Sobre o autor

Thaís Ferreira

Redatora especialista na área da saúde e bem-estar.

Como prevenir a queda de cabelo?

Para ter um cabelo saudável e perda mínima de cabelo, é importante fazer mudanças positivas no estilo de vida, como uma dieta variada, fazer exercícios e reduzir a quantidade de álcool que ingere. Isso garantirá que seus folículos capilares sejam bem nutridos para que possam produzir cabelos fortes.

Quando se trata de prevenir a queda de cabelo, a chave é começar cedo. Portanto, quanto mais jovem você começar a pensar sobre a queda de cabelo, maiores serão as chances de interromper seu progresso.

Neste artigo, compartilhamos nossos 8 passos para impedir a queda de cabelo. De dieta e estilo de vida a cuidados com os cabelos e tratamentos médicos, há muito que você pode fazer para nutrir seus fios e mantê-los fortes por mais tempo.

1. Coma bem

Para nutrir os folículos capilares para que continuem a produzir cabelos saudáveis, é fundamental ter uma dieta saudável e variada. Incluir muitos vegetais (especialmente vegetais com folhas verdes), grãos integrais, nozes, sementes e peixes oleosos devem fornecer as vitaminas e minerais de que seu cabelo precisa para crescer.

Como seu cabelo é composto principalmente de uma proteína chamada queratina, uma dieta rica em proteínas também pode ajudar a fortalecer o cabelo e reduzir a queda de cabelo. Fontes saudáveis ​​de proteína incluem ovos, frango, nozes, feijão e laticínios com baixo teor de gordura.

2. Tome um suplemento

Se você achar que sua dieta não está fornecendo os micronutrientes essenciais de que seu cabelo precisa, você também pode tentar um suplemento de vitaminas e minerais. Procure suplementos que incluem vitaminas do complexo B, biotina, selênio e L-lisina.

A anemia por deficiência de ferro pode causar ou agravar a queda de cabelo, portanto, se você está seguindo uma dieta restrita, como o vegetarianismo ou o veganismo, pode tentar um suplemento de ferro para manter o cabelo saudável.

Biotina, zinco e selênio são suplementos comprovados para cabelos mais saudáveis. E embalamos essas vitaminas com as coisas boas. Reserve um por dia para manter o que há de melhor no seu melhor.

3. Mantenha-se hidratado

Não há como escapar disso – o antigo H2O é essencial para nossa saúde geral. Afinal, cerca de 60% do corpo é composto de água!

Não beber água suficiente (cerca de 6 a 8 copos por dia) pode causar cabelos secos e quebradiços, que se soltam ou caem com mais facilidade. Em contraste, manter-se hidratado ajuda a otimizar o crescimento e a retenção do cabelo.

4. Seja ativo

Todos nós sabemos que o exercício é bom para nós – mas você sabia que também é bom para o seu cabelo? O exercício regular, como caminhar, andar de bicicleta e correr ajuda a manter uma boa circulação sanguínea e mantém o coração saudável. Isso, por sua vez, garante fluxo sanguíneo suficiente para o couro cabeludo para que os folículos capilares possam obter todos os nutrientes de que precisam. Os exercícios também contribuem para reduzir o estresse, outro fator por trás da queda de cabelo.

5. Evite álcool e fumo

Para um cabelo mais forte – e outros benefícios para a saúde – tente reduzir o consumo de álcool e o fumo. O consumo de álcool pode causar deficiência de nutrientes , como resultado da má absorção, e isso pode afetar a capacidade dos folículos capilares de produzir cabelos saudáveis.

Além disso, pesquisas sobre tabagismo e queda de cabelo demonstraram que fumar pode prejudicar o cabelo de várias maneiras complexas, incluindo danos ao DNA do folículo capilar e interrupção do ciclo de crescimento do cabelo.

6. Reduza o estresse

A experiência de perder cabelo pode ser estressante, mas a queda de cabelo também pode ser uma consequência do estresse – e isso às vezes deixa os sofredores em uma espécie de círculo vicioso. Certos tipos de queda de cabelo são mais prováveis ​​de serem causados ​​por estresse . Isso inclui o eflúvio telógeno , em que um evento traumático pode levar à queda temporária de cabelo, e a alopecia areata, na qual o sistema imunológico do corpo ataca os folículos capilares.

Várias mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir o estresse e a queda de cabelo associada: tente descansar bastante, fazer exercícios, repensar sua carga de trabalho ou conversar sobre suas preocupações com um amigo ou conselheiro.

7. Revise sua rotina de cuidados com os cabelos

Pense na sua rotina de lavagem e modelagem do cabelo. Você pode experimentar a lavagem regular (mas não excessiva) com um shampoo de tratamento da queda de cabelo, massageando suavemente o produto no couro cabeludo e enxaguando bem.

Evite escovar ou pentear os cabelos que já são frágeis e talvez reconsidere o uso de produtos de modelagem contendo produtos químicos agressivos próximo ao couro cabeludo. Encontre um ritmo para seus cuidados com os cabelos que funcione para você.

8. Experimente um tratamento para queda de cabelo

Existem diversos tratamentos clinicamente comprovados para a queda de cabelo: desde dermocosméticos, minoxidil, até LEDterapia. Incluir um ou ambos os tratamentos em sua rotina em um estágio inicial do processo de da queda pode ajudar a interromper a queda de cabelo.

O Minoxidil Tópico é um tratamento aplicado diretamente no couro cabeludo, na forma de spray, espuma ou solução. Ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, para que os folículos capilares danificados possam receber os nutrientes de que precisam para rejuvenescer.

A LEDterapia é um tratamento com uso de luzes vermelhas, aprovado pela Anvisa. Sua eficácia foi comprovada em diversos estudos. Conheça 5 estudos que comprovam os efeitos dessa tecnologia.

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