lesão na pele.
Os LEDs, por sua vez, como espalham mais a radiação, são mais seguros sendo recomendados para uso domiciliar.
O Laser capilar é mais recomendado para uso em clínicas, devido à supervisão profissional e os LEDs para uso domiciliar. Ambos tratamentos têm a mesma eficácia após 4 a 6 meses de uso e é recomendado o uso concomitante de outros produtos como tônicos capilares, vitaminas, loções, shampoos e produtos para queda de cabelos.
O número de problemas que eles tratam é muito grande, sendo indicado em quase todos casos de alopécia ou simplesmente para melhorar a qualidade dos cabelos que sempre ficam mais encorpados, fortes, brilhantes e bonitos.
Tanto Laser como LED podem e devem ser usados em várias situações clínicas como:
A LEDterapia destaca-se, por ser um tratamento tão seguro e eficaz que pode ser realizado em casa como o Boné Capellux e o Capacete I9.
Equipamentos que promovem a fototerapia capilar de forma prática para combater problemas capilares comuns.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua pergunta nos comentários.
6 Comentários
Bom dia. A led terapia pode alterar a estrutura capilar, como deixar os cabelos mais lisos?
Olá, Fabiana!
Não altera. Se você usar vários meses o Capellux, os seus fios voltam a crescer como eram anteriormente. Porém, mais fortes e sedosos.:)
Quem fez retirada de tumor celebral, pode usar luz de led ? Quais cores mais indicadas e faz quimioterapia com temodal comprimidos. Tem pouco cabelo e quer encorpar o cabelo. Me falaram que
a luz vermelha não é indicada porque aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça. É verdade? Queria saber se posso fazer esse tipo de terapia
Olá, Jussara!
Neste caso, o tratamento com luz de LED não é indicado.
Estou fazendo uma clinica de estética o Fluence led e laser, será q é perigoso p a glândula pineal?
Olá, Gilson!
A LEDterapia não afeta a glândula pineal. 🙂